fbpx
Diversidade e empresas: importância e dicas para implantar!
DestaqueGestão e liderança

Diversidade e empresas: importância e dicas para implantar!

A diversidade é um dos temas mais discutidos da atualidade e não é diferente no mundo corporativo. 

O assunto tem sido comentado cada vez mais nas redes sociais. Seja em campanhas publicitárias, divulgação de eventos, ou conteúdos de inbound marketing. No entanto, o tema ainda não é amplamente discutido e temos muito a evoluir. 

Mas, o que é diversidade?

Nas empresas, basicamente, é quando as equipes são compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, limitações, vivências, etc. E essa diversidade é essencial para promover maior igualdade, criatividade e até mesmo, mais sucesso para as companhias. 

Isso gera uma riqueza de ideias, percepções e opiniões divergentes que são importantes na resolução de conflitos, na solução de problemas e tomadas de decisões, gerando inovação e conexão com um público maior, formado por diferentes culturas.

Como implantar a diversidade nas empresas?

Diversidade e empresas: importância e dicas para implantar!

Freepik

O caminho é longo! É fundamental que a empresa realmente acredite que a diversidade é importante para a construção do ambiente corporativo e que os colaboradores possam se sentir acolhidos e livres de preconceitos e julgamentos.

Nós vamos destacar aqui 3 dicas que são importantes nesse processo da construção de um ambiente diverso e inclusivo. Confira: 

  • Avalie o seu quadro de funcionários

Entenda como o quadro de funcionários é composto para saber por onde começar. Faça uma pesquisa, um levantamento de dados e avalie como essa equipe chegou nessa composição.

  • Preste atenção aos processos de recrutamento

Avalie se você procura candidatos sempre da mesma universidade, com o mesmo perfil socioeconômico, faixa etária, etnia ou sexo.

  • Invista na comunicação interna

Trabalhe a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças!

Quando a cultura da diversidade é executada nas empresas, percebemos a construção de uma sociedade mais inclusiva, refletindo a preocupação em combater o preconceito. Claro que ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é um maior acolhimento às diferenças dentro do ambiente de trabalho.

Continue acompanhando o nosso blog e leia conteúdos exclusivos sobre marketing, empreendedorismo e criatividade.

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-summit 2022