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Dicas

Guia do que NÃO fazer nas redes sociais

Você já trabalha com redes sociais e tem medo de cometer alguns erros ao gerenciar as contas de seus clientes? Você sente uma certa insegurança em queimar o nome de alguma empresa?

Continue lendo e saiba o que NÃO fazer nas Redes Sociais para prejudicar algum projeto em que você trabalha.

Na internet tudo acontece muito rápido, é bem provável que você já deve ter visto por aí algumas empresas sendo prejudicadas por algum deslize cometido em uma propaganda através de um cliente que recebeu um atendido ruim ou por um simples comentário mal planejado.

Separamos 7 itens que você deve EVITAR na hora de gerenciar uma empresa nas redes sociais:

1- Falar mal da concorrência

Parece óbvio mas existem muitas empresas ou funcionários que não se dão conta desta falta de ética.

No mercado publicitário existem alguns cases da Coca-Cola, Pepsi, Mc Donalds e Burger King que sempre dão um jeito de alfinetar a concorrência, porém precisamos levar em consideração de que existe todo um planejamento gigantesco para que eles façam algo que realmente seja positivo e provoque sua concorrência.

Existem casos de empresas menores que se queimaram apenas por tentar provocar a concorrência trazendo um efeito negativo para a marca, portanto, se você gerencia qualquer empresa nas redes sociais, não tente falar mal da sua concorrência, o risco de dar errado é bem grande.

2- Não ouvir e responder sua audiência

O nome já diz, rede social serve para se socializar. Empresas que não respondem sua audiência está cometendo um grande erro, além de perder vendas por conta disto, podem acabar dando motivo para comentários negativos sobre seus produtos ou serviços.

Clientes que são mal atendidos geralmente divulgam suas péssimas experiências em seus perfis pessoais e isto pode acabar viralizando dentro de grupos do Facebook, páginas grandes,  grupos de whatsapp, Twitter, Youtube, etc. Evite este tipo de situação respondendo todas as dúvidas e problemas que seu cliente passa.

Um bom exemplo de interação com a audiência é a fanpage da Netflix.

3- Não atualizar suas redes sociais

Pode parecer estranho, mas se você pesquisar algumas empresas dentro do Facebook ou Instagram é muito comum encontrar perfis abandonados. Algumas vezes a última publicação foi no ano passado e outras vezes você vê que o cliente apenas abriu o perfil mas nunca adicionou nenhum conteúdo.

Quem não é visto, não é lembrado! Lembre-se disto. Um perfil sem publicações ou interações não significa nada, ninguém confia ou se interessa por uma empresa que não alimenta suas redes sociais.

4- Não acompanhar seus concorrentes

Analisar seus concorrentes diariamente é uma tarefa obrigatória. Você precisa estar um passo à frente. Precisamos entender como eles estão trabalhando, criando conteúdo e atendendo seus clientes.

Além disso, é muito interessante você ler os comentários das pessoas que estão optando pela sua concorrência, muitas das vezes você pode aproveitar para entender melhor seu público e encontrar uma forma de atrair aquelas pessoas para a sua empresa.

5- Não revisar textos e imagens

Sua empresa pode se queimar por um simples erro de português. Como eu disse anteriormente, tudo na internet acontece muito rápido.

Uma imagem mal revisada ou um texto com erros de português pode acabar parando em centenas de blogs e páginas de humor fazendo com que sua empresa ou seu cliente se queime por falta de atenção.

Leia e releia várias vezes antes de publicar qualquer coisa.

6- Se autopromover o tempo todo (spam)

As pessoas não estão nas redes sociais para comprar produtos ou fechar serviços. As redes sociais servem para lazer, as empresas que estão lá precisam convencer através de um bom conteúdo a necessidade de comprar algo.

Ele precisa ser algo que agrega valor, ajuda e informa. Ninguém gosta, compartilha ou indica alguma empresa que faça SPAM.

Não seja um panfleteiro nas redes sociais, entregue valor e mostre a importância do seu produto ou serviço para as pessoas através de um conteúdo de relevante.

7- Entrar em assuntos polêmicos como empresa

Política, religião, orientação sexual, futebol e outros são assuntos que sempre geram muitas discussões na internet. Cada um com seu lado, sua opinião e sua forma de se expressar.

São temas delicados que para entrar em discussões. Precisa escolher um lado, um time ou uma opção e nem sempre isto é bom para uma empresa.

Evite vincular sua empresa com assuntos polêmicos, seja neutro para que não cause nenhum problema neste sentido.

O que mais você considera como um erro dentro das redes sociais? Comente aqui embaixo 🙂

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