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Gestão de redes sociais: o que devo saber?

A gestão de redes sociais é uma das principais tarefas de um projeto de mídia digital. Esse tipo de gerenciamento vai muito além do que gerar e postar conteúdos.

O gerenciamento nas redes de relacionamento abrange diferentes fases de trabalho desde a escolha da estratégia a ser empregada, o posicionamento da marca e do conteúdo, o planejamento, o cronograma de publicações e a execução de cada tarefa envolvida.

A mensuração de dados e o monitoramento de resultados também são funções muito importante, de todo modo é importante que a empresa ou a marca conte com os serviços de uma agência ou, pelo menos, de um profissional responsável para cuidar de diferentes canais de comunicação e divulgação digital da empresa.

Reconhecer os benefícios desse tipo de projeto incentiva qualquer tipo de empresa a investir nesse tipo de gerenciamento e controle. Neste artigo, falaremos mais sobre esse tipo de gestão e suas reais aplicações.

O que é gestão de redes sociais?

Inicialmente, esse tipo de gestão lida com a pesquisa, planejamento e atualização de conteúdos das redes sociais de empresas, marcas e personalidades.

A maioria das empresas que enxergam o valor das redes de relacionamento buscam usar o canal de comunicação certo para atingir os seus clientes para realizar a promoção de marca de produtos, serviços e conteúdos específicos.

Nesse objetivo, as empresas buscam criar perfis profissionais para gerar engajamento e proximidade com o seu cliente.

É importante que o conjunto de esforços siga uma orientação estratégica para não perder os objetivos de mídia favoráveis para a marca e produtos da empresa.

Desafios

Lembramos que a tarefa nem sempre é fácil, pois empresas de diferentes portes podem ter dificuldades para definir o tipo de conteúdo a ser publicado, qual abordagem deverá ser usada e qual linguagem será mais acessível para o seu público.

Em outras situações, pode ser desafiando escolher o deve postar nas redes sociais, quais métricas analisar e em quais horários realizar as publicações.

A importância do gerenciamento

Esse tipo de gerenciamento nas redes sociais abrange muitas ações que visam otimizar o uso desses canais. Os esforços devem ir além de somente postar conteúdos na time line.

Etapas básicas do gerenciamento

O gerenciamento exige o trabalho de planejamento, identificação de público, identificação de oportunidade de mercado, criação de conteúdo e sempre é concluído com o monitoramento e análise de resultados.

Oportunidades

Uma das principais oportunidades é o crescente uso das redes sociais, essa popularização gerou a necessidade das empresas estarem presentes nas redes sociais.

O início da gestão

A gestão de redes sociais começa antes mesmo das postagens de cada publicação. Geralmente, o gestor de conteúdo ou o profissional de social media precisa definir o posicionamento, e elaborar um planejamento profissional que vise atingir o seu público com o conteúdo e a linguagem certa.

Trabalhando a favor da marca

Um dos principais objetivos desse tipo de gestão é trabalhar a favor da marca da empresa, evitando que a percepção e reputação da empresa seja impactada negativamente. Nessa visão, a empresa passa a ter a própria voz nas plataformas digitais de relacionamento.

O que são as redes?

As plataformas de relacionamento social (também referidas como redes sociais) referem-se a locais virtuais e online que permitem que pessoas interajam entre si para conversar, compartilhar ideias e realizar conexões com outros usuários.

Normalmente, a busca por novos amigos e afinidades de assuntos é um dos principais objetivos do público que acessa essas plataformas.

Antes da internet e do advento dessas redes, pessoas e empresas dependiam de eventos públicos e privados presenciais para realizar troca de ideias e iniciar contatos de negócios.

A revolução da internet

A popularização da internet mudou a forma como as pessoas se conectam e fazem novas amizades.

Essa mudança se intensificou com o pleno uso de smartphones e aplicativos digitais tornando as conexões mais rápidas e mais acessíveis.

O planejamento correto

O gerenciamento de plataformas de relacionamento social digital exige planejamento. Um bom planejamento ajuda a otimizar a comunicação entre empresas marcas e sua potencial audiência.

Identificar o público certo, por exemplo, é um dos principais esforços do planejamento.

É importante que o gestor e profissional de social media se coloque no lugar do cliente, criando empatia e compreensão. As postagens nas redes podem gerar interesse também a respeito de produtos e serviços da marca quando a mensagem apresentada mostra confiança e solução de problemas do cliente.

As postagens também podem ajudar o público a conhecer melhor a empresa e seus produtos, sendo uma vitrine importante para seus produtos ou serviços.

Divulgação profissional

Porém, quando falamos que as redes digitais de relacionamento podem ser usadas como vitrines de produtos, lembramos que somente postar imagens de produtos pode se tornar cansativo e afastar os melhores seguidores.

A ideia é criar uma divulgação profissional que atraia mais interesse do público.

Dessa forma, as timelines das redes oficiais da empresa deve divulgar mais conteúdo que sirva de isca de venda, um conteúdo de alta qualidade produzido pela sua empresa para gerar engajamento e gerar autoridade para a marca.

Presença ativa

Seja postando conteúdo de marcas, produtos e informações atraente, é importante que a presença seja ativa.

Não adianta postar bastante num dia e depois ficar trinta dias sem publicar nada. É muito importante manter uma periodicidade para que o cliente potencial se sinta confiante e possa encontrar a marca e o produto com facilidade.

O funil de vendas

Através de conteúdo de qualidade e relevante a isca de vendas fortalece o pensamento do funil de vendas que encaminha o cliente através da informação oferecida até o produto ou serviço que resolve o problema da pesquisa dele.

Nesse sentido, o gerenciamento de redes digitais de relacionamento ajuda a organizar ainda mais os canais de exposição, veiculação e realização de contatos.

Permite também à empresa identificar a sua real demanda e conhecer o perfil de cada tipo de cliente.

Como fazer?

Como já referido anteriormente, é importante que o gestor tenha uma boa estratégia em mente. Sabemos que nem sempre é fácil desenvolver uma estratégia eficaz, mas essa tarefa é essencial para que cada tipo de conteúdo e campanha ajude a empresa a atingir as metas de marketing.

Posteriormente, a empresa deve selecionar em quais redes sociais irá atuar, elegendo em qual frequência irá postar conteúdos e quais tipos de conteúdo serão publicados.

Questionário de projeto

Na hora de fazer um projeto, o gestor e o profissional de mídia pode criar um questionário de projeto e através das perguntas encontrar respostas que os orientem para aplicar a estratégia certa. Veja a seguir exemplos de perguntas a serem levantadas.

  1. Qual conteúdo agrada mais aos seguidores?
  2. A empresa ou a marca pode manter um diálogo mais próximo com os fãs?
  3. Qual será a frequência das publicações?
  4. É possível usar sorteios e concursos para divulgar e promover as marcas?

A produção de conteúdo

Conhecer o público ajuda orientar melhor os estilos de conteúdo, seja para selecionar imagens, adequação de textos e linguagens, e quais assuntos abordar.

É importante que o profissional possua uma boa compreensão as plataformas e do seu público. Muito além de criar conteúdos, é importante desenvolver de um jeito criativo seja através de textos, imagens e vídeos.

É importante buscar pelas melhores práticas e experiências. Por outro lado, é essencial identificar o potencial de cada rede social, reconhecendo qual conteúdo e tópicos mais atraem o target (público-alvo). 

Força

É importante que o conteúdo tenha força e seja útil para o cliente potencial. É importante que o conteúdo seja consistente e o gestor faça as postagens com a frequência certa.

Os clientes

Sabemos que os clientes potenciais buscam por informações e demais orientações capazes de tirar dúvidas e ajudar a realizar escolhas certas. Os clientes estão cada vez mais exigentes na hora de escolher por um produto ou serviço.

Por outro lado, a empresa precisa postar conteúdo de qualidade para fortalecer e atender melhor às expectativas dos clientes.

Nem sempre é necessário criar conteúdos diariamente, mas manter uma boa frequência de publicação e preocupação com as necessidades reais do cliente.

Conclusão

Neste artigo falamos da importância desse tipo de gerenciamento para melhorar as oportunidades de engajamento entre empresas, marcas, produtos e público em potencial.

Sabemos que a gestão de redes sociais proporciona mais profissionalismo e orientação assertiva para melhorar os investimentos da empresa nesse modelo de comunicação digital e de estratégia de marketing.

A empresa também não pode realizar esses esforços de qualquer maneira para não causar problemas à reputação do negócio. É importante atender sempre bem os clientes e informá-los da melhor maneira possível em suas dúvidas e buscar por informações.

A proximidade e a interação é uma das principais considerações que justificam os esforços de uma empresa, marca ou celebridade para intensificar a presença nas redes de relacionamento.

É importante que o gestor ou profissional de social media conheça a empresa de um lado e as necessidades do cliente do outro como forma de unificar e fortalecer os esforços.

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