instagram lança função para proteger menores
InstagramRedes Sociais

Instagram lança nova função para proteger menores de idade

As crianças e os adolescentes de hoje já nasceram em um mundo totalmente conectado. Ver vídeos no Youtube, jogar online, conversar com os amigos no Whatsapp e ainda se divertir com os conteúdos publicados nas redes sociais, são atividades comuns do dia a dia desse público, que muitas vezes não percebe sobre os riscos que o ambiente online pode oferecer.

As redes sociais apresentam várias vantagens, mas elas também podem ser perigosas quando falamos de uma audiência que não tem a capacidade de discernir o que é verdadeiro ou falso, bom ou mau, familiar ou estranho. Dessa forma, estas mídias podem se tornar uma porta de entrada para os mais diversos perigos. 

Com o objetivo de proteger os usuários adolescentes e jovens, o Instagram lançou uma série de novas políticas, tais como:

???? Proibição do envio de mensagens diretas (DMs) entre pessoas menores de 18 anos e adultos que eles não seguem. 

???? O Instagram também irá dificultar o acesso de adultos à conta de usuários com idade abaixo de 18 anos, bloqueando a visualização destes perfis na aba explorar e também nos comentários de publicações abertas. 

???? Não é novidade que muitas crianças mentem sua idade para fazer perfis nas redes sociais. Por isso, o aplicativo irá implementar a utilização de uma tecnologia com inteligência artificial e machine learning para identificar a real idade do seu usuário. Com essa atitude, a ferramenta pretende localizar os internautas menores de 13 anos, idade mínima permitida para acessar a plataforma. 

???? O Instagram também irá ficar de olho no relacionamento das pessoas mais velhas com estes perfis, e se perceber alguma mensagem direta com comportamento suspeito irá emitir uma notificação de segurança para este usuário. Assim, o internauta poderá encerrar a conversa, bloquear o contato, restringir o adulto ou ainda reportar ao app.

???? A plataforma também vai incentivar os novos usuários adolescentes a criarem contas privadas. No entanto, se eles optarem por deixar o perfil público, notificações destacando os benefícios de ter uma conta privada serão emitidos com certa frequência para esse internauta. 

Vale ressaltar que o Instagram ainda não divulgou quando a novidade irá começar a entrar em funcionamento, no entanto, a plataforma já vai ficar de olho no envio de grandes quantidades de solicitações de amigos ou mensagens para menores de 18 anos, e estes comportamentos já serão enquadrados na nova regra. 

Quer conhecer um pouco mais sobre essas mídias? Leia o nosso post: A evolução das redes sociais.


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *