Como usar o QR Code no marketing
Dicas

Como usar o QR Code no marketing?

Nos cardápios dos restaurantes, no programa de TV, no catálogo de produtos, nos eventos online, enfim o QR Code começa a se tornar popular e é atualmente considerado como uma importante ferramenta para diversos setores, principalmente para o marketing digital.

Mas, afinal o que é QR Code? Como aplicá-lo na minha estratégia? ?

É sobre isso que vamos falar nesse artigo, vem com a gente!

O que é QR Code?

Como usar o QR Code no marketing

Freepik

O termo QR Code vem da palavra em inglês “Quick Response” que em tradução direta significa resposta rápida. Ele nada mais é do que um código de barras bidimensional, ou seja, um gráfico 2D, que facilmente pode ser escaneado por aparelhos que tenham câmeras, como celulares e tablets ou por aplicativos baixados nos aparelhos. 

Este símbolo pode armazenar caracteres alfanuméricos, binários, numéricos e até mesmo o alfabeto japonês/kanji. Estes dados pré-estabelecidos podem direcionar  para um site, número de telefone, vídeo, músicas, textos, SMS, gráficos, entre outros. 

Dessa forma, quem cria o código define o que será inserido nele, de acordo com os seus objetivos. 

Como surgiu o QR Code?

Este recurso foi criado em 1994, no Japão, pelos profissionais da empresa Denso-Wave. Inicialmente, eles eram usados apenas para a identificação na indústria automobilística.

Em 2003, os QR Codes começaram a ser codificados pelos aparelhos móveis, graças às câmeras fotográficas mais tecnológicas, e a partir daí eles foram aplicados em diversos setores com os variados objetivos.

Mas, no Brasil, este recurso começou a ser utilizado apenas em 2007, inseridos em algumas publicidades impressas, e pouco a pouco eles foram se popularizando. 

Atualmente, o QR Code apresenta um grande sucesso, tendo em vista os diversos tipos de aplicações. Sabendo disso, muitas empresas começaram a enxergar nesse recurso uma excelente oportunidade para se conectar com uma audiência cada vez mais tecnológica e engajada. 

Vantagens do QR Code?

Como usar o QR Code no marketing

Freepik

Agora que você já aprendeu o que é QR Code e como ele funciona, chegou a hora de entender os principais benefícios que esse recurso pode trazer para sua empresa. Veja a seguir quais são eles:

  • Capacidade de armazenamento muito superior ao código de barras tradicional;
  • Leitura de fácil compreensão por diversos tipos de dispositivos;
  • Maior chance de atrair o consumidor durante as campanhas publicitárias;
  • Gera maior engajamento e satisfação do público;
  • Aumento da interatividade;
  • Impulsionar as suas vendas de uma forma criativa e de baixo custo para o seu negócio;
  • Contribuir na criação da identidade e autoridade da marca;
  • Auxiliar na divulgação de informações e novidades para os consumidores;
  • Possibilidade de mensuração de acessos, com o auxílio de ferramentas específicas ou link de monitoramento. 

Como aplicar o QR Code no marketing?

Bora aplicar o QR Code em sua estratégia de marketing? Mas, como fazer isso? ?

Confira as dicas que separamos para te ajudar:

✅ Se você tem um estabelecimento físico procure colocar em seus materiais (cartazes, cartões de visita, folhetos), algum QR Code para que os clientes realizem ações na internet. Esse link pode direcionar tanto para o seu site, quanto para as suas redes sociais.

✅ Vai participar de um evento online? Aproveite a oportunidade para divulgar um código que leve para a sua landing page de um produto ou serviço exclusivo. Aqui é de extrema importância contextualizar a ação de acordo com a ocasião. 

✅ Investe em publicidade impressa ou na TV? Que tal oferecer para este público o lançamento de um novo aplicativo utilizando um QR Code que direcione para o download do programa. 

✅E se o seu objetivo é gerar mais engajamento, uma excelente alternativa é inserir esse recurso de uma forma simples e prática. Aplicando, por exemplo, o código na embalagem do seu produto com informações adicionais, tais como: modo de produção, dicas para usar, aqui o que vale é soltar a criatividade. 

Esse tipo de ação geralmente faz com que o cliente se sinta mais valorizado, o que facilita sua fidelização. 

✅ Vai fazer alguma parceria com outra empresa? Participar de um evento presencial? Porque não, criar um panfleto com um QR Code específico que gere um desconto para a sua persona. 

Estas são apenas algumas ideias para você começar a colocar em prática esse recurso que está cada vez mais presente na vida das pessoas e pode contribuir e muito nos resultados da sua empresa.

Gostou deste artigo? E, se você quiser aprender um pouco mais sobre marketing digital, clique aqui! 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *