O que é WEB 3.0 - Entenda a nova era da internet!
DestaquePapo com o CEO - André Patrocínio

O que é WEB 3.0, entenda a nova era da internet

Já pensou se você ganhasse um centavo cada vez que uma empresa usasse os seus dados?

Essa é uma das promessas da nova era da Internet, também conhecida como Web 3.0!

A primeira fase da Internet, era lenta, os poucos sites existentes eram ruins, e havia uma certa bagunça de informação, onde praticamente você poderia baixar qualquer arquivo sem se preocupar de estar cometendo um crime, visto que ainda não existiam muitas leis, além disso a WEB 1.0 não dava voz ao internauta. 

Isso só foi possível conforme a gente foi avançando com a tecnologia, com o surgimento dos primeiros sites interativos, como Orkut, Myspace e os famosos blogs. 

Dessa forma, passamos a nos relacionar uns com os outros através da internet até a evolução para as plataformas que usamos hoje, como Instagram e Facebook, por exemplo, essa internet que conhecemos é chamada de 2.0.

Porém, a Web 3.0 está chegando com tudo, tendo sua principal premissa, a descentralização de informação, onde as empresas poderão usar seus dados assim como é hoje para exibir anúncios segmentados, porém a grande diferença é que para ter acesso aos seus dados, você receberia por isso, visto que as informações são suas. 

Isso significa que a web 3.0 devolve o controle dos dados a quem realmente é o dono, ou seja, o usuário, e não grandes corporações, como Google e Facebook.

Isso será possível graças à tecnologia Blockchain, mesma ferramenta utilizada no Bitcoin.

Um exemplo é que diariamente navegamos na internet, e somos impactados por anúncios de produtos que em algum momento pesquisamos. Na internet 3.0, isso só aconteceria caso você autorizasse receber esses anúncios, e para isso, a empresa passaria a te remunerar para ter acesso aos seus dados e apresentar para você o produto dela através de moedas digitais.

Isso me parece super justo!

Mas nem tudo é uma maravilha. A descentralização da internet tira o poder do estado ou grandes corporações sobre os seus dados, o que possui benefícios como a questão de ganhar dinheiro dos anunciantes que querem te impactar, porém sem esse poder, ficaria praticamente impossível remover um conteúdo publicado na internet, visto que não há servidores que estão armazenando estas informações, exatamente devido a descentralização e privacidade que a tecnologia permitirá.

Continue acompanhando o nosso blog e leia conteúdos exclusivos sobre marketing, empreendedorismo e criatividade.


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *