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5 melhores estratégias de marketing nas redes sociais para escolas
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5 melhores estratégias de marketing nas redes sociais para escolas

Escolas e faculdades devem estar atentas às estratégias de marketing que são relevantes para a área da educação, a fim de captar alunos e manter o relacionamento com eles em alta. Principalmente no cenário atual, as redes sociais são canais muito eficientes de comunicação para os mais diversos públicos. Por isso, você deve usá-las.

Práticas bem-sucedidas nesse sentido têm o custo mais baixo em relação às campanhas impressas, além de servir como atrativo para a conquista de novos clientes. São válidas também para se aproximar dos atuais alunos, demonstrar os valores da instituição, aumentar a visibilidade e autoridade da marca da escola em ambiente online etc.

A seguir, vamos ver 5 estratégias de marketing que dão certo nas redes sociais para o crescimento de instituições de ensino, confira!

1. Comunicação com propósito

O primeiro ponto fundamental de qualquer campanha de marketing, inclusive marketing nas redes sociais, é a comunicação com propósito. É bastante comum se perder no trabalho e na parte automática de postar informações, deixando para trás o que realmente importa: a identificação real que aqueles conteúdos vão causar ao seu público.

Lembre-se sempre da famosa frase: pessoas não compram o que você faz, mas sim o porquê você faz. Sendo assim, o mais importante na hora de fazer comunicação é conseguir passar o motivo daquele trabalho. Todos os posts da escola devem, de alguma forma, colaborar para a estratégia que é pautada no propósito.

2. Marketing de conteúdo

Além de contar com os dados que toda a instituição deve fornecer, como informações da atuação da escola ou sua estrutura física, é muito interessante pensar fora da caixa, oferecendo um conteúdo único e especial, diferente do que se encontra nas redes sociais de qualquer escola.

O que a sua instituição tem de diferente? Use esse elemento para se comunicar e busque planejar conteúdos que tragam informações relevantes para o seu leitor. Quais problemas seu leitor enfrenta? O que ele está procurando? O que facilitaria a rotina dele? Produza conteúdos e use as redes sociais como meio de divulgação.

3. Calendário de postagens

Atenção: a organização também precisa reinar nos posts sociais da instituição de ensino. É necessário que você mantenha uma rotina concreta de postagens, ou seja, nada de sobrecarregar o feed do seu público-alvo com milhares de postagens em um dia e “desaparecer” nos seguintes 6 dias!

Para tornar essa missão mais fácil e, dessa maneira, conquistar um calendário de postagens equilibrado, você pode utilizar aplicativos de agendamento para publicações sociais. O ideal é que seja tudo sincronizado, para não haver necessidade de acessar várias interfaces e o trabalho se tornar simples e funcional.

4. Formatos multimídia

Então quer dizer que as postagens das redes sociais da escola não devem ser resumidas a apenas fotos promocionais da instituição? Pois é! É necessário oferecer diversidade de formatos para realmente chamar a atenção da sua persona. Assim, todos os formatos de mídia são bem-vindos: vídeos, GIFs, infográficos, boomerangs (do Instagram) e por aí vai.

Não se esqueça de que tudo o que estiver sendo publicado nas redes sociais da escola precisa carregar significado e relevância. O seu público-alvo, além de estar encantado com as redes sociais, precisa entender que a instituição de ensino é a melhor no que faz — eis a importância de postar conteúdos diversificados e cheios de mensagens relevantes.

5. Gestão por métricas

Sabemos que produzir relatórios e acompanhar todos os indicadores das redes sociais pode ser um tanto quanto complicado, devido ao largo volume dos dados. Entretanto, a melhor coisa que você pode fazer é, de fato, acompanhar as métricas das suas ações, variando de acordo com o objetivo:

  • quantidade de usuários ativos;
  • número de visitas às postagens e páginas;
  • tráfego, orgânico ou não;
  • taxas de engajamento, compartilhamento;
  • novos seguidores e perda de seguidores;
  • número de conversões para outras páginas etc.

Cada etapa do seu trabalho vai pedir indicadores diferentes de acordo com as metas das estratégias de marketing adotadas. É fundamental gerar relatórios, analisar e, assim, tornar-se capaz de tomar decisões para melhorar o desempenho e obter os resultados almejados. Nada de achismos: o mais importante é planejar e medir, sempre.

Falando em engajamento, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e acompanhar? Compartilhe!

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Comments
  1. Muito bom conteúdo!

  2. Matéria top heim 🙂

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