fbpx
O que é o Facebook Ad Library
DestaqueRedes Sociais

O que é o Facebook Ad Library?

Lançado em 2019, o Facebook Ad Library ou Biblioteca de Anúncios, como também é conhecido, é um local onde você pode pesquisar as publicidades que estão sendo veiculadas em todos os produtos do Facebook, inclusive no Instagram. 

Este recurso foi lançado para oferecer maior transparência sobre todas as campanhas que estão sendo veiculadas na rede social. No entanto, também pode ajudar os profissionais a analisar as publicidades dos seus concorrentes diretos ou indiretos.

Na biblioteca de anúncios é possível visualizar:

  • Quantidade de publicidades veiculados por uma página;
  • Observar anúncios inativos;
  • Verificar quais países estes anúncios estão sendo divulgados;
  • Visualizar os textos e criativos que estão sendo utilizados nas campanhas;
  • Checar os investimentos que campanhas políticas fizeram no Facebook;
  • Observar a data de início em que a campanha começou a ser veiculada e diversas outras informações.

Entretanto, em alguns casos específicos o Facebook pode remover a publicidade da Biblioteca de Anúncios, principalmente, quando há violações dos Padrões da Comunidade ou em casos de solicitação governamental jurídica. 

Mas, qualquer um pode visualizar a Biblioteca de Anúncios?

A resposta para esta pergunta é SIM! ???? Não é necessário ter uma conta cadastrada no Facebook para explorar a ferramenta. No entanto, para denunciar um anúncio ou visualizar conteúdo adulto é preciso ter um perfil cadastrado na plataforma e estar logado. 

Contudo, vale ressaltar que as informações mais detalhadas sobre as estratégias continuam sendo preservadas. Como por exemplo, a segmentação de público, ou seja, a persona para qual aquela publicidade pretende alcançar utilizando o Facebook ou Instagram. 

Se você quiser entender um pouco mais sobre segmentação de público, acesse aqui! 

Como funciona o Facebook Ad Library?

Se você está animado para visualizar os anúncios da concorrência, saiba que é possível fazer isso de duas formas: pelo acesso geral da Biblioteca de Anúncios e pela página da empresa. 

Veja a seguir o passo a passo para visualizar os anúncios direto da biblioteca:

1º – Acesse o link > Ad Library.

2º – Selecione o país em que você deseja visualizar;

3º – Em seguida, escolha qual categoria de anúncio você quer ver;

O que é o Facebook Ad Library

4º – Digite o que você está buscando na barra de pesquisa;

5º – Você verá um menu suspenso com os resultados. 

O que é o Facebook Ad Library

6º – No canto direito, será possível filtrar os resultados por: idioma, anunciante, plataforma, tipo de mídia, status e impressões por data.

O que é o Facebook Ad Library

7º – Para analisar o anúncio individualmente, basta clicar no botão > ver detalhes do anúncio. 

O que é o Facebook Ad Library

Agora, se você deseja visualizar os anúncios de um concorrente específico, e sabe qual é a sua página do Facebook, veja a seguir como fazer:

1º – Acesse o seu perfil do Facebook.

2º – Localize qual página você deseja avaliar. No exemplo abaixo, utilizamos a página da Etus!

3º – Em seguida, acesse a seção > Transparência da página e clique em > ver tudo

O que é o Facebook Ad Library

4º – Logo após, você conseguirá visualizar informações gerais da página, tais como: histórico, administradores, anúncios e categorias gerais. 

O que é o Facebook Ad Library

5º – Clique no botão > ir para a Biblioteca de Anúncios

O que é o Facebook Ad Library

6º – Em seguida, será possível visualizar todos os anúncios da empresa, sempre do mais novo para o mais antigo. E você também pode fazer filtros para segmentar apenas o que te interessa. Conforme a imagem abaixo:

O que é o Facebook Ad Library

Pronto! Agora é só analisar os anúncios e começar a planejar a sua campanha.

Quais os benefícios do Facebook Ad Library?

Agora que você já aprendeu tudo sobre a Biblioteca de Anúncios, chegou a hora de entender quais os benefícios que este recurso pode trazer para a sua empresa, veja a seguir: 

  • Compreender a jornada do lead de acordo com os CTAs e canais utilizados.
  • Otimizar as estratégias;
  • Analisar os pontos de contato;
  • Visualizar a distribuição dos anúncios entre as plataformas, como Facebook e Instagram. 
  • Buscar referências de sucesso;
  • Analisar o texto e melhorar o copywriting;
  • Procurar CTAs mais assertivas;
  • Verificar os criativos (imagens, vídeos) utilizados;
  • Entender os posicionamentos dos concorrentes; 
  • Verificar quais são os botões que estão sendo utilizados com mais frequência;

Quer aprender a otimizar os seus anúncios no Facebook ADS, clique aqui agora mesmo! 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *