como fazer compras usando as redes sociais
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Como vender seu produto utilizando as redes sociais?

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja para fins pessoais ou profissionais, elas são responsáveis por representar uma importante fonte de informação e entretenimento. Segundo pesquisas do setor, 140 milhões de brasileiros são usuários de pelo menos uma mídia.

Além disso, com o isolamento social causado pela pandemia, os internautas estão passando grande parte do dia online. Por isso, a influência digital se tornou ainda mais importante para as empresas.

É necessário observar também que o comportamento do consumidor mudou. Hoje ele deve ser o centro de todo o planejamento de uma marca, desde sua opinião, tom de voz, preferências e até mesmo posicionamento. 

Por isso, as empresas precisaram se adaptar a esse novo cenário, criando estratégias eficazes de marketing digital para alcançar bons resultados.

Antes de você aprender a utilizar essa ferramenta como recurso de venda, é necessário entender qual a importância dessa presença no ambiente digital. Nesse artigo vamos explicar sobre isso e fornecer dicas práticas para você faturar usando as redes sociais. Confira! 

A importância das redes sociais para seu negócio

“Quem não aparece não é lembrado”, independentemente do seu setor ou porte (startup, média ou grande empresa), sua marca precisa estar nas redes sociais.

Atualmente é muito raro encontrarmos uma organização que não esteja presente com uma página ou perfil no Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram, entre outras.

No entanto, diante das mudanças de comportamento dos consumidores, os hábitos de compra também se transformaram. É muito comum um cliente ser impactado por um canal digital.

Segundo um estudo da PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros que utilizam mídias sociais foram influenciados para comprar produtos dentro da rede, ou seja, o comentário, like, ou até mesmo o perfil da marca incentivaram esse cliente a consumir.

Outro comportamento que precisa ser observado, refere-se a jornada de compra não linear.

Neste momento é muito comum vermos um consumidor começar a observar um produto no ambiente online e terminar a compra no offline, ou seja, as pessoas gostam do produto, vão até loja para vê-lo de perto e depois acabam efetuando a compra na loja física, pelo valor ou disponibilidade de entrega. E o contrário também é frequente, transformando a jornada de compra fragmentada.

Mas, não adianta apenas estar presente nesse ambiente, é necessário criar uma estratégia digital para apresentar os seus produtos e evitar erros. Por isso, no próximo tópico vamos te apresentar as dicas para faturar nas redes sociais. Veja! 

Como vender nas redes sociais?

Depois de entender melhor os conceitos, chegou a hora de colocar a mão na massa. E aí empreendedor, será que você sabe como impactar esse público de forma certa?

Separamos a seguir algumas dicas especiais para você obter bons resultados, confira:

1- Avalie o cenário

Estude o mercado, os concorrentes e as tendências que fazem sentido para a sua empresa. É preciso analisar o que está dando certo e como você pode ser criativo para aproveitar o momento.

2- Crie uma estratégia

Faça um planejamento, com todos os elementos que estarão presentes nessa divulgação, tais como: manual de marca, posicionamento, tom de voz, redes que serão utilizadas, objetivos, entre outros. 

Lembre-se que é preciso ter uma estrutura totalmente integrada, potencializando as vendas e as outras áreas da empresa. 

3- Desenvolva um estudo de persona

É muito importante você conhecer esse público que vai consumir o seu produto. Por isso, antes de criar qualquer tipo de conteúdo é necessário fazer um estudo, ou seja, conhecer e definir o perfil e comportamento do seu comprador ideal, antes de pensar nas ações que vão impactá-lo. 

A persona deve ser criada a partir de dados reais como: idade, características demográficas, escolaridade, ocupação, hábitos de compra, entre outros fatores. 

Essas informações vão te ajudar a entregar a mensagem certa, para as pessoas certas. 

4- Invista em conteúdos relevantes

Hoje o número de informações que estão disponíveis na rede social é muito grande. Por isso, é preciso ter cuidado e pluralidade nessa criação.

Faça posts que promovem a venda mas também a participação dos internautas, ou seja, crie peças criativas e divertidas para gerar engajamento e comentários. 

Desenvolva conteúdos que mostrem o seu produto, mas de forma indireta, através de um ambiente contextualizado, por exemplo.

Utilize depoimentos para agregar valor à imagem de sua empresa. Alguma publicação de um consumidor elogiando o seu atendimento ou a qualidade do seu produto, são alguns exemplos.  

5- Crie um calendário de postagens 

Quando falamos de rede social, frequência é TUDO. Por isso, para não acontecer imprevistos ou ter que se preocupar com um conteúdo de última hora, faça um calendário de publicações. Coloque as datas comemorativas que são importantes para o seu setor. Planeje as criações de forma integrada, e siga à risca essa programação. 

6- Faça anúncios patrocinados

Para crescer nas redes sociais, é preciso investimento. O alcance orgânico das publicações não passa de 3% na maioria das páginas. 

Por isso, faça um investimento mensal em anúncios. Impulsione posts de sucesso e faça anúncios extremamente direcionados para venda.

7- Crie lojas online

Atualmente, as redes oferecem recursos dentro das plataformas para criar lojas.  Facebook e Instagram já disponibilizam essa funcionalidade para os seus usuários. 

Configure as informações de seus produtos, insira Tags para rastreamento, crie categorias por área de interesse, personalize o visual da sua loja de acordo com a identidade visual da sua marca e não se esqueça de caprichar nas fotos dos produtos.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre esse assunto? Então deixe conferir o artigo sobre Social Commerce e como adotá-lo na sua estratégia!

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