Metaverso: o que preciso para entrar?
Tecnologia

Metaverso: o que é preciso para entrar?

De uns dias para cá, todo mundo começou a falar em metaverso, não é verdade? E se você chegou até aqui provavelmente tem curiosidade sobre esse assunto ou está ansioso para embarcar nesse mundo digital.

Agora, se você é iniciante no tema e quer entender um pouco mais sobre esse assunto, recomendamos ler o artigo abaixo:

Entenda o que é metaverso e sua importância para o futuro!

Mas, se você já está pronto para embarcar no metaverso e está com dúvidas sobre quais recursos usar para entrar nesse ambiente?

Fica de olho nesse artigo, que é sobre isso que vamos falar!

Quais são os recursos necessários para entrar no metaverso?

Metaverso: o que preciso para entrar?

Freepik

Para dar vida ao metaverso, uma série de tecnologias serão necessárias, afinal para ter acesso a essa simulação da realidade, os usuários irão precisar de alguns equipamentos, veja a seguir quais são eles:

Internet banda larga com excelente velocidade 

Para acessar os diversos metaversos que serão criados ou já estão por aí, e viver a experiência de maneira imersiva é preciso uma conexão estável, e nesse cenário a tecnologia 5G tem um importante papel. 

Pois, a capacidade de transmissão de dados junto ao processamento e desenvolvimento desse padrão de tecnologia para redes móveis e banda larga, será muito maior com o 5G e consequentemente mais rápida. 

Mas, como isso funciona na prática?

Hoje para fazer qualquer coisa usando a internet há uma troca de dados, certo? Onde você envia os dados da sua conexão e recebe os dados do host (máquina responsável por oferecer recursos e informações aos usuários), formando uma espécie de ciclo. 

Com o 5G essa troca de dados vai ser feita de uma forma muito mais rápida, chegando em alguns locais até 12X mais ágil do que temos hoje. 

Agora, imagina essa velocidade aplicada no metaverso. As experiências vão se tornar ainda mais imersivas, impactantes e surpreendentes.

Quer saber mais sobre o 5G? Clique aqui agora mesmo!

Óculos de realidade virtual

Estes equipamentos, nada mais são do que visores que acoplados à cabeça, oferecem um tipo de imagem imersiva em 360º. Geralmente ele é composto de uma tela, duas lentes, saída de áudio e um acessório que auxilia o encaixe na cabeça da pessoa. 

Ao utilizar o óculos de realidade virtual, o usuário pode movimentar a cabeça para qualquer direção e ter a impressão de que está dentro de um ambiente virtual. 

Metaverso: o que preciso para entrar?

Freepik

Estes dispositivos podem ser usados para entrar no metaverso, assistir vídeos em 360º, simulações em 3D e é também em jogos. 

Atualmente há diversos modelos no mercado, marcas como Samsung, HTC, VR Shinecom, Warrior, Zeiss já estão comercializando os óculos de realidade virtual. 

E, com o crescimento do metaverso, esse tipo de equipamento vai se tornar cada vez mais popular.

Joysticks

É um dispositivo de entrada formado por uma base e um bastão usado para controlar o movimento do cursor ou um ponteiro em um dispositivo de computador para qualquer direção. 

Este equipamento pode ser usado no metaverso quanto em jogos e até aplicativos gráficos. E, em alguns casos, também pode ser útil como dispositivo de entrada para pessoas que possuem alguma deficiência motora.

No ambiente digital ele funciona como uma espécie de complemento aos óculos de realidade aumentada, pois ele permite que os avatares interajam melhor em determinados ambientes, mas não são em todos viu? ⚠️

Metaverso: o que preciso para entrar?

Freepik

Criptomoedas e NFTs

Outro recurso que está sendo muito necessário neste momento para entrar no metaverso é a aquisição de criptomoedas e/ou NFTs. 

Primeiramente é necessário lembrar que esse ambiente digital está associado a um espaço virtual compartilhado, através da convergência entre a internet e a realidade mista (aumentada +física).

Dessa forma, para que os ambientes interajam em perfeita harmonia, é necessário estabelecer uma economia segura que envolva serviços financeiros e trocas instantâneas. 

Diante disso, as criptomoedas junto com os NFTs (Tokens não fungíveis) começaram a ser utilizados no metaverso para comprar e representar ativos digitais que vão desde terrenos, objetos, empresas, entre outros. 

Atualmente, diversos metaversos já operam diretamente com criptomoedas, inclusive para ter acesso a alguns ambientes, em alguns casos, é necessário ter uma quantia específica de criptos para ter acesso, como por exemplo: Axie Infinity e Decentral Games. 

Isso ocorre porque a tecnologia do Blockchain protege as transações dentro destes mundos virtuais, tornando tudo rastreável e garantindo a segurança dos envolvidos.

Por isso, se você quiser entrar no metaverso será necessário ficar de olho nesta tendência também, #ficaadica! ?

E se você quiser aprender mais sobre NFTs, acesse aqui! 

Celulares ou computadores

E, por último e não menos importante temos os celulares e computadores. Atualmente, já é possível entrar no metaverso utilizando estes aparelhos como no caso do jogo do Roblox.

Onde os usuários podem entrar nestes ambientes digitais utilizando o site ou app do game. 

No entanto, alguns especialistas na área acreditam que para ter entrar em um metaverso hiperconectado será necessário aumentar a capacidade computacional disponível em data centers dos dispositivos domésticos hoje. Mas, isso são apenas rumores, viu?

Contudo, podemos notar que o metaverso ainda está em seu estágio inicial, visto que muitas das tecnologias que o envolvem estão em processo de evolução. 

E, você acha que essa tecnologia tem futuro? Conta pra gente ??

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *