Dicas para criar imagens e vídeos para campanhas pagas no Facebook ADS
FacebookPerformanceRedes Sociais

Dicas para criar imagens e vídeos para campanhas pagas no Facebook ADS

O início de qualquer processo criativo parte da importância da elaboração do seu projeto. Qual o objetivo, impacto e a quem deseja alcançar? Aquela frase clichê que diz “o que não é visto, não é lembrado” (e nesse caso nem comprado rs), cabe perfeitamente com a presença nas redes sociais. E hoje, investir em campanhas patrocinadas no Facebook ADS é tão importante para a sua empresa/marca quanto ter um feed bonito e uma constância de posts. 

Diferente de um investimento em mídias off-line, no qual não conseguimos mensurar exatamente o impacto em cima do valor gasto, com um baixo (ou se possível alto) investimento em Facebook ADS, conseguimos atingir o público específico, monitorar o desenvolvimento da campanha e ter os dados dos resultados em mãos. 

A plataforma permite segmentar sua campanha conforme desejar: sua persona, nicho, faixa etária, região, entre outras. 

Mas além de ter um público bem segmentado e uma copy altamente atrativa, os criativos também precisam chamar a atenção e serem certeiros. Por isso, separamos algumas dicas para colocar no seu processo criativo, acompanhe!

Busque referências

Um dos pontos primordiais em um processo criativo é buscar referências, e nós temos vários meios para isso, um deles é o Behance usado como um portfólio online. 

O próprio Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para buscar referências, pois estão o tempo todo impactando com anúncios. Crie uma pasta no “Salvos” com inspirações de anúncios, e guarde-os sempre que for impactado por algo que te chama atenção, independente da estratégia usada, assim você tem um meio de referência na palma da mão para se inspirar a qualquer momento. 

Conheça muito bem a sua persona e seja objetivo

Dicas para criar imagens e vídeos para campanhas pagas no Facebook ADS

Freepik

Tenha um briefing em mãos e estude bastante ele. Precisamos conhecer com quem estamos nos comunicando, só assim, saberemos exatamente como chamar a atenção de quem está rolando o feed ou vendo um story patrocinado. 

Isso vale tanto para uma copy atrativa com fatores de urgência ou gatilhos mentais, quanto para as imagens usadas em seu criativo. 

Dê um foco maior na mensagem que você vai passar, se é uma promoção, vagas limitadas, se é um convite para conhecer o seu trabalho, seja qual for a sua intenção com o criativo, isso precisa estar explícito logo de cara. 

Os anúncios patrocinados nos dão a possibilidade de direcionar a um clique para o local que você desejar: Site, Blog, Landing Page, WhatsApp, dentre outros meios, então se você conseguir que o público clique no seu anúncio, você estará ganhando conversões e está conseguindo atingir o objetivo da campanha. 

Teste A/B

Chamamos de teste A/B quando você tem dois ou mais criativos diferentes, mas com o mesmo objetivo de conversão na campanha. 

E por que fazer mais de um criativo diferente? 

Porque assim, você terá mais possibilidades de saber o que performa melhor com o seu público. 

Dessa forma, mesmo que os criativos estejam direcionadas para o mesmo objetivo, procure elaborar conteúdos como: copy, imagem, disposição de elementos, call to action e até cores diferentes dentro da sua paleta, se for possível, é claro! 

Assim, quem for impactado pelo seu segundo anúncio, já vai criar uma memória afetiva da sua marca. 

Diferentes formatos

Se você deseja fazer uma campanha que será patrocinada tanto no Facebook como no Instagram, então adapte os seus criativos para os formatos específicos de cada rede social, sem preguiça hein!?  

  • Para o Facebook, a resolução recomendada é de pelo menos 1080×1080 pixels, desde que a taxa de proporção seja 1:1.
  • No Instagram as possibilidades são maiores, podemos utilizar a proporção quadrada de 1:1, paisagem 1.19:11 ou na vertical 4:5. E nos stories sendo 9:16. 

Estes criativos podem ser salvos tanto em PNG como JPEG, desde que estejam em alta qualidade. 

Os vídeos, devem ser criados nas proporções paisagem 16:9 (dimensão mínima de 600×315 pixels) ou quadrado 1:1 (dimensão mínima de 600×600 pixels). Com duração máxima de 120 minutos, nos formatos .MP4 ou .MOV. 

Você também pode trabalhar com anúncios no formato carrossel, no entanto, eles são usados mais nas campanhas que precisam deixar as informações de forma detalhada (como em um tutorial, por exemplo) ou se você tem uma loja virtual e deseja mostrar mais produtos (um em cada tela). 

Criativos estáticos ou dinâmicos?

Dicas para criar imagens e vídeos para campanhas pagas no Facebook ADS

Freepik

Como dito nos dois tópicos acima, quanto mais opções você conseguir produzir para entender qual campanha vai performar melhor com o seu público, melhor é. Assim será possível avaliar se eles convertem mais no feed, story, vídeos, ou carrosséis. 

Sendo assim, se a verba utilizada nesses anúncios permitir que você possa criar mais de uma versão, estática ou animada, também será uma excelente opção. Mas, uma dica importante é que, se você tem um anúncio estático rodando, crie algo independente para o animado. Com a mesma mensagem, mas com uma comunicação diferenciada. 

Aqui, a receita de bolo quem cria é você!

Muito se vê na internet como montar um criativo perfeito, mas é importante deixar claro que cada público é um público, e que dicas são válidas, mas existem as que se adaptam a sua audiência e outras não. 

Lembra que dissemos que nas redes sociais conseguimos mensurar melhor nossa campanha? 

Assim, analisando os relatórios de resultados será possível moldar os seus criativos e aperfeiçoar o seu trabalho.  

Por isso, o interessante é abusar na sua criatividade e criar a sua própria receita de bolo, conhecendo bem sua persona, trabalhando com Teste A/B, versões estáticas e animadas.

Vale pedir opinião de terceiros?

Sempre! O público precisa entender o que a campanha quer passar e a mensagem deve estar clara para que ele se interesse e “caia na isca de conversão”. Por isso, faça testes com pessoas do seu ciclo de trabalho. 

E lembre-se de que cada profissional tem um processo criativo diferente, confie no seu e foque em aperfeiçoar a sua identidade criativa. Não se compare, muito menos desmereça seu processo, seja ÚNICO! E que venham ótimos criativos e campanhas bem performadas pela frente. ?

Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post: Como segmentar público no Facebook ADS? Aproveite a leitura!

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *