Mapa mental: você sabe o que é?
Performance

Mapa mental: você sabe o que é?

Você já parou pra perceber quanta informação nós consumimos em um dia? O trabalho, a família, os estudos, as séries e filmes e tantos outros estímulos da rotina consomem muito da nossa memória. E organizar as ideias para tirar projetos do papel pode ser um desafio, mas é aí que o mapa mental pode te ajudar!

Quer conhecer tudo sobre essa técnica? É só continuar a leitura deste texto!

O que é Mapa Mental?

“Entendeu ou quer que desenhe?” Essa expressão é famosa e não à toa, afinal, o recurso visual muitas vezes pode ser extremamente útil para conseguirmos entender algo. E no caso do mapa mental é exatamente isso que acontece: você vai desenhar para entender!

Isso porque essa técnica é um diagrama que funciona para gerenciar e organizar informações e conhecimentos, os primeiros registros formais do uso da técnica apontam o inglês Tony Buzan como seu criador.

No mapa mental, você determina um conceito central e a partir dela cria ramificações para registrar ideias secundárias. Ou seja, funciona como um tipo de representação livre dos seus pensamentos que se ampliam partindo de uma ideia central, como no exemplo abaixo.

Mapa mental: você sabe o que é?

Freepik

Como esta técnica pode te ajudar

Melhora na memorização e na velocidade de aprendizado por si só já parecem bons motivos para tentar incluir o mapa mental na rotina de estudo e trabalho, não? Mas tem mais! 

A disposição visual das ideias nesta técnica favorece a compreensão e solução de problemas, isso porque a organização dos dos pensamentos em forma de ramificações permite uma visão ampla do tema, ao mesmo tempo em que não se descuida da ideia central.

A forma como se estrutura um mapa mental ajuda na produtividade e até na otimização do tempo, uma vez que só de bater o olho é possível ter uma noção dos pensamentos como um todo. E isso é ótimo para quem quer organizar a produção de conteúdo.

Ou seja, a técnica simplifica os dados e os colocam ao alcance dos nossos olhos, não precisa ficar passando páginas e mais páginas de textos corridos procurando informação.

Faça seu próprio mapa mental

Preparado para colocar seu mapa mental no papel? Você vai precisar de uma folha de papel, de preferência sem linhas e canetas (aos que amam canetas coloridas, é uma ótima pedida!).

Não tem uma “receita de bolo” para fazer um mapa mental, mas seguir algumas dicas podem facilitar o processo, principalmente se você nunca fez um. E é isso que vamos te orientar agora!

  1. Pegue uma folha de papel e a coloque na horizontal.
  2. Selecione o tema que você vai estudar e coloque-o bem no centro da folha.
  3. Em seguida, partindo do conceito central, faça ramificações e coloque os pontos importantes que sejam desdobramentos do tema.
  4. Você pode usar cores diferentes de canetas, formas geométricas e o que achar que funciona bem pra você bater o olho e já entender do que se trata.

Veja nosso exemplo abaixo, o tema é Proclamação da República brasileira, aproveitando o feriado que vem aí.

Mapa mental: você sabe o que é?

Pronto para colocar o seu mapa mental no papel? Bom trabalho! 

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Você sabe o que é Agile Marketing?


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *