fbpx
Descubra como o Plano de Marketing pode ajudar a sua empresa a crescer
DestaqueParceiros

Descubra como o Plano de Marketing pode ajudar a sua empresa a crescer

Encontrar novas e melhores formas de chegar até o seu cliente e desenvolver um bom relacionamento que o convença a consumir é uma exigência diária de quem trabalha com marketing.

Afinal, essa é uma área que já tomou conta das empresas, em especial depois do crescimento da relação entre os clientes e a internet.

Com uma rápida busca no Google é possível encontrar uma quantidade imensa de possibilidades de estratégias, mas, é impossível colocar todas em prática, não é verdade? Desse modo surge a dúvida, qual estratégia eu devo escolher?

Bem, isso depende! A única forma de saber com precisão a melhor técnica para que você chegue até os seus clientes é através de um Plano de Marketing.

Com ele você será capaz de coletar informações da sua marca, analisá-las e chegar a uma conclusão sólida de qual é a melhor opção para a sua empresa. E aqui vamos te ajudar a entender e desenvolver o seu próprio plano!

Boa leitura!

O que é um plano de marketing?

Descubra como o Plano de Marketing pode ajudar a sua empresa a crescer

Freepik

Podemos entender o plano de marketing como um planejamento bem elaborado que irá identificar e analisar os principais pontos da sua empresa e público, de modo a encontrar a estratégia perfeita para interagir com os clientes, poupando assim tempo, dinheiro e esforços.

Falando desse jeito o planejamento de marketing parece a ferramenta perfeita, mas ela é quase isso!

Sua grande desvantagem é também uma oportunidade de ouro. Isso porque ela se baseia inteiramente em pesquisas de mercado, o que é bem trabalhoso e demanda bastante tempo. Entretanto, uma vez feitas, essas pesquisas poderão ser utilizadas para outros tipos de estratégias, como o mapeamento da jornada do cliente por exemplo.

Assim, o que muitas vezes impede as empresas de estruturarem um bom plano é o medo desse trabalho extenso. Mas não se amedronte, por mais que ele realmente seja um tanto demorado, é mais simples do que aparenta.

Além disso, as vantagens que esse planejamento traz para uma empresa são quase que incontáveis. Além de fornecer informações mais do que relevantes para gerar insights e melhorar aspectos gerais como a Customer Experience da marca, ela também nos auxilia a desenvolver estratégias direcionadas.

Isso significa que com o planejamento de marketing você é capaz de direcionar sua empresa para os pontos que realmente irão trazer retorno, sem desperdiçar seus esforços.

E agora que já sabe como esse plano pode te ajudar, vamos entender como fazer o seu!

Como fazer um plano de marketing?

Antes de começarmos, vale a pena lembrar que o plano de marketing não é uma ferramenta de gestão estável, ou seja, ele muda constantemente. Evoluindo de acordo com a sua empresa e com o seu mercado, para que o planejamento seja bom e confiável é essencial que se mantenha em constante atualização de dados.

Com isso em mente, vamos ao que importa!

Passo 1: Conheça seu mercado

Saber o terreno em que está pisando é importantíssimo para entender como agir em relação a ele. Assim, o primeiro passo para estruturar seu planejamento é uma análise interna e externa do seu mercado.

Para tal, indicamos o uso de uma Matriz SWOT. Ela irá focar em ambos os ambientes ao buscar pelas forças, e fraquezas de uma empresa, bem como pelas oportunidades e ameaças do mercado.

Sendo a forma mais simples e direta de fazer essa análise, ele também ajudará a compreender todos os pontos essenciais do seu negócio e de seus ecossistemas para que implemente seu plano de marketing.

Descubra como o Plano de Marketing pode ajudar a sua empresa a crescer

Etus

Passo 2: Analise o seu público

De nada adianta saber como seu mercado funciona se não conhecer os seus clientes, por isso vamos falar um pouco sobre pessoas.

Elas nada mais são do que personagens fictícias que espelham o seu cliente ideal. Construídas com base em dados reais do seu público, elas são extremamente confiáveis!

Alguns pontos que uma persona pode explorar são: idade, classe social, localização, dores, necessidades, objetivos, marcas que admira, canais de comunicação que mais acessa, entre outros.

Ou seja, ela te dará todas as informações que precisa para saber o que o seu cliente deseja e como pode chegar até ele.

Passo 3: Trace seus objetivos

Mas aonde você deseja chegar? Qual o grande objetivo da sua empresa?

Ter as respostas destas perguntas bem claras em sua mente é essencial para que você desenvolva metas direcionadas. 

De forma direta, sem suas metas você não chega a lugar nenhum. Deste modo, pense quais são os seus objetivos e os metrifique para que se tornem alcançáveis.

Passo 4: escolha sua estratégia

Por fim, basta escolher por qual estratégia de marketing vai seguir! Une os conhecimentos que adquiriu nos passos 1 e 2 e os direciona de acordo com suas metas.

Verá que no fim a escolha será bem fácil. Mas para te ajudar, separamos algumas estratégias que podem ser bem vindas:

  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • Vídeo marketing
  • Mídias sociais
  • PPCs
  • Email marketing
  • Inbound marketing

Conclusão

Escolher qual estratégia vai utilizar para moldar sua empresa não é fácil, mas é essencial. Utilize o plano de marketing para encontrar a opção mais viável e certeira para você!

Em um mundo de ampla concorrência, acertar seu alvo de primeira é importante. Assim, garanta esse bom resultado e comece a planejar agora mesmo!

*** Por Zmot Institute***


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-summit 2022