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Marketing digital para hotelaria: como fazer?
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Marketing digital para hotelaria: como fazer?

O isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 causou grandes mudanças e problemas em diversos segmentos, e o setor de turismo e hotelaria sofreu um impacto negativo por muito tempo.

No entanto, com o avanço da vacinação e a volta gradual das atividades e comércio, este setor está começando a se recuperar, apresentando resultados e projeções positivas, segundo os especialistas.

E que tal, aproveitar o momento para investir em marketing digital, se destacar da concorrência e ainda obter resultados melhores?

O marketing digital está na boca do povo. Em todo lugar, há diversas pessoas que se dizem “especialistas” com receitas milagrosas.

Mas, para criar uma estratégia realmente eficaz é necessário compreender alguns conceitos e ferramentas.

Por isso, neste artigo de hoje vamos apresentar as principais características desse tipo de divulgação para hotéis e pousadas. Acompanhe! 

Por que investir no marketing digital hoteleiro?

Marketing digital para hotelaria: como fazer

Freepik

O marketing digital hoteleiro nada mais é do que um conjunto de estratégias e ferramentas aplicadas no ambiente digital direcionadas para hotéis, pousadas e hostels, com o objetivo de gerar venda, autoridade de marca, relacionamento com os consumidores e é claro retorno financeiro!

Este tipo de divulgação está ganhando cada vez mais espaço, no entanto, muitas pessoas ainda acreditam que para o setor de hotelaria ele não é tão importante, mas acompanhe estes dados:

Segundo a pesquisa Managing Partner da Mapie, cerca de 100% dos viajantes fazem pesquisas onlines antes de planejar ou realizar uma viagem, mesmo que a compra seja feita off line.

Agora veja esse cenário, pesquisado sobre os viajantes brasileiros. Segundo a Expedia Group, na hora de procurar um hotel para se hospedar, estas pessoas preferem procurar em sites de busca (como o Google, Yahoo, etc) ou em e-commerces de viagens (como o Booking, Decolar, Tripadivisor, entre outros).

E contra dados não há argumentos, não é verdade? ????

Dessa forma, para ter uma presença digital forte e se destacar entre os concorrentes é necessário escolher as estratégias e ferramentas que estejam de acordo com as necessidades da sua empresa e atinjam o seu público-alvo. 

Veja a seguir quais são os principais benefícios do marketing digital neste setor:

  • Atrair o público certo;
  • Criar relacionamento com os seguidores e leads;
  • Fidelizar clientes e transformá-los em promotores de sua marca;
  • Gerar mais oportunidades de venda;
  • Otimizar recursos de tempo e dinheiro;
  • Identificar períodos de baixa procura no hotel/pousada para criar novas estratégias para compensar esse momento;
  • Ter independência de sites parceiros;
  • Obter maior retorno sobre investimento (ROI);
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes;
  • Melhorar o faturamento da empresa, entre outros.

Ferramentas de marketing digital para hotelaria

Marketing digital para hotelaria: como fazer

Freepik

E para obter todos os benefícios descritos acima, é necessário colocar a mão na massa. Veja a seguir ???????? como fazer isso: 

Redes sociais

Durante os últimos anos, várias transformações ocorreram em ritmo acelerado, e as redes sociais pegaram carona nesse desenvolvimento.

Não importa o nicho de mercado que você atenda, é preciso estar na rede. Aproveitar a oportunidade de divulgar a sua empresa de forma gratuita e orgânica, e converter seguidores em clientes.

Mas, para que esta presença digital traga resultados é necessário análise e planejamento, afinal a sua empresa precisa estar onde o povo está, ou melhor, onde a persona (cliente ideal) está.

Como fase inicial, o empreendedor deve escolher quais as mídias são mais relevantes para o seu negócio. E de nada adianta sair criando perfis em várias redes, se você não consegue utilizá-las frequentemente ou não atinge o seu público-alvo, desperdiçando recursos, tempo e até mão de obra.

Por isso, faça uma pesquisa que responda às seguintes perguntas:

  • Quais redes sociais meus clientes ou potenciais clientes utilizam com mais frequência?
  • Qual delas se adequa ao meu estilo e modelo de negócio?
  • Vou conseguir produzir conteúdo de valor para essa rede?

Após obter as respostas, será mais fácil definir quais os canais de divulgação são mais importantes para a sua empresa. 

Depois, inicie esse planejamento estudando o seu público-alvo, ou seja, observando quem são seus clientes e quem pode vir a se tornar futuramente. Dados como: idade, características, hábitos, interesses e desejos precisam ser analisados.

Chegou a hora de criar nas redes sociais. Faça isso com muito cuidado, pois, quanto mais completo o seu perfil estiver, mais confiança e credibilidade o seu estabelecimento irá transmitir para a audiência.

Coloque as informações de contato bem visíveis do internauta, como na BIO, por exemplo, no caso do Instagram e se possível crie um link redirecionando para o seu número de whatsapp, isso irá te ajudar e muito no dia a dia. 

Confira  ????????  mais algumas dicas para ter um perfil de sucesso:

  • Inicie o seu marketing digital com apenas 1 ou 2 redes sociais no máximo;
  • Defina objetivos que você deseja alcançar em curto, médio e longo prazo;
  • Escolha um horário de publicação;
  • Crie um planejamento de conteúdo;
  • Defina um tom de voz, ou seja, uma forma de linguagem;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Promova interação com os seguidores;
  • Invista em influenciadores digitais;
  • Monitor e analise os resultados;

O investimento em anúncios também é fundamental, independentemente da rede social escolhida, mas falamos disso, a seguir ????????

Vale lembrar que o objetivo do seu negócio é vender. Diante disso, produza conteúdos que geram leads, orçamentos, mensagens no whatsapp e não apenas LIKES e NÚMERO DE SEGUIDORES. 

Campanhas de anúncios pagos

Para adquirir mais seguidores e atingir novos usuários será necessário promover algumas publicações e/ou criar anúncios direcionados. Faça isso de forma estratégica.

Veja quais são as suas possibilidades e separe uma verba para publicar alguns anúncios que trazem mais seguidores para as suas redes, gerem engajamento e consequentemente promova mais vendas. 

Se você busca alavancar as vendas do seu negócio ou quer aumentar o reconhecimento da sua marca perante seu público-alvo, a plataforma de anúncios do Google é uma excelente opção. Você pode usar o Google Ads para criar anúncios online, levando a grandes e rápidos aumentos no tráfego de um site ou a um crescimento de vendas

Por meio desse serviço, as empresas que querem se destacar no buscador, pagam um determinado valor para aparecer em evidência.

Com esta ferramenta é possível segmentar o público, a localização e o nicho de interesse, positivando ou negativando palavras, de acordo com os objetivos.

Investindo a partir de R$ 5,00 por dia já é possível criar anúncios na plataforma. Mas, se você quiser obter melhores resultados, o melhor mesmo é investir R$10,00 por dia.

Quer entender um pouco mais sobre o Google ADS, então clique aqui! 

Outra forma de investir em mídia paga nas redes sociais é optar pelo Instagram ADS. Apesar de todas as mudanças que estão acontecendo na plataforma, ela continua sendo um excelente canal para vender os seus produtos e serviços, tendo em vista sua audiência engajada e ativa. 

Além disso, esse tipo de publicidade possui um baixo custo de investimento, o que torna o recurso mais acessível para qualquer tipo de empresa: pequena, média ou grande. 

Os anúncios promovem a sua empresa para uma audiência maior com direcionamentos, segmentações e insights práticos. 

Na elaboração das campanhas no Instagram você consegue ter uma estimativa dos resultados, e o custo é bem baixo, você pode anunciar gastando pelo menos R$6 por dia.

Vale ressaltar que o Facebook e o Instagram pertencem a mesma empresa, por isso, é possível divulgar o seu hotel ou pousada simultaneamente em ambas as redes.

Não deixe de ler o artigo: Como segmentar o público no Facebook ADS, ele será muito útil no desenvolvimento dessa estratégia. 

SEO (otimização de sites) 

A sigla SEO, corresponde a abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization, que em tradução direta, significa “Otimização para Mecanismos de Busca”. 

O Google é uma das principais ferramentas de marketing digital. Atualmente 94% dos internautas utilizam o website para pesquisar produtos e serviços e 71% acreditam que marcas líderes estão sempre no topo dos resultados. 

Se você pretende colocar o seu hotel ou pousada nas primeiras buscas, existem dois caminhos: investir em campanhas patrocinadas (conforme mencionamos anteriormente) ou através da busca orgânica (gratuita).

Dessa forma, utilizando algumas técnicas de SEO, como palavras-chaves ou tags, é possível gerar um alcance orgânico considerável. 

Existem diversos métodos que podem ser atribuídos a esse trabalho, tais como:

  • Velocidade do site;
  • Organização semântica do código;
  • Estrutura e linkagem das páginas;
  • Organização do conteúdo;
  • Rotulagem das informações, entre outras. 

Essas medidas auxiliam no alcance do site ou blog e promovem uma melhor experiência do usuário. 

Quer entender um pouco mais sobre SEO? Então, clique aqui! 

E-mail Marketing

Dizem por aí que o email marketing morreu, mas será mesmo? 

Já pensou em qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Assim que você abre os olhos, tenho certeza de que já pega seu celular, liga o Wi-Fi e aguarda as notificações chegarem.

Dentre estas notificações você já notou que recebe vários emails? E com certeza se algum título chamar a atenção você irá abrir.

Viu como o email marketing pode ser muito mais atrativo do que falam por aí?????

Por isso, invista nessa ferramenta como estratégia de marketing digital para o seu hotel ou pousada. Crie uma lista com os clientes que já tiveram algum tipo de contato com a empresa, seja de forma online ou presencial.

Depois, elabore um fluxo de envio para encaminhar para estas pessoas conteúdos de acordo com o funil de vendas, oferecendo ofertas ou brindes especiais.

Aproveite essa base de dados também, para fazer listas de remarketing para as redes sociais ou campanhas pagas no Google. 

Estude sobre copywriting, storytelling, headlines e gatilhos mentais, isto com certeza fará uma grande diferença na produção dos seus emails e aumentará drasticamente a taxa de abertura.

Outra dica é sempre fazer teste A/B com títulos e até mesmo com o conteúdo que está entregando. 

Para aprender mais técnicas sobre essa ferramenta, leia: Email marketing ainda funciona? 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que auxilia as empresas a se conectarem com seus clientes nas buscas do Google ou no Google Maps. Utilizando esse recurso é possível divulgar informações, tais como: endereço, telefone, site, horário de atendimento, entre outras funções.

Seu principal objetivo é valorizar a presença digital de uma marca em todas as ferramentas do Google, oferecendo um maior suporte aos seus clientes, contando um pouco sobre a empresa, destacando os diferenciais e potencializando as vendas.

Dentre as funcionalidades da ferramenta, estão: publicação de ofertas e promoções, análise de persona, divulgação de fotos, avaliações de consumidores e até criação de um site comercial do Google. 

A avaliação do Google Meu Negócio ou Google My Business, como também é conhecido, é um recurso disponível para os perfis cadastrados na ferramenta que tem como principal objetivo reunir depoimentos e pontuações sobre o serviço de uma determinada companhia, tornando-se um canal muito importante para garantir reputação e credibilidade.

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como montar um Funil de Vendas no Instagram?


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