fake news
Dicas

Fake news e saúde

O termo inglês fake news ganhou popularidade nos últimos anos. Esse tipo de publicação nada mais é do que uma notícia falsa que tem como objetivo comprovar um ponto de vista ou prejudicar alguma ação, pessoa (geralmente figura pública) ou grupo.

Estas informações inadequadas geralmente divulgadas em redes sociais, influenciam as pessoas a cometerem erros e suas consequências podem ser desastrosas e de difícil reversão.  

As fakes news costumam se espalhar como um conteúdo viral, atingindo as várias dimensões da sociedade, independente de localização ou classe econômica. 

No setor da saúde, os danos podem ser ainda mais perigosos. Fake news sobre medicamentos milagrosos, procedimentos estéticos extraordinários e dietas mentirosas, têm prejudicado muitas pessoas, custando a vida em alguns casos. 

Por isso, preparamos um artigo para você aprender a identificar as notícias falsas e evitar qualquer tipo de equívoco, confira! 

Como identificar notícias falsas?

Recebeu uma informação por e-mail ou através de algum contato no Whatsapp ou rede social, mais não tem certeza se esse conteúdo é verídico ou não, veja a seguir quais cuidados você pode tomar:

  • Verifique a fonte

Pesquise o nome do site para identificar sua missão e contato.

  • Leia o conteúdo na íntegra

Títulos costumam chamar a atenção para obter cliques, e existem muitas pegadinhas por aí ????. Leia a história completa para evitar qualquer tipo de mal-entendido. 

  • Observe o autor

Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Verifique se ele é confiável e se possui publicações em outros lugares. 

  • Analise as fontes de apoio

Em muitos casos, os links dos artigos podem oferecer suporte a história ou apresentar alguma informação veiculada que não faça sentido. 

  • Verifique a data

Veja se a notícia não possui uma data de publicação antiga. Pois, alguns sites costumam repostar conteúdos que podem não ser relevantes nesse momento. 

  • Consulte especialistas

Procure pessoas que sejam referência neste tipo de assunto que você desconfia e comprove se existe alguma informação inadequada. Portais que checam a veracidade de conteúdos são excelentes opções para essa busca. 

  • Será uma piada?

Alguns websites costumam publicar sátiras sobre assuntos específicos. Fique atento!

Sites que comprovam se a notícia é verdadeira ou não

Se o assunto é sobre a saúde das pessoas, a melhor informação deve ser baseada a partir de estudos, pesquisas e comprovações científicas. 

Dessa forma, para você não ser influenciado por uma fake news, separamos a seguir 3 sites para comprovar a veracidade de notícias, confira!

E-Farsas

fake news 01

Com o objetivo de avaliar informações falsas espalhadas na internet, esse site é considerado o mais antigo nesse tipo de apuração, pois foi lançado em 2002.

Para enviar uma sugestão de averiguação da veracidade de conteúdo, o internauta precisa apenas acessar a aba contato do site.

Na home é possível visualizar as últimas notícias checadas. 

Fato ou Fake

fake news 02

Iniciativa das empresas Globo, essa página tem como objetivo verificar conteúdos suspeitos mais compartilhados na internet. A checagem é feita em conjunto por profissionais de diferentes mídias do grupo. 

Comprova

fake news 03

Reunindo uma equipe com jornalistas de 28 diferentes veículos de comunicação, esse projeto tem como principal objetivo apurar informações falsas sobre políticas públicas e pandemia de Covid- 19.

Gostou das dicas, então não deixe de conferir o artigo sobre aplicativos que vão te ajudar a passar pela pandemia.

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *