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O‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌e‌ ‌como‌ ‌fazer‌ ‌uma‌ Linha‌ ‌Editorial?‌ ‌

Quer saber o que você precisa fazer para ter um conteúdo marcante? Pretende atingir a sua persona através de posts e estratégia certeira? 

Então, continue lendo esse artigo e veja qual é a importância e como criar uma linha editorial! 

Antes de começar a explicar os conceitos, quero que você analise as redes sociais de várias empresas. Veja como elas se comportam e quais são os tipos de conteúdo que elas trazem e como elas conversam com a sua audiência. 

Depois dessa observação, você consegue notar como os posts possuem uma linha consistente, onde o público-alvo consegue entender o nicho de atuação da marca e muitas vezes se identificar com ela. 

Para compreender melhor como a linha editorial funciona na prática e como você pode criar a sua, acompanhe! 

O que é linha editorial?

De forma simplificada, podemos defini-la como um alinhamento entre o seu conteúdo e a sua marca, ou seja, um manual de visão ampla de: temas, formatos, linguagens e até layout que serão trabalhados nas redes sociais. 

Com todos estes elementos é possível trazer toda a essência da sua empresa para sua persona criando seu conteúdo baseado em todos estes fatores.

Sabe quando você bate o olho em um post ou um vídeo e percebe de quem é, mesmo sem ver o nome ou o logotipo? 🤔

Isso é fruto de uma boa linha editorial! No qual, as pessoas conseguem identificar seu conteúdo em poucos segundos, fazendo com que a marca se torne memorável e autoridade no setor que atua. 

Dessa forma, ela é de fundamental importância para obter bons resultados e ter muito mais facilidade na produção do seu conteúdo, tornando a presença digital consistente e inesquecível.

Como construir uma linha editorial?

Você já entrou em alguma conta do Instagram onde cada post possui uma cor ou layout muito diferente, há diversos assuntos abordados e você não entende qual é o foco e o objetivo daquela marca, e as legendas são criadas de forma divergentes sem nenhuma característica pré-determinada? Estes são grandes exemplos de perfis que não seguem uma linha editorial.

Para evitar esse tipo de situação, é preciso criar um planejamento composto com os seguintes itens:

1) Cores e ícones que combinam com a sua marca.

2) Linguagem que conversa diretamente com a persona.

3) Assuntos mais interessantes que vão de fato ajudar ou informar sua audiência.

4) Padrão de identidade em todas as redes sociais presentes.

🚨 Um fator importante: Não confunda linha editorial com cronograma de postagens. Esse planejamento deve ser construído através de um outro processo, que organiza todo o conteúdo e a estratégia. 

Para criar uma linha editorial, é preciso seguir algumas etapas, confira:

  • Defina de forma objetiva os seus serviços;
  • Separe um nicho específico de atuação;
  • Determine quem é a sua persona (se você não conhecer a melhor forma de fazer esse estudo, clique aqui);
  • Crie categorias de conteúdo;
  • Analise quais as reações você quer provocar nesse público-alvo (felicidade, identificação, reconhecimento, recordação, humor, entre outros);
  • Liste as principais “dores” e dúvidas de seus clientes. 

Para criar esse estudo é necessário também observar perfis com excelentes estratégias que estão dando supercerto. Veja o caso da Netflix, por exemplo, a linguagem usada nas redes sociais tem um tom de humor, as postagens mostram brincadeiras e interagem com a sua audiência de forma leve. Não seria estranho se de repente eles começassem a fazer posts mais sérios respondendo a sua persona com mensagens padrão? Isso seria incomum porque não condiz com a linha editorial que a marca vem trabalhando. 

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