fbpx
youtube shorts
Dicas

O que é Youtube Shorts e como colocar no meu canal?

Utilizado para ver um conteúdo informativo, aprender algo novo, curtir o clipe da banda favorita ou até acompanhar um canal de humor, o Youtube é o grande protagonista do momento.

Com mais de 2 bilhões de acessos mensais, o site é o segundo mais visitado no mundo, perdendo apenas para o Google (proprietário da plataforma). 

Mas, a concorrência não ficou parada não! 🤔 Reels e TikTok estão cada vez mais ganhando mercado, principalmente, quando falamos de público jovem, e para “brigar” nessa disputa, o Youtube não poderia ficar de fora e por este motivo, lançou o recurso Shorts, que está em fase de testes nesse momento.

O que é Youtube Shorts? Como criar um vídeo neste novo formato em seu canal? Descubra neste artigo agora mesmo! 

O que é Youtube Shorts?

 

Essa é a nova ferramenta do Youtube que concorre diretamente com TikTok e Reels. Nela, você grava vídeos de até 60 segundos, com a opção de capturar vários clipes, que podem aparecer na tela inicial da plataforma. 

No entanto, existem algumas regras para quem quer gravar vídeos para a nova funcionalidade, tais como: 

1) Para você que não se lembra, para publicar no Youtube Stories você precisa ter alcançado a marca de 10 mil inscritos em seu canal, já o Youtube Shorts é diferente, qualquer canal independente do número de inscritos poderá publicar e aparecer na aba principal da plataforma.

2) Os recursos são bem semelhantes aos utilizados no Reels e TikTok. O vídeo será gravado no formato vertical, com no máximo 60 segundos e as funções de velocidade e contador podem ser ativadas.

3) Os filmes curtos do Youtube são visualizados somente no formato mobile através do aplicativo. 

Como postar no Youtube Shorts?

 

Atualmente existem 2 formas de publicar, o primeiro é você entrar no aplicativo na aba + e escolher a opção Criar um vídeo Curto. Vale ressaltar, que esta opção ainda não está disponível para alguns canais por conta de ser um recurso novo.  

Caso a conta não tenha essa funcionalidade, você poderá publicar um filme curto pelo segundo formato.

Acesse a aba + e escolha a opção Enviar um Vídeo. Carregue o arquivo de até 1 minuto no formato vertical. No título e na descrição adicione a hashtag #shorts. Pronto 👏, quando você publicar, ele será enviado para a aba exclusiva do novo recurso! 

Dica: existe uma função onde você habilita a aba Shorts com todos os seus vídeos para que seus inscritos possam encontrar com mais facilidade.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Youtube Studio;
  • Clique em > Personalização;
  • Depois em > Adicionar Seção;
  • Selecione Vídeos Curtos. 

Se preferir, é possível ainda colocar a aba de filmes curtos no topo. Com esta função habilitada, todos os internautas que entrarem na página inicial do seu canal poderão assistir todos os seus vídeos curtos publicados. 

Gostou das dicas? Lembre-se que através da Etus é possível agendar seus vídeos do Youtube e analisar relatórios completos sobre seu canal. Faça um teste agora mesmo!

 


Veja também esses materiais importantes