DestaqueTecnologia

O que é API e para que serve?

O que são APIs? Onde vivem? Do que se alimentam? ? Muito se ouve falar nesse termo, principalmente pessoas que trabalham com carreiras digitais, mas nem todos sabem o que isso significa além da galera da TI. É hora de sanar essa dúvida.

Uma API nada mais é do que um contrato de serviço entre duas aplicações, ou seja, entre softwares com funções distintas. E esse documento determina como os dois irão se comunicar utilizando solicitações e respostas.

Para ficar mais simples de entender, vamos usar a analogia do garçom. Imagine que você vai a um restaurante. Sua intenção é ser atendido com um determinado serviço, que seria comer.

Ao chegar no restaurante, o cliente (que online poderia estar acessando o serviço por um site ou por telefone), após decidir o que vai comer, vai fazer seu pedido para o garçom (que seria a API). Feito isso, o garçom vai à cozinha (que nesse caso é o servidor – a máquina que guarda os serviços e aplicações na rede), e solicita o pedido do cliente. O prato pedido é a resposta do servidor ao cliente, que poderá ser rápida ou devagar, irá depender das variáveis da cozinha, como cozinheiros, estrutura, etc.

 O que é API e para que serve

Freepik

Agora suponha essa mesma situação no mundo virtual. Onde o cliente realiza o pedido de forma online, através de um site ou app, desta forma ele faz uma requisição de compra pela API e o site retorna com uma resposta de compra finalizada (ou cancelada).

A plataforma da Etus se comunica por exemplo com o Instagram, através da API oficial deles, o que permite que as publicações na rede social sejam feitas por meio da Etus ?

O cliente da Etus agenda uma postagem no Instagram pela plataforma, que por sua vez, através da API oficial, requisita que a postagem seja feita no Instagram. Dessa forma, a publicação é feita na rede social. 

Dessa forma, as APIs são de extrema importância no mundo digital, pois é através delas que nos comunicamos com os diversos serviços disponíveis.

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Algoritmos do Instagram: como isso funciona, afinal?


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *