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Marketing Digital

O que é marketing regional?

O regionalismo é definido como uma identidade particular de um determinado local, onde características culturais, políticas e sentimentais são expressadas em grandes grupos de pessoas. Mas, você sabia que dá para utilizar esse conceito para desenvolver uma estratégia de marketing regional muito eficaz? 🤔

Conhecer a persona é o princípio básico de qualquer marca, mas pode se tornar um grande diferencial no mercado. E essa é a principal vantagem do marketing regional. 

Ele é desenvolvido a partir de uma análise do consumidor de forma ampla, avaliando valores sentimentais e pessoais. Deixando de lado apenas a necessidade de vender produtos e serviços, criando dessa forma uma relação de proximidade e confiança.

Para atingir bons resultados com essa estratégia é necessário entender a comunidade como um todo, e não estereotipar o consumidor. Para isto, é preciso absorver a essência, ver quais são as características mais relevantes, e transmitir para a publicidade.  

O marketing regional pode ser utilizado para ganhar, potencializar ou não perder mercado em um determinado local, onde a carga cultural é muito forte e pode atrapalhar o consumo de produtos ou serviços devido a essa identidade. 

Esse tipo de estratégia tem tanta importância, que grandes marcas estão começando a investir nesse caminho, com receio de perder público para a concorrência. 

O marketing regional pode ser desenvolvido nos mais diversos segmentos, tais como:

  • Alimentício
  • Moda
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Eventos
  • Cosméticos 

Para você entender melhor como aplicá-lo, é necessário primeiramente conhecer os seus principais benefícios, veja no tópico a seguir quais são eles!

Vantagens do marketing regional

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais nos últimos anos, foi possível desenvolver estratégias focadas em locais e públicos específicos, como é o caso do marketing regional. 

Separamos a seguir quais são as principais vantagens desse recurso, acompanhe: 

1- Crescimento das vendas

mulher com megafone

Freepik

Quando uma empresa foca em um perfil de consumidor é muito mais fácil impacta-lo, pois, as chances desta pessoa se tornar cliente é muito maior.

No entanto, para que essa estratégia dê resultados, é preciso reunir o máximo de informações. E não se limitar apenas à localização geográfica, mas compreender o comportamento e hábitos de consumo. 

2- Economia de recursos

Freepik

Freepik

No momento em que uma marca atinge um volume alto de pessoas em uma determinada campanha, é muito provável que ela perca investimentos com um consumidor que não tem interesse no seu produto ou serviço, por isso, quando você foca em um público regional os resultados podem ser muito mais assertivos. 

Sem esquecer da economia de tempo! 😉

3- Cria uma relação de proximidade 

homem com emoji

Freepik

O marketing regional promove uma ligação emocional com os seus clientes, o que gera um fator de destaque em relação à concorrência.

4- Amplia a oferta de produtos

Mulher segurando uma caixa

Freepik

Para utilizar essa estratégia, as empresas precisam oferecer produtos que atendam as necessidades da persona que pretende atingir e ao mesmo tempo ofereça qualidade com preço adequado para aquela região. 

Após uma análise do mercado é possível criar produtos baseados na experiência e “dores” desse público, ampliando a oferta de mercadorias, promovendo resultados ainda mais positivos. 

5- Excelente Mensuração

Relatório no computador

Freepik

No ambiente digital, o marketing regional possui grande potencial. Visto que as campanhas podem ser criadas com uma seleção criteriosa e seus indicadores de desempenho podem ser acompanhados em tempo real.

Assim, a marca consegue acompanhar quem está sendo impactado por esse anúncio e ver se a estratégia está sendo realmente eficaz. 

Dessa forma, se houver necessidade de otimizar a campanha, será possível fazer as mudanças o mais rápido possível. 

6- Informações detalhadas e estratégicas

homem com papel na mão

Freepik

Os dados obtidos através das campanhas de marketing regional, podem ajudar no desenvolvimento da própria empresa. Pois, elas podem mostrar novos caminhos que o negócio pode seguir a partir dos resultados e experiências vividas. O gestor pode, por exemplo, perceber o gosto da persona por um determinado produto ou serviço e intensificar as vendas nele ou ainda criar outras mercadorias relacionadas a esta necessidade observada. 

Dessa forma, pode-se observar como o marketing regional pode ser uma excelente estratégia para gerar valores para a marca, aproximar os clientes e ainda impulsionar o negócio. Curtiu? Veja a seguir algumas experiências que deram super certo!

Cases de marketing regional

Após tudo o que apresentamos até aqui nota-se como a força das culturas locais está impulsionando as estratégias de marketing na criação de campanhas e soluções para conquistar novas comunidades.

Confira abaixo 👇🏼alguns cases de sucesso:

Refrigerante Local

Uma marca de refrigerantes no interior de São Paulo utiliza o regionalismo para evidenciar as tradições gastronômicas das famílias. Como as refeições no fim de semana e os pratos típicos da comunidade. As campanhas de divulgação valorizam os hábitos passados de pai para filho.

A partir das análises de mercado, a marca criou mais sete sabores de refrigerantes e começou a oferecer produtos que são comuns no dia a dia desses consumidores, como: achocolatado, azeitona e queijo ralado. 

Atualmente, a empresa está passando por um projeto de renovação das embalagens para melhorar seu posicionamento e buscar pontos de venda mais sofisticados e retrô. 

Varejo personalizado

Como mencionamos anteriormente, as grandes marcas estão observando o poder do regionalismo no marketing e estão adequando as suas estratégias.

Uma grande rede de varejo tem procurado adaptar suas lojas em cada estado em que inaugura. Tanto a decoração quanto os produtos oferecidos são influenciados pela cultura regional e pelas características da sua persona.

As campanhas de marketing utilizam a linguagem dessa comunidade e a marca procura algum ídolo local para promover as ações. No ambiente digital, são contratados influencers regionais para divulgar os lançamentos. 

Festa de São João

No Nordeste, a festa de São João movimenta as comunidades e o turismo. Pequenas e grandes empresas estão observando esse cenário para investir em estratégias específicas para essa época.

Algumas marcas apostam em pontos-de-venda específicos, anúncios digitais segmentados ou ainda lançam produtos exclusivos para estes consumidores. Engana-se quem pensa que essa estratégia pode ser direcionada apenas para o setor alimentício, marcas de tecnologia e vestuário também estão apostando nessa ideia. 

Dessa forma, o marketing regional tem sido muito assertivo independente do setor utilizado, mas o sucesso depende do planejamento e processo. 

Não perca tempo⏰ e invista nessa estratégia agora mesmo! E se você quiser ver algumas dicas para obter os melhores resultados no marketing digital, clique aqui. 

 


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