O que é ERP
Tecnologia

O que é um ERP?

*** Por Bling ***

A sigla para Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão com o objetivo principal de integrar os processos dentro de uma empresa. Um negócio com uma gestão integrada auxilia os gestores nas demandas de informações, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos. O ERP traz praticidade para o dia a dia através de tecnologia, sincronizando informações e contribuindo para o crescimento e a rentabilidade do negócio.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona e quais as vantagens em utilizar um sistema de gestão ERP para o seu negócio. 

Como funciona um ERP?

Centralizando as informações da empresa em uma única plataforma, o fluxo de dados fica mais fluido e pode ser compartilhado com maior facilidade.

Por se tratar de tecnologia integrada, o ERP elimina duplicidade de informações, e dá ao gestor uma visão mais ampla do negócio. 

Na prática, por exemplo, o ERP identifica a disponibilidade dos produtos no estoque e automaticamente as informações são atualizadas evitando erros no processo. 

Para que serve o sistema de gestão ERP? 

Por ser um software de gestão, o ERP auxilia em diversas funcionalidades de uma empresa, desde o cadastro dos produtos, até a integração das vendas e logística. Ele atua em diferentes áreas, com funções específicas:

  • Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas.
  • Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados.
  • Compras: Auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
  • Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
  • Gestão de Vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente. 
  • Integração: Fazer a integração com centenas de plataformas de e-commerce e marketplaces, gerenciando a sua loja virtual com organização e facilidade.
  • Cadastros: em um único sistema é possível cadastrar clientes e fornecedores, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários. 
  • Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial. 

Com o gerenciamento de informações em um único sistema, é possível integrar e sincronizar dados das diversas áreas, otimizando processos.

Principais vantagens em utilizar um ERP: 

Sem dúvidas, a praticidade de contar com uma ferramenta que unifica as informações do negócio é muito importante. Mas separamos algumas outras vantagens importantes, confira!

1- Produtividade

Sem precisar perder tempo buscando dados que já estão no sistema ERP, o empreendedor ou a equipe tem um ganho de produtividade da empresa no dia a dia, conseguindo focar no que realmente importa para manter a empresa funcionando de forma saudável.

2- Economia

Além de ser uma ferramenta acessível a qualquer modelo de negócio, com uma operação mais enxuta, fica fácil garantir o controle financeiro, o que corresponde a economia. 

3 – Flexibilidade

Com uma ferramenta online e com armazenamento em nuvem, é possível o empreendedor acompanhar o que acontece na empresa a qualquer momento, em qualquer lugar, de um dispositivo móvel. Isso também possibilita a equipe trabalhar sem estar fisicamente no escritório. 

4 – Integração

Além da integração interna do negócio, como a emissão de nota fiscal, controle de estoque, frente de caixa, logística e o financeiro da empresa em um só lugar, o ERP também é responsável por fazer integrações aos canais de venda e aos parceiros de logística. 

5- Segurança

Um sistema ERP garante que os dados da sua companhia estão seguros, principalmente quando falamos de um ERP em nuvem. Os riscos de fraude ou invasão são menores por contar com mecanismos de proteção distintos, o sistema ERP em nuvem oferece mais camadas de segurança.

Sistema de gestão ERP para fazer o negócio crescer!

A escalabilidade de um negócio é possível quando os processos são assertivos e feitos de maneira automatizada. O e-commerce é uma área ampla, e precisa de ferramentas de tecnologia para auxiliar na expansão das operações, seja em lojas físicas, online, redes sociais ou marketplaces. 

O sistema ERP na nuvem é acessado pela internet, a partir de qualquer lugar, e tem os dados preservados em servidores remotos. Além da segurança e mobilidade, tem custos menores e garante muitas vantagens aos empreendedores do nosso tempo, que precisam dedicar tempo e energia para pensar em estratégias de vendas. 

Para fazer um teste grátis utilize o cupom #etus para testar o ERP Bling por 3 meses e conferir na prática as facilidades que ele trará ao seu negócio. 

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *