Dia das crianças: dicas de marketing online
E-commerce

Dia das crianças: 7 dicas de marketing online

O dia das crianças está chegando e você está aproveitando essa data para vender mais?

Diversos nichos de mercado podem utilizar essa comemoração para melhorar os resultados e alcançar mais pessoas. Mas, para que tudo dê certo é necessário desenvolver uma estratégia de marketing digital.

Em 2020, o faturamento do e-commerce no dia das crianças ultrapassou 3 bilhões de reais, segundo os dados obtidos pela Ebit|Nielsen. Isso ocorreu principalmente em virtude do estímulo que o setor teve devido ao isolamento social provocado pela pandemia, onde as compras online aumentaram 28% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E as projeções para 2021 são ainda melhores, no entanto, para obter resultados significativos é necessário fazer um planejamento estratégico eficaz.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, confira! 

1- Desenvolva ações direcionadas para o público adulto e infantil

Essa dica pode parecer até um equívoco quando observada de forma simplista, no entanto, lembre-se que o tomador de decisão da compra no dia das crianças são os adultos, ou seja, os pais, tios e avós. 

Diante disso, é necessário desenvolver campanhas que atinjam as crianças e ao mesmo tempo os adultos. Criando estratégias complementares, linguagens apropriadas e abordagens personalizadas para o público e canais escolhidos.

De forma resumida, podemos dizer que o conteúdo trabalhado como imagem, texto ou vídeo precisa convencer a criança (para desejar aquele presente) e o adulto (para realizar a compra). 

Mas, como fazer isso?

Comece a criar a estratégia analisando a “dor” dos adultos em relação a esta data. Atualmente, as necessidades mais comuns são tempo e dinheiro. Por isso, desenvolva as ações com o objetivo de ajudá-los nesse sentido. 

Ofereça produtos com preços especiais, lembrando os pais desta data alinhado à praticidade de compra e entrega. Tendo em vista que os adultos têm consciência que precisam comprar algo, mas podem estar sem tempo para procurar ou com pouco dinheiro para gastar. Assim você estará trabalhando dois gatilhos de venda, como: senso de urgência e prestação de serviço.

Com essa estratégia a possibilidade de conversão aumenta significativamente e ainda pode gerar uma fidelização e engajamento com a marca. Pois, os pais adoram as empresas que “facilitam a sua vida”.

Para fazer isso, pesquise no Google quais são os produtos que estão sendo mais buscados para esta data e veja se a sua empresa tem esse item em estoque e qual desconto você pode oferecer para ele.

Para conquistar as crianças, procure criar campanhas  lúdicas, criativas e dinâmicas. Os pequenos estão cada vez mais visuais e conectados à internet, acessando as plataformas de vídeo como frequência, como o YouTube, por exemplo. Diante disso, crie vídeos que tragam interesse e gerem curiosidade. 

Vale lembrar que a capacidade de atenção das crianças é bem restrita, então abuse de efeitos visuais e sonoros, e produza vídeos curtos para que eles não percam o interesse. 

Você pode investir também em conteúdos que despertam o imaginário e trabalhem com a fantasia. 

Se quiser aprender um pouco mais sobre gatilhos de venda, clique aqui! 

2- Prepare-se com antecedência

Dia das crianças: dicas de marketing online

Freepik

Assim como em qualquer outra data comemorativa, é preciso se preparar com antecedência.

Veja quais produtos você vai oferecer com desconto, analise seu estoque, faça parcerias para as entregas e planeje a estratégia de marketing. 

Para isto, crie campanhas de e-mail marketing, anúncios para redes sociais, faça vídeos e postagens com conteúdos para divulgação.

Lembre-se que os processos de decisão de compra, muitas vezes, são longos e passam por diferentes etapas do funil de venda. E atualmente, os consumidores estão cada vez mais propensos a pesquisar e buscar opções distintas, para assim efetuar a compra. 

Dessa forma, quanto mais cedo você “aparecer” e mostrar seus produtos, mais cedo será “lembrado” pelo público-alvo. 

Mas, se você ainda não está com tudo pronto, não se desespere! Afinal, tem sempre um pai ou tio mais “atrasadinho” que deixa tudo para a última hora. Por isso, corra atrás e recupere o tempo perdido, investindo com todo gás nessa estratégia!

3- Segmente os produtos por idade 

Para garantir uma melhor experiência de compra, uma boa alternativa é separar os produtos que serão trabalhados no dia das crianças de acordo com a idade.

Lembre que cada faixa etária possui interesses, gostos e estímulos diferentes que precisam ser observados. 

Isso facilita na hora da escolha e pode até incentivar os adultos a adquirir ao invés de 1, mais presentinhos. 

Faça sessões específicas para esta data, segmentando por idade, tanto no e-commerce, quanto nas redes sociais. 

4 – Ofereça vantagens ou cupons de desconto

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Freepik

Como mencionamos anteriormente, uma forma bem interessante para aumentar os lucros, é vender mais produtos para uma determinada pessoa, principalmente em datas comemorativas.

Diante disso, aproveite essa oportunidade para oferecer KITs, complementos aos presentes ou até descontos progressivos de acordo com o número de itens adquiridos. 

Que tal oferecer uma maleta para guardar carrinhos, para uma mãe que comprou uma pista ou mostrar lindas roupinhas para aquela tia que resolveu presentear com uma boneca. Aqui, basta analisar os produtos disponíveis e soltar a criatividade.

Os cupons de desconto também podem ser uma excelente estratégia para esse momento.

No entanto, vale ressaltar que este método precisa ser usado com cuidado, tendo em vista que você pode viciar os clientes oferecendo descontos. Trace metas para isto, como por exemplo, atribuindo-os a partir de alguma condição, como: valor, primeira compra, indicação ou até número de itens.

5 – Não se esqueça da logística

Não há nada mais frustrante para um adulto do que adquirir o presente e ele não chegar a tempo para a data em que a criança espera ganhar algo, por isso, fique muito atento com a entrega dos produtos. 

Faça parcerias com empresas ou profissionais que possam te ajudar a entregar todas estas demandas, planeje sua logística com antecedência para que você não cometa esse erro com nenhum cliente.

Esse tipo de falha pode acabar com a fidelização de novos consumidores e ainda prejudicar a credibilidade da sua marca. 

6 – Treine a sua equipe de atendimento 

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Se você possui pessoas que te ajudam no dia a dia de atendimento da empresa, procure treiná-las para que elas estejam atentas a qualquer movimentação ou dificuldade.

E aqui vale uma dica especial. Jamais, em hipótese alguma, autorize um atendente a transmitir informações sobre um determinado produto ou serviço para uma criança, mesmo que no ambiente online. Esse tipo de conversa deve ser feito apenas com os adultos.

7- Aproveite essa data para outros públicos

Minha marca não vende produtos infantis, posso aproveitar essa data para impulsionar o meu negócio?

A resposta para esta pergunta é SIM.

Por mais surpreendente que possa parecer, o dia das crianças promove nas pessoas um sentimento de nostalgia que muitas vezes gera um engajamento bem interessante. 

Quem não lembra da época em que todo mundo trocava a foto do perfil das redes sociais para celebrar esta data. E muitas vezes isso volta a acontecer!

Diante disso, aproveite a oportunidade para gerar proximidade e engajamento com a sua audiência ativando o gatilho mental das pessoas que adoram histórias, a famosa técnica de storytelling. 

Mas, como fazer isso, veja a seguir algumas ideias:

  • Faça algum post com conteúdo criativo e diferente utilizando a #FelizDiaDasCrianças. 
  • Crie algum concurso cultural, premiando uma foto ou frase sobre o universo infantil.
  • Elabore conteúdos temáticos que valorize memórias nostálgicas, como programas, desenhos ou até brinquedos. 
  • Faça alguma ação na empresa, incentivando os colaboradores a enviar uma foto de criança para divulgarem nos canais de comunicação do negócio.
  • Faça enquetes nos stories referentes a temas relacionados a esta data.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para aprender tudo sobre marketing digital!


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