Confira 5 dicas de como fidelizar clientes na agência
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Confira 5 dicas de como fidelizar clientes na agência

Se você está buscando estratégias efetivas para fidelizar clientes na sua agência, chegou ao post certo. Mas, se o seu foco é baratear custos na sua empresa, fique sabendo também que está no lugar certo. Você sabe o que esses dois pontos tão necessário têm em comum? Fique tranquilo que, nesta leitura, você descobre!

Além disso, a equipe Etus separou uma lista das melhores estratégias sobre fidelização para agência de marketing. Portanto, depois de conferir este material, questões como “tornar mais baratos os processos na agência” e “fidelizar clientes na empresa” estarão totalmente esclarecidas.

Ficou curioso? Então, mantenha-se atento aos próximos subtítulos, porque esta leitura está imperdível!


Você sabe qual é a importância de fidelizar clientes na agência?

A gente sabe que os pontos “agência de marketing de sucesso” e “carteira de clientes totalmente fidelizados” são quase que sinônimos. O que talvez você não saiba é que a fidelização tem um papel importante na redução de custos dentro da empresa. Afinal, conquistar novos clientes custa bastante investimento (mais do que manter os já obtidos).

Conheça o CAC

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) tem o poder de mostrar quanto a empresa está gastando para conquistar um cliente. Obviamente, o índice não tem nenhuma fórmula mágica, e cada escritório deve fazer o seu, levantando informações únicas e particulares sobre os investimentos.

A resposta é obtida por um cálculo que deve somar os investimentos de qualquer trabalho ou ação que se relaciona desde o processo de atração de visitantes até o momento da contratação. O resultado, então, deverá ser dividido entre o número de clientes realmente obtidos.

É claro que, para ter acesso a tal índice, é necessário ter total controle sobre todo e qualquer investimento aplicado nesse cenário de conquista (quanto mais dados e informações sobre custo você tiver, mais real o CAC da sua agência de marketing será).

Saiba se o CAC da sua agência está OK

Neste ponto, também não há uma fórmula ou tabela mágica. Cada agência precisa comparar o resultado com outros dados sobre a relação empresa versus cliente. Portanto, para compreender se o resultado do CAC está saudável para a sua organização, é válido considerar o LTV (Lifetime Value) de cada caso.

Esse índice mostra tudo o que o seu cliente gasta quando se relaciona com a sua agência de marketing. Assim, para saber se o CAC está correto e alinhado com as necessidades do seu negócio, basta que se contraponham os resultados dos dois índices.

Quer saber como reduzir o CAC?

Chegamos à parte em que entendemos a relação entre o Custo de Aquisição de Clientes e a fidelização do público. Nesta jornada de conhecimento, você já deve ter concluído que, quanto mais tempo o seu cliente estiver se relacionando com a agência, mais diluído será o CAC, fato que garante o aumento do retorno para a sua empresa.

Mas, afinal, quais são as maneiras de fidelizar clientes na sua agência de marketing? Confira as nossas 5 dicas sobre o assunto!

1. Entenda quais são as necessidades de seu cliente

Oferecer “mais do mesmo” deve estar fora de questão. O marketing tem um grande poder, e o da sua marca deve ser direcioná-lo para a resolução das necessidades do seu cliente. Note que a ideia é conhecer o freguês para conseguir ajudá-lo.

De nada adianta ter um catálogo de serviços enorme, se a gestão e aplicação não forem pautadas em estratégias. Dessa maneira, esqueça-se da ideia de vender produtos. A sua agência precisa compreender as lacunas do cliente e vender a resolução.

2. Invista em treinamento da equipe

Reconheça: quem não sabe cortar não pode aproveitar a faca e o queijo que estão na mão. O marketing oferta diversas formas de sanar dificuldades e conquistar os maiores e melhores resultados. Mas a sua equipe é capacitada para utilizar todas essas ferramentas?

Para encantar os clientes e, então, fidelizá-los, é necessário contar com uma equipe formada por colaboradores prontos e experts no que estão fazendo. As ações de todos do time devem ser certeiras. E é por isso que os treinamentos precisam ser parte da estratégia de gestão da sua agência.

3. Seja orientado por métricas

Ao compreender as necessidades do cliente, definir as melhores estratégias e contar com uma equipe de sucesso, é só apresentar os resultados conquistados para o cliente. Você e o seu time sabem interpretá-los?

Entender o que cada métrica está querendo dizer é essencial para conseguir visualizar, de forma mais clara, o que pode ser mudado e melhorado para atingir o resultado esperado, além de mostrar ao contratante “em que pé” o projeto está.

4. Atenda da melhor forma

O momento de apresentar os planos, resultados e as possíveis estratégias para o cliente também é crucial para a fidelização. Afinal, esse contato direto é um meio bastante eficiente de mostrar todas as qualidades da sua agência, da equipe e dos serviços.

Assim, quando as reuniões ou visitas acontecerem, trate o contratante da melhor forma e treine os colaboradores da agência a fazerem o mesmo. Isso propõe uma experiência única e garante a satisfação do público.

5. Valorize o seu cliente

Mesmo quando o serviço for encerrado, o relacionamento da sua agência com o cliente não pode terminar. Para ser lembrado, mantenha comunicação em datas especiais e entre em contato para saber como estão as coisas. O pós-venda é necessário para garantir que, quando a empresa dele precisar de novos serviços, ele procurará você para realizar as ações de marketing.

Concluindo, para fidelizar os clientes na sua agência, você saber:

  • o que o seu cliente precisa;
  • o que o marketing pode fazer por ele;
  • quando aplicar a estratégia, o que o marketing tem feito por ele;
  • como apresentar tudo isso da melhor forma;
  • a importância de estar à disposição.

Trabalhando em função desses 5 pontos, o objetivo de fidelizar clientes, seja para diminuir custos (como o CAC), seja para construir uma marca de maior sucesso, será totalmente alcançado.

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