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Dicas para escolher influenciadores que tenham fit com a sua marca

Quando o assunto é prospecção, já sabemos o quanto é importante ter um Marketing de Conteúdo consistente e bem elaborado para atingir o nicho que nos interessa para vender. Ainda assim, outras estratégias podem ser muito interessantes quando se trata de atingir mais pessoas, principalmente nas redes sociais. E quando pensamos nas redes, é inevitável pensar neles: os influenciadores. Como o próprio nome entrega, eles influenciam grande parte de sua audiência a agir, se vestir e consumir como eles, o que nos leva a entender o grande potencial do Marketing de Influência.

Através deste tipo de estratégia é possível alcançar diferentes tipos de públicos, aumentando a consciência de marca, engajamento e trazendo mais leads. Existem várias possibilidades de fazer com que seu produto seja visto por audiências que podem se interessar por ele.

Mas, como escolher os influenciadores ideais para a sua marca? 

Vem conferir! 

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DEFINA O OBJETIVO DA SUA CAMPANHA

O primeiro passo é definir o que você quer trazer com a associação do influenciador à sua marca: Brand Awareness? Tráfego para seu site? Vendas? 

Se, por exemplo, o seu objetivo for awareness, ou seja, levar o nome da sua marca ou produto para o maior número de pessoas possível, é legal estudar nomes de influenciadores com um alto alcance digital (grande volume de seguidores e bom engajamento), ainda que eles não estejam exatamente no seu nicho. Já viu “publis” de influenciadores utilizando produtos ou mostrando ferramentas como se eles realmente utilizassem aquilo em seu dia a dia? Isso traz um grande reconhecimento de marca.

Apenas tome cuidado para não escolher influencers com posicionamentos ou comportamentos que possam contradizer a mensagem da sua marca, tá?

Agora, se você tem como objetivo a conversão, o ideal é que o influenciador esteja no mesmo nicho de seu produto/marca, pois a audiência dele se conecta exatamente com o que você quer vender.

DEFINA SEU BUDGET

Quando pensamos em campanha com influenciadores, a primeira coisa que nos vem à mente é o mídia kit do influencer, ou seja, o material com todos os valores de publicações (entre feed, stories, reels, etc).

Porém, muitas vezes deixamos de contabilizar alguns valores extras que podemos ter no meio do caminho, como por exemplo: você pode precisar de uma equipe para acompanhar os resultados e trazer relatórios da campanha, ou pode também necessitar de uma ferramenta paga para encontrar os influenciadores com mais facilidade. Lembre-se sempre de organizar toda a campanha antes para saber com quais custos pode se deparar.

É importante lembrar também que quanto maior for o círculo de seguidores da pessoa, maior será a relevância dela em seu meio, o que deve também encarecer os custos de suas publicações.

DEFINA MÉTRICAS IMPORTANTES

Sabendo qual será o objetivo da sua campanha, fica mais fácil definir o que você precisará analisar durante e após a finalização dela. 

Cada tipo de objetivo deverá trazer diferentes resultados. Por exemplo, se o seu objetivo foi a conversão, é importante analisar se suas vendas aumentaram durante a campanha. É possível, inclusive, manter um acompanhamento do link publicado pelo influencer para saber quais vendas vieram de suas publicações.

Defina as métricas e extraia relatórios para saber se a campanha trouxe os resultados que você esperava.

Como qualquer tipo de campanha de Marketing, o Marketing de Influência também só funciona com muita estratégia e planejamento. Por isso, pesquise muito bem sobre os influenciadores que pretende trabalhar, tenha uma boa comunicação e respeite o trabalho de todos eles.

Gostou das dicas?

Outro conteúdo que pode ser útil para você: Marketing sensorial: Como utilizar na sua estratégia de vendas?

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