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O que é arquétipo?
Marketing Digital

O que é arquétipo?

O mercado no qual as empresas atuam hoje em dia é muito complexo e plural. Os consumidores se comportam de uma forma diferente, a geolocalização expandiu suas fronteiras, os canais de comunicação e contato com clientes se ampliou e o comércio eletrônico se expandiu e atingiu pequenas, médias e grandes companhias.

Diante desse cenário, as marcas precisam se destacar perante a concorrência. E os arquétipos de marca são ótimas formas de fazer isso, praticando a humanização e criando relações próximas com a persona.

Para isso a marca precisa assumir uma personalidade e voz, assim como as pessoas têm características e valores diferentes, as empresas também precisam escolher um caminho, para assim, criar conexões verdadeiras com sua audiência. 

O termo arquétipo é de origem grega, onde “archein” quer dizer original e “typos” corresponde a padrão ou tipo. Desta forma, o arquétipo corresponde a um padrão para moldar as pessoas a partir de alguns conceitos, características e valores.

Quem criou essa teoria foi Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta. Para o estudioso, os indivíduos possuem traços herdados de gerações anteriores, de forma inconsciente, contendo características comuns para todas as pessoas. 

Na década de 1980, esse conceito começou a ser aplicado em estudos de neuromarketing, mas a prática se tornou mais conhecida mesmo, no início do século 21.

Atualmente, esse conceito tem sido aplicado com frequência na criação de branding e no desenvolvimento de estratégias de marketing digital. 

Para definir um arquétipo de marca é necessário atentar-se a algumas particularidades. 

Veja no tópico a seguir quais são eles! 

Como definir qual o arquétipo da minha marca?

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Para definir o arquétipo que a empresa irá adotar será necessário realizar algumas atividades, veja a seguir quais são elas:

1º – Refletir sobre suas características

A companhia precisa inicialmente pensar na personalidade, posicionamento e voz que ela deseja assumir. Lembre-se que estas características são muito importantes na hora de criar a estratégia de comunicação para ser trabalhada dentro e fora do ambiente online.

2º – Escolher uma motivação

Existem 12 arquétipos utilizados no marketing. Eles são divididos em 4 grupos, de acordo com a motivação estabelecida. Veja a seguir quais são eles:

💡Independência e realização

💡Risco e excelência

💡Comunidade e prazer

💡Estabilidade e controle

Após refletir sobre as características da sua empresa, será necessário avaliar qual destas motivações se aproximam dos valores da sua marca? 

E não esqueça de analisar a sua persona. Veja qual destes estímulos podem ser mais relevantes para sua audiência. 

3º – Determinar o arquétipo ideal

Conforme mencionamos anteriormente, os arquétipos são padrões de pensamento e comportamento que existem em todos os seres humanos.

Dessa forma, todos nós somos influenciados pela figura de um determinado arquétipo específico. Imagine que você está vendo a foto de um leão? Dificilmente irá atribuir características como dócil, frágil e amigável para este animal!

Assim também irá ocorrer com a sua marca, os arquétipos atribuem um significado para sua empresa de forma inconsciente. Por isso, analise criteriosamente os detalhes que caracterizam cada tipo de arquétipo.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um perfil com as especificações, desejos, medos e até exemplos de marcas consolidadas. Acompanhe! 

Quais os tipos de arquétipos que existem?

O que é arquétipo?

O estudioso Carl Jung, mapeou 12 tipos de arquétipos, determinando para cada um deles características, princípios, dores e motivações.

Vamos conhecer a seguir quais são eles?

1.Inocente 

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Principal característica > Marcas que acreditam em um mundo melhor. Inspiram pureza e respeitam as diferenças. Possuem uma personalidade marcante, valorizam a autenticidade e transparência na tomada de decisões.

Meta > Ser feliz.

Dores > Agir de forma errada e ser punida por isso.

Estratégia > Desenvolver as atividades de maneira correta.

Dons > Otimismo e Fé.

Exemplos > Disney, Dove, Johnson & Johnson e Coca-Cola.

Dica prática > As empresas que possuem valores ligados à bondagem, nostalgia ou se relacionam com o nicho infantil, são as que mais se adequa a este arquétipo.

 2. Sábio

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Principal característica > Responsável por estimular o aprendizado e a sabedoria. Buscam resultados através de estudo, pesquisa, troca de experiências e autorreflexão.

Meta > Alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade.

Dores > Ser enganado ou iludido.

Estratégia > Desenvolver habilidades e ajudar o mundo a obter sabedoria.

Dons > Inteligência e confiança.

Exemplos > Mario Sérgio Cortella, Fundação Getúlio Vargas e TEDx.

Dica prática > Empresas que informam e educam fazem sua audiência refletir. Utilize essa estratégia apenas se puder comprovar o seu conteúdo com fatos, dados ou pesquisas.

3. Explorador

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Principal característica > Independentes, inquietos e estão sempre em busca de novas experiências. 

Meta > Valorizam a liberdade acima de tudo. 

Dores > Ficar preso a uma determinada situação ou se acomodar. 

Estratégia > Estão sempre em busca de novas aventuras.

Dons > Autônomos, ambiciosos e corajosos. 

Exemplos > Jeep, Discovery Channels, LandRover, Amazon.

Dica prática > Se a sua empresa valoriza a individualidade e personalidade ou possui produtos ou serviços que podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo, esse arquétipo pode ser uma excelente escolha para você. 

4. Herói

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Principal característica > Dinâmicos, ágeis, fortes, disciplinados e com foco! 

Meta > Não mede esforços para conquistar seus objetivos.

Dores > Ser covarde ou demonstrar fraqueza.

Estratégia > Pretende provar seu valor através de atos corajosos.

Dons > Competência, comprometimento e excelência.

Exemplos > Nike e FedEx.

Dica prática > Este arquétipo é excelente para empresas que estão diretamente relacionadas a desempenho ou oferecem um produto inovador e com potencial para gerar impacto na sociedade. 

5. Mago ou Mágico

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Principal característica > Misterioso, irônico, corajoso, inovador e gosta de ideias disruptivas. 

Meta > Transformação da realidade e do senso comum.

Dores > Consequências negativas e inesperadas. 

Estratégia > Pretende desenvolver uma nova visão ou algo inesperado. 

Dons > Visionário, carismático, imaginativo, idealista, espiritual.

Exemplos > Apple, Red Bull e Absolut Vodka.

Dica prática > Se a sua empresa está buscando realizar uma transformação na vida dos clientes, esse arquétipo é perfeito para você. Aqui não importa o valor das coisas, desde que a persona realmente deseje esse produto ou serviço. 

6. Rebelde

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Principal característica > Inquietos, sarcásticos e gostam de chamar a atenção. 

Meta > Pronto para quebrar barreiras e regras a todo instante.

Dores > Ser comum e não surpreender. 

Estratégia > Chocar as pessoas através de suas atitudes. 

Dons > Liberdade e habilidade para se articular. 

Exemplos > Harley Davidson, Revista Rolling Stones, Uber.

Dica prática > Se a sua persona não se identifica com os valores sociais vigentes e procuram destruir estes conceitos para criar algo novo, invista nesse arquétipo! 

7. Pessoa comum

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Principal característica > Eficiente, prático, factível, acessível e democrático.

Meta > Se inserir de forma efetiva na sociedade.

Dores > Não ser aceito ou ser rejeitado por suas ideias.

Estratégia > Manter o que é habitual ao senso comum. 

Dons > Empatia e baixa vaidade.

Exemplos > Havaianas, Cerveja Brahma e Tinder.

Dica prática > Para empresas que oferecem produtos de uso cotidiano e preço baixos, esse arquétipo é muito assertivo. Mensagens como “somos como você” ou “todos nós podemos”, geralmente produzem excelentes resultados nesse tipo de estratégia.

8. Amante

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Principal característica > Ousado, íntimo, afetuoso, comprometido.

Meta > Conectar a audiência através da exclusividade ou sensualidade.

Dores > Ser indesejado ou rejeitado. 

Estratégia > Torna-se atraente seja de forma física ou emocional. 

Dons > Paixão.

Exemplos > Dior, Channel, L’OREAL e Chandon.

Dica prática > As marcas que trabalham no mercado de luxo geralmente usam esse tipo de arquétipo. Se você deseja se diferenciar no mercado, essa pode ser uma estratégia para isto, no entanto, será necessário oferecer um preço maior e uma qualidade incontestável. 

9. Bobo da corte

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Principal característica > Engraçados, despreocupados e acessíveis.

Meta > Iluminar o mundo.

Dores > Irritar os outros ou a si mesmo. 

Estratégia > Ser agradável.

Dons > Alegria e disposição.

Exemplos > Skol, Doritos, Trident e M&M.

Dica prática > Se o mercado em que você atua está relacionado a diversão, utilize essa estratégia.

10. Cuidador

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Principal característica > Afetivo, esforçado, dedicado.

Meta > Ajudar o próximo.

Dores > Egoísmo e ingratidão. 

Estratégia > Desenvolver atividades que sejam benéficas para todos. 

Dons > Compaixão e generosidade.

Exemplos > Buscapé, Hospital Albert Einstein e Médico sem fronteiras.

Dica prática > Empresas que atuam na área da educação ou saúde ou possuem causas sem fins lucrativos, geralmente correspondem a esse tipo de arquétipo. 

11. Criador

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Principal característica > Engenhoso, criativo, possui traços artísticos, gosta de compartilhar conhecimento. 

Meta > Procura projetos inovadores o tempo todo. 

Dores > Ter ideias comuns ou pouco assertivas. 

Estratégia > Desenvolver controle e novas aptidões.

Dons > Imaginação, espírito empreendedor e não conformista.

Exemplos > Lego, Google, Youtube.

Dica prática > As marcas que trabalham na área de marketing e softwares, geralmente adotam este arquétipo. Afinal, elas estão se reinventando o tempo todo e buscam produtos certos para atender as necessidades de uma persona específica. 

12. Governante

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Principal característica > Líder nato, persuasivo e tem facilidade de se expressar. 

Meta > Manter tudo sob seu controle.

Dores > Mudanças repentinas e revoluções.

Estratégia > Exercer a liderança.

Dons > Carismático e força no discurso. 

Exemplos > Rolex, Microsoft, Porto Seguro e Mercedes-Benz.

Dica prática > Se você busca atribuir a sua persona poder e luxo, ou oferecem produtos ou serviços que ajudem as pessoas a serem mais organizadas, esse arquétipo pode ser útil para você. 

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