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O que é conteúdo evergreen e como aplicar na minha estratégia
Dicas

O que é conteúdo evergreen e como aplicar na minha estratégia?

Conteúdo evergreen é um tipo de material que aborda temas duradouros e que não perdem a relevância com o passar do tempo. O termo em inglês é usado nesse caso como uma espécie metáfora, que em tradução livre quer dizer “grama sempre verde”. 

Ele pode ser usado em diversos canais, como: ebooks, email marketing, vídeos, entre outros. Os blogs corporativos são os que mais usam esse tipo de conteúdo, pois, seu principal objetivo é educar a audiência sobre os assuntos relacionados ao nicho de interesse.

Quando o assunto é rede social, o conteúdo evergreen é usado com frequência no Pinterest e ou nos vídeos educativos do YouTube. Mas, isso não quer dizer que você não possa aplicá-lo no Instagram, LinkedIn ou até TikTok. 

Veja a seguir alguns benefícios dessa estratégia:

  • É ideal para promover uma marca, empresa, produto ou serviço no longo prazo;
  • Gera credibilidade e autoridade no mercado;
  • Promove engajamento permanente;
  • Educa o leitor sobre algum problema ou “dor” que ele tenha;
  • Preza pela qualidade do conteúdo;
  • Atrai leads mais qualificados;
  • Aumenta o tráfego orgânico no seu site ou blog;
  • Auxilia a adquirir links externos. 

Vamos à um exemplo prático:

Suponha que você tem uma loja de decoração e tem um perfil no Instagram, LinkedIn e TikTok. Ao invés de colocar apenas posts comerciais vendendo o seu produto, você cria um conteúdo evergreen com a seguinte proposta:

👉🏼 Instagram > Aqui você faz um guia sobre os principais estilos de decoração.

👉🏼 LinkedIn > Cria uma lista com os prós e contras sobre um determinado revestimento específico.

👉🏼 TikTok > Produz um vídeo tutorial explicando como decorar uma estante. 

Observe que os conteúdos são atemporais e continuam úteis mesmo com o passar do tempo? Esse é o segredo desse tipo de estratégia!

Quais são os formatos do conteúdo evergreen?

 

Quer aplicar essa estratégia na criação do seu conteúdo digital, mas não sabe por onde começar? 

Confira a seguir quais são os formatos indicados:

conteúdo evergreen Etus

Etus

Comparativos

Crie conteúdos relacionando duas ideias diferentes sobre um mesmo tema.Trace paralelos entre conceitos comuns do seu nicho de mercado, mostre as diferenças entre um produto e outro, entre outros.

Listas

Este tipo de post ou artigo tem geralmente um número muito grande de cliques e engajamento. Você pode optar por uma lista de livros, filmes, ferramentas, eventos, enfim tudo o que possa ser pertinente para o seu nicho de mercado ou persona. 

Curiosidades

Produza conteúdo sobre assuntos pouco explorados no setor em que você atua e que possam gerar interesse da sua persona. Solte a sua criatividade, pois, o assunto precisa ser diferente ou inusitado!

Guias

Aqui a qualidade do que vai ser apresentado é de fundamental importância. O material precisa ser completo e explicativo, para que o leitor tenha compreensão do que será abordado.  

Glossário

Em qualquer nicho de mercado, há termos e jargões que nem todos conhecem, por isso, uma boa estratégia é mostrar esse conteúdo para as pessoas no geral, e se puder linkar para posts ou vídeos mais completos, melhor ainda.

Checklist

As pessoas gostam destes tipos de listas porque são mais fáceis e rápidas de serem interpretadas. 

Você pode criar checklists para: acompanhar processos, solucionar um problema, entre outros. 

Tutoriais

Esse tipo de conteúdo geralmente promove engajamento. Por isso, se a sua empresa pode te ensinar algo que não vai mudar ao longo do tempo, invista nisso! 

Para facilitar ainda mais a compreensão você pode usar: imagens, prints, vídeos ou áudios. 

Se você tem um restaurante, por exemplo, é possível criar um tutorial ensinando algum prato do seu cardápio. Isso irá fazer com que o seu público tenha ainda mais vontade de conhecer o seu estabelecimento.

Trabalha na área médica ou é nutricionista? Que tal compartilhar uma receita que faz bem à saúde com um passo a passo bem explicado. 

Perguntas frequentes

Existem dúvidas que sempre aparecem no seu blog, rede social ou até nos canais de atendimento ao cliente? Que tal criar um conteúdo evergreen com esse objetivo?

Reúna tudo o que você precisa falar sobre o tema e crie um conteúdo bem esclarecedor. 

Dicas para criar conteúdo evergreen

 

O que é conteúdo evergreen e como aplicar na minha estratégia

Freepik

Separamos a seguir algumas dicas para deixar o seu conteúdo evergreen ainda mais interessante, confira:

  • Não escolha temas genéricos demais;
  • Empregue as técnicas de SEO sempre!
  • Atualize os conteúdos quando necessário;
  • Crie enfoques diferentes sobre os temas, trazendo detalhes que não são do conhecimento geral ou até aprofundando sobre detalhes que não foram explorados até o momento;
  • Foque preferencialmente no topo do funil;
  • Elabore conteúdos ricos e comprovados, que dificilmente serão contestados;
  • Evite expressões como: “atualmente” e “hoje em dia”, pois elas demarcam um tempo específico; 
  • Nada de usar muitos termos técnicos;
  • Capriche na escolha da palavra-chave;
  • Desenvolva conteúdos que se complementam;
  • Não esqueça do CTA (Call-to-action);
  • Não mantenha seu conteúdo em um único formato.

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