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Influenciadores digitais: como utilizá-los na sua estratégia?

O marketing digital cresce a cada dia que passa e as empresas estão percebendo cada vez mais a necessidade de fortalecer a sua presença no ambiente online. Para atingir esse objetivo, elas estão investindo em diferentes estratégias de divulgação.

Diante desse cenário, surgiu uma nova função para pessoas na internet: o influenciador digital. 

Com interações frequentes, alcance maior e envolvimento constante, esses indivíduos concedem a sua credibilidade para que as empresas cheguem na persona desejada, de forma natural, espontânea e muitas vezes criativa. Dessa forma, ele se torna uma peça chave para alavancar as companhias no mercado.

Nesse artigo, vamos explicar todos os conceitos que envolvem essa prática, mostrar qual a sua importância para as empresas e como se destacar utilizando essas estratégias. Confira!

O que é influenciador digital? 

O digital influencer possui uma forte presença na internet, seja através de um blog, canal de Youtube, Instagram, Facebook, TikTok ou até mesmo qualquer outro meio pelo qual essa pessoa produza conteúdos e tenha uma capacidade de contribuir na tomada de decisão de outras pessoas. 

É muito comum vermos influenciadores digitais fazendo propagandas bem espontâneas de serviços ou produtos em suas mídias sociais e geralmente eles são pagos para isso, gerando um bom negócio para ambas as partes.

Não importa o número de seguidores que esse indivíduo tenha, pois, existem diversos nichos no mercado, onde pequenas empresas podem fazer parcerias para formar um público fiel e engajado, através dessa relação.

Com o tempo, os internautas começaram a gostar e se envolver com esse tipo de perfil, e hoje eles exercem forte poder de persuasão, onde todos confiam no que eles dizem. 

Dessa forma, os influenciadores ditam comportamentos e posicionamentos perante os seus seguidores em relação aos temas que aborda, causando transformações comportamentais e de pensamento tanto no ambiente online quanto na vida real. 

Através desse reconhecimento, estas pessoas começaram a ser tratadas como celebridades no mundo virtual, principalmente, aqueles que possuem adolescentes ou jovens como público-alvo. 

Contudo, diferentemente do que acontece com os famosos da televisão e cinema, os “fãs” desses perfis são geralmente mais fiéis ao conteúdo e a pessoa, de acordo com a proximidade que acaba criando com o digital influencer. 

Marketing de influência e sua importância para as empresas

O marketing de influência é uma técnica utilizada no ambiente digital para envolver produtores de conteúdo nas estratégias de divulgação de uma marca. Ela é usada por indivíduos que são destaques em suas áreas, e possuem um poder de persuasão eficiente para envolver um público altamente engajado.

Estes indivíduos compartilham sua experiência com um post, vídeo, story, divulgando um determinado produto ou serviço e com isso acaba interferindo nas decisões de compra dos seus seguidores. 

Para as empresas esse tipo de influencer é de fundamental importância, pois, eles criam uma ponte entre a marca e o público-alvo, impactando em todas as ações de marketing digital. 

Com certeza você já se deparou com esse tipo de estratégia em alguma rede social e pode nem ter percebido por conta da naturalidade e forma de abordagem da pessoa.  Embora haja espontaneidade, é importante que o influencer deixe claro que está fazendo uma ação comercial.

Dentre os principais vantagens para as empresas nesse tipo de ação, podemos destacar: 

  • Maior alcance;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Audiência engajada;
  • Público segmentado;
  • Retenção de clientes;
  • Influência sobre poder de compra;
  • Aumento na produção do conteúdo;
  • Diversificação nos canais de comunicação.

 

Essa estratégia se torna eficiente por todas essas vantagens descritas acima, e principalmente por estabelecer uma relação de confiança entre a audiência e as marcas. 

Como usar essa estratégia?

Antes de você sair à procura de um influenciador digital, é necessário definir quais os objetivos desta ação e quais ferramentas serão utilizadas. 

Existem diversas opções como: Instagram, Youtube, TikTok, blogs e muitos outros. O importante é que você opte pelo recurso em que o seu público-alvo se encontra, pois assim os resultados serão melhores.

No entanto, se você está com dificuldades em identificar em quais meios de comunicação o seu potencial cliente está, talvez seja a hora de analisar a sua persona. 

Se você tem dúvidas sobre esse tema, clique aqui

Conheça os diferentes tipos de influenciador

 

Para que a estratégia dê resultados positivos, é necessário avaliar com calma quem irá representar a sua marca. Para te ajudar nessa escolha é importante conhecer os diferentes tipos de influenciadores disponíveis no momento, veja a seguir:

  • Top celeb: celebridades conhecidas, mas que não possuem conexão direta com o seu produto ou serviço. Esse tipo de influencer pode ser bom para aumentar o alcance da sua audiência, mas não necessariamente aumentar as vendas. Esse perfil é utilizado normalmente pelas grandes companhias;

 

  • Fit celeb: famosos que possuem uma conexão com a sua marca. O investimento com esse tipo de pessoa geralmente é bem alto, mas os resultados também são surpreendentes. 

 

  • Autoridade: esse influenciador e é aquele que sabe muito sobre o que está falando e passa confiança para o seu público, através do conhecimento;

 

  • Ecossistema: são os microinfluenciadores, pessoas comuns com um número de seguidores significativos, mas não tão expressivos, quanto os famosos, mas que falam sobre a sua marca e geram repercussão popular, promovendo a antiga publicidade boca a boca.  Indicada para empresas de pequeno e médio porte. 

 

  • Trendsetter: um influenciador com título de líder que ajuda a posicionar a sua marca;

 

  • Jornalista: estes profissionais de comunicação são ótimos influenciadores, quando queremos alcançar pessoas por meio dos conteúdos que eles produzem.  

 

  • Público interno: esses são os seus próprios funcionários e por isso o ideal é engajá-los para que, por vontade própria, possam publicar sobre você nas suas redes sociais.

 

Contudo, vale ressaltar que o influenciador representa sua marca, portanto, as suas ações precisam estar alinhadas com a missão e posicionamento da empresa. Fique muito atento para não fazer escolhas inadequadas e acabar prejudicando a sua empresa, através da cultura do cancelamento. 

Veja quais são os tipo de estratégias ao utilizar marketing de influência

Existem alguns tipos de atividades que podem ser usadas no marketing de influência. Veja a seguir quais são elas:  

  • Ativação: aparições pontuais, como um vídeo de uma celebridade em um evento, por exemplo;

 

  • Campanha: conjunto de ações, por um determinado período de tempo, em que haja um determinado objetivo final, como por exemplo, um lançamento de produto. 

 

  • Embaixadores: essa relação é aquela sem tempo definido, onde o influenciador e a sua marca têm uma parceria contínua.

Agora que você sabe o que é um influenciador digital e como ele pode te ajudar em sua estratégia de marketing, que tal começar a procurar pessoas que realmente sejam adequadas para promover o seu tipo de produto ou serviço?

Lembre-se de que não adianta adotar o marketing de influência com um indivíduo que possui conteúdos sem ligação alguma com o que você comercializa, pois fazendo isso, você não conseguirá obter retornos significativos.

Gostou do post? Veja mais algumas estratégias para potencializar o marketing digital da sua empresa.

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