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Google Posts: o que é? Como funciona?
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Google Post: o que é? Como funciona?

Google Posts são as publicações semelhantes à feeds sociais, publicadas no Google Meu Negócio. Criadas e controladas por um administrador, os conteúdos geralmente contêm uma imagem/vídeo, texto e link. 

Super importantes para influenciar na busca orgânica, este recurso pode ser usado para promover ofertas, interagir com clientes, fornecer informações sobre as atualizações do Covid-19, destacar produtos, eventos, entre outros.

Estas publicações podem ser visualizadas pelos usuários nas guias “Atualizações” e “Visão geral” do perfil da empresa na pesquisa do Google e no Maps, no caso de dispositivos móveis. E na seção “Do proprietário” do perfil da empresa na Pesquisa Google e no Maps, em acessos feitos por computadores. 

Veja a seguir um exemplo de Google Post: 👇🏼

Google Posts: o que é? Como funciona?

Criado em 2017, esse recurso passou por atualizações contínuas para atender melhor os usuários. No entanto, ele ainda não está disponível para todas as empresas. Um exemplo, são as grandes companhias do setor hoteleiro. Devido às transformações digitais ocorridas ultimamente, o Google liberou no final de 2021, a possibilidade de publicar na seção “novidades” e “eventos” para empresas categorizadas neste setor. Mas, as postagem de “oferta especial” continuam bloqueadas para estas companhias. 

E, se você quiser aprender mais sobre o Google Meu Negócio, acesse aqui! 

Quais os benefícios do Google Posts para a minha empresa?

Você deve estar se perguntando, mas diante de tantos canais disponíveis na internet, porque devo criar conteúdos para o Google Posts? Quais são os benefícios desse recurso? 🤔

Se esta é a sua dúvida, seus problemas acabaram!! 😇

Listamos abaixo as principais vantagens de utilizar o Google Posts, confira:

  • Mais acesso a informações sobre a empresa;
  • Melhoria da experiência do usuário;
  • Anúncios de ofertas, promoções, eventos e novidades;
  • Interação mais próxima com os clientes através dos conteúdos em vídeo e foto;
  • Gerar mais tráfego para o seu site;
  • Aumentam o SEO de busca orgânica da sua empresa.

Como funciona o Google Posts?

Conforme mencionamos anteriormente, o Google Posts é composto por três elementos:

Etus-Google Posts: o que é? Como funciona?

Para obter os resultados desejados é necessário ter um planejamento de conteúdo, ou seja, desenvolver uma estratégia,  assim como se pratica normalmente nas redes sociais. 

E, se você quiser agendar as suas publicações para tornar a sua rotina mais simples, saiba que na Etus é possível programar posts com imagens para o Google Meu Negócio, quer saber como?

Então, clique aqui agora mesmo! 

Tipos de postagem para o Google Posts

Se você se interessou por este recurso, saiba que antes de colocar a mão na massa é necessário entender quais são as características de cada tipo de postagem no Google Meu Negócio, veja a seguir quais são elas:

OFERTAS

Conteúdo que tem como objetivo divulgar promoções ou ofertas da sua empresa. 

Para criar posts com essa finalidade, será preciso adicionar um título, data e horário de início e término da promoção. E um botão de CTA escrito “ver oferta” será adicionado automaticamente.

Se desejar, será possível adicionar também foto, vídeo, descrição, link, código de cupom e termos/condições. 

Vamos a um exemplo prático?

Suponha, que a sua empresa é uma hamburgueria e você quer anunciar um desconto de 30% em um combo específico. Esta oferta será exibida na parte superior do perfil da empresa tanto na pesquisa do Google quanto no MAPS.

E ficarão disponíveis também em todas as outras postagens na seção “Atualizações”.

EVENTOS

Se a intenção é promover um evento da sua empresa, esse tipo de postagem é o mais indicado!

Coloque um título, data e horário de início e término, pois, se estas informações não estiverem corretas, o sistema do Google definirá como padrão as 24 horas da data da postagem.

Assim como no modelo anterior, se houver necessidade será possível incluir foto ou vídeo, descrição e botão de ação.

Quer divulgar um curso online? Então aproveite esse recurso!

Vale ressaltar que os eventos que seguem determinados critérios exigidos pelo Google, poderão ser exibidos na guia “Visão geral” do Perfil da empresa. 

NOVIDADE

Os conteúdos que fornecem informações ou atualizações sobre a sua empresa, deverão ser publicados nesta seção. Para deixá-los mais atrativos, não esqueça de adicionar uma foto ou vídeo, descrição e botão de ação (indicando para o seu site ou blog).

COVID-19

Em virtude das constantes mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19, o Google começou a fornecer esse espaço para que as empresas possam colocar novas informações relacionadas, principalmente, ao seu funcionamento, dentre elas estão:

    • Novos horários de funcionamento e fechamentos temporários;
    • Mudanças na forma como a empresa trabalha, como retirada ou entrega de produtos, sugestão para dúvidas, entre outros;
    • Atualização sobre protocolos de segurança e higiene no local.

Vale ressaltar que em cada tipo de postagem é possível adicionar um botão de ação. E os conteúdos que incluem número de telefone podem ser recusados pela plataforma. 

OBS: Em alguns países, o Google Meu Negócio envia recomendações de conteúdo automaticamente para que os administradores possam aproveitar melhor o acesso da audiência. Estas sugestões são enviadas por email ou ficam disponíveis no painel principal da conta. Elas são criadas com base nas avaliações dos clientes. 

Como criar um Post pela pesquisa do Google?

E agora, chegou a hora de colocar a mão na massa! Veja o tutorial que preparamos para te ajudar:

1- Faça login em sua conta do Google Meu Negócio.

2- Clique em “postagens” na coluna à esquerda.

Google Posts: o que é? Como funciona?

3- Acesse a caixa “escreva sua postagem” na área principal. Depois, selecione uma foto/vídeo e adicione a copy.

Google Posts: o que é? Como funciona?

4- Se você deseja criar um evento, coloque a data de início e término. 

Google Posts: o que é? Como funciona?Google Posts: o que é? Como funciona?

5- Por fim, selecione o botão de CTA e inclua o link para onde deseja direcionar o tráfego do usuário. 

6- Não esqueça de revisar o conteúdo e depois clique no botão publicar. 

Após essa etapa o post será encaminhado para avaliação do Google, e assim que ele for aprovado os usuários poderão visualizar no painel geral de buscas ou no Maps. 

Google Posts: o que é? Como funciona?

Se o internauta quiser ver detalhes da publicação, basta clicar no botão >> ver tudo. Em seguida, aparecerá uma caixa de texto com as informações contidas na publicação. 

Google Posts: o que é? Como funciona?

Além da visualização maior, ele poderá compartilhar o conteúdo no Facebook, Twitter, enviar por email ou ainda copiar o link da postagem.

Como criar um Post pelo Google Maps?

Se você preferir é possível criar um post diretamente no Google Maps, quer saber como? Veja esse passo a passo! 

1- Abra o app Google Maps no seu celular.

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2- Confirme se você fez login com a sua conta usada para gerenciar o perfil da empresa. 

Google Posts: o que é? Como funciona?

3- Para abrir o perfil da empresa, existe 2 formas:

  • No canto superior toque na foto do perfil ou nas iniciais > Perfil da sua empresa.
  • Digitar o nome da companhia na barra de pesquisa.

Google Posts: o que é? Como funciona?

4- Clique em promover e escolha qual tipo de postagem você deseja criar.

Google Posts: o que é? Como funciona?

5- Adicione fotos/vídeos, elabore a copy, adicione o botão, enfim, coloque todas as informações necessárias para a divulgação.

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6- Por fim, revise a publicação e clique em >> publicar, no canto inferior direito. 

Tempo de veiculação do Google Posts

Antigamente, os posts publicados no Google My Business, só apareciam  no perfil por um determinado período de tempo, de acordo com o seu tipo. Se o conteúdo tivesse o propósito de divulgar um evento, por exemplo, a publicação era exposta até a data cadastrada, se fosse uma oferta, até o período de expiração, e assim por diante. 

Mas, depois de janeiro de 2021, isso mudou! Atualmente, os posts ficam disponíveis por até seis meses. E quando o Google está prestes a arquivar aquele conteúdo, ele mostra para o administrador um link com a opção “Visualizar atualizações anteriores no Google”.

Dessa forma, a plataforma incentiva as empresas a garantir que os conteúdos estejam sempre atualizados e relevantes.

Gostou desse recurso? Quer começar a publicar seus posts? Então, antes de mais nada, dê uma conferida na Política de Conteúdo das postagens do Perfil da Empresa do Google, neste link! 


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