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Dia do cliente: saiba tudo sobre essa data!

Você sabia que o dia do cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro em todo o Brasil?

A data foi criada para homenagear os clientes como uma forma de agradecer a fidelidade e estreitar os laços, por isso, ela é uma excelente oportunidade para as empresas, tanto para aumentar as vendas quanto para reconhecimento de marca. 

Criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos, o dia do cliente começou a ser comemorado apenas nessa região, mas depois de algumas ações do seu fundador, a data entrou no calendário de algumas cidades e estados e, em setembro de 2019, passou a ser nacional, a partir da definição da Câmara Federal em Brasília. 

E qual a importância dessa data para a minha empresa? Vem com a gente que vamos explicar nesse artigo! 

Por que investir no dia do cliente?

Dia do cliente: saiba tudo sobre essa data

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Atualmente o dia do cliente vem ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas e contribui significativamente para movimentar o mercado em uma época em que o fluxo de venda não está tão aquecido. 

As pessoas gostam de ofertas de datas, e ao perceber uma campanha ou ação destinada a agradar os clientes a chance de ele se sentir prestigiado e satisfeito, é muito grande, criando uma relação próxima e fiel a essa marca. 

E dependendo dos resultados, é possível ainda promover a divulgação da marca através do buzz marketing, ou popularmente conhecido como “marketing boca a boca”. 

Outra característica muito importante do dia do cliente, é que essa comemoração não está voltada apenas para um perfil de público, como no caso do dia dos pais, mães, crianças, namorados, etc. Por isso, as possibilidades são enormes, podendo ser aproveitada por qualquer tipo de empresa e nicho de mercado. 

Dessa forma, a data celebra a relação entre marcas e clientes, e dá aos empreendedores uma excelente chance de homenagear os seus clientes mais importantes e ainda atrair novos leads.

Sendo assim, as estratégias de marketing devem ser trabalhadas para valorizar essa persona, reforçando o compromisso da empresa com a satisfação de seus clientes, e principalmente da sua “experiência de consumo”. 

E não se esqueça que estamos vivendo uma era totalmente diferente em que as relações entre consumidor e marca mudou muito!

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, confira o artigo: Comportamento do consumidor digital

Mas como promover essa data e obter excelentes resultados? Veja no tópico a seguir! 

6 dicas para aproveitar o dia do cliente para impulsionar as suas vendas

Dia do cliente: saiba tudo sobre essa data

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Existem diversas oportunidades que podem ser exploradas pelas empresas para aproveitar o dia do cliente para gerar mais vendas, atrair leads e ainda estreitar os laços. 

Mas por onde começar? Veja a seguir algumas dicas que separamos para você, confira! 

1. Crie ofertas irresistíveis

Aproveite essa data para promover ofertas que sejam interessantes para a sua empresa, pense que este pode ser um excelente momento para fazer o estoque girar. 

No entanto, a liquidação precisa ser verdadeira, ou seja, oferecer algo que realmente tenha desconto ou seja atrativa para o consumidor. A prática de subir os preços para depois dar descontos falsos, o conhecido “tudo pela metade do dobro”, é péssima para qualquer negócio e pode gerar grandes prejuízos a curto e longo prazo, principalmente quando falamos de credibilidade. 

Veja quais produtos estão mais “encalhados” no seu estoque e ofereça descontos com a temática do dia do cliente para aumentar o apelo comercial.

Outra dica, é baixar os preços dos produtos que serão atualizados por uma nova coleção em breve, e promover uma “queima de estoque do dia do cliente”. 

É possível ainda oferecer kits com itens que se complementam ou utilizar o apelo “leve 2, pague 1”. 

2- Recompense a fidelidade do cliente

Agradeça também seus clientes atuais. Aproveite sua base de contato, e envie mensagens por e-mail ou whatsapp, e se possível ofereça benefícios para pessoas que já adquiriram produtos ou serviços da sua empresa. Dessa forma, você valoriza ainda mais a parceria. 

3- Ofereça frete grátis

Se você tem loja online, uma excelente opção é oferecer “frete grátis”. Você pode fazer isso atrelado a alguma condição como localização, ou valor de compra. Mas, essa oferta é sempre bem vista pelos clientes.  

Procure ver os custos que você terá para essa ação. Veja como será a entrega destes produtos e procure fazer parcerias. 

Entre em contato com as empresas de logística que você costuma trabalhar, e alinhe a melhor forma de despachar estes produtos. E não se esqueça de pedir um desconto! 

4- Invista em um bom atendimento

Para criar vínculos com os clientes é necessário ter um excelente atendimento. 

Por isso, faça um treinamento com a sua equipe, explique sobre a estratégia de marketing referente a data, incentive-os a participar ativamente e se possível ofereça alguma bonificação por desempenho. 

Alinhe também os melhores gatilhos para venda, estabeleça metas, crie mensagens padrões para as perguntas do dia a dia e mantenha sua equipe motivada.

5- Distribua amostras grátis e brindes

E quem não ama uma “recebidinho” não é verdade? 

Não importa qual seja o seu público, os brindes ou amostras grátis são sempre bem-vindos! Se você consegue ter bons fornecedores para oferecer esse benefício para os seus clientes, essa é uma excelente oportunidade.

Entregue amostras de produtos que você comercializa mais ou que tenha um bom custo de operação. 

Os brindes podem ser relacionados a sua área de atuação, ou ser algo que possa interessar para a sua persona. Se você conseguir padronizar, com cores ou até mesmo o logo da sua empresa, melhor ainda! 

Aqui vale tudo! Canetas, adesivos, canecas,  protetores para webcam, squeeze personalizados, popsockets, chaveiros, são boas opções. 

A estratégia aqui é marcar a data e fazer com que seus clientes se lembrem da sua empresa em momentos do seu dia a dia!

6- Chame a atenção com lançamentos

E se a sua empresa está preparando um lançamento de produto ou serviço, o dia do cliente é um excelente momento para isso.

Você pode divulgar a novidade primeiramente para os seus clientes fiéis, dando exclusividades para eles e depois fazer uma estratégia de divulgação para outros públicos.

Você pode ainda criar produtos com edição limitada para esta data e estender essa “exclusividade” para um grupo menor de pessoas.

Contudo, vale ressaltar que o dia do cliente é uma data comemorativa em que o consumidor espera encontrar benefícios que façam sentido para ele. Por isso, aproveite estas dicas e não perca a oportunidade de agradar seus clientes e ainda melhorar os seus resultados. 

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