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Como saber qual rede social é mais adequada para o seu negócio

As redes sociais se tornaram parte do cotidiano da sociedade, e quando falamos em sociedade, nos referimos às pessoas e às empresas.

Essas plataformas surgiram com a intenção de promover a interação entre os usuários, de modo que pudessem compartilhar imagens, pensamentos, vídeos, dentre outros materiais do tipo.

Com o passar do tempo, as redes sociais conquistaram uma grande quantidade de usuários e isso fez com que elas também se tornassem canais de informação.

As empresas logo perceberam a relevância desses sites na vida das pessoas e o que eles poderiam fazer pelo marketing do negócio. Atualmente, as redes sociais são muito mais do que importantes para uma marca, elas são necessárias.

Por meio dessas plataformas, os consumidores conseguem entrar em contato com as marcas, consumir suas publicações e até mesmo interagir com elas. Tanto é que muitas empresas já usam as redes sociais como mais um canal de atendimento ao cliente.

Mas, para aproveitar seus benefícios, é necessário escolher as redes adequadas. Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância das redes sociais para as empresas e quais são as principais para começar o negócio.

Importância das redes sociais para as empresas

Como saber qual rede social é mais adequada para o seu negócio

Freepik

De acordo com uma pesquisa realizada pela MarketingSherpa, 95% dos adultos de 18 a 34 anos seguem alguma marca nas redes sociais, entretanto, todas as faixas etárias apresentam uma porcentagem de 70% ou mais.

A pesquisa diz respeito ao cenário do mercado americano, mas no Brasil, a situação não é muito diferente. Para se ter uma ideia, o país é responsável por 10% de todo o tempo gasto nas redes sociais no mundo.

Tudo isso trouxe mudanças para os negócios, como no caso de uma empresa de lavagem de estofados que percebeu as mudanças na jornada do consumidor.

Nesse cenário, as redes sociais se tornaram uma importante plataforma para conquistar o público, levando até eles conteúdo de qualidade, interatividade e informação.

As propagandas nessas e em outras plataformas são considerados meios disruptivos, por isso as pessoas bloqueiam anúncios por meio de softwares específicos.

Pelo fato de as redes sociais serem excelentes canais para estar junto do público, é fundamental que as marcas saibam contornar essa situação.

Só que também é importante dizer que não é porque uma marca está nas redes sociais que ela pode se esquecer de outras estratégias, como e-mail marketing, publicações do blog ou até mesmo estratégias offline, como comerciais na TV.

Tanto é que a interação entre diferentes mídias se tornou uma das melhores estratégias para engajar a audiência em diferentes canais. 

Entretanto, no que diz respeito às redes sociais, as vantagens trazidas por elas são:

  • Fidelização de clientes;
  • Prospecção de novos consumidores;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Mais engajamento;
  • Autoridade de marca.

Ao investir nas redes sociais, a primeira vantagem que uma prestadora de serviço de vigilância em Macapá percebe é a fidelização de clientes.

As redes sociais são um importante canal para fidelizar os clientes, uma vez que permitem o contato direto entre as marcas e os consumidores, por meio de vários recursos como marcas ações, comentários, chats, dentre outros.

Contatos rápidos e simples estreitam os laços e geram confiança, e se o cliente confia na marca, é natural que volte a comprar com ela mais vezes.

A internet se tornou um importante canal para atrair novos consumidores, tendo em vista que as pessoas utilizam várias plataformas para pesquisar sobre produtos e serviços antes de comprar.

Nesse cenário, as companhias precisam desenvolver estratégias para se destacar em meio aos concorrentes. Os consumidores devem ser atraídos por meio de conteúdo de qualidade e as redes sociais são excelentes canais para isso.

O cliente também se sente mais satisfeito, justamente porque pode ter um relacionamento direto com a corporação.

Os usuários compartilham as experiências com as marcas, e isso acontece porque elas não procuram apenas comprar um produto ou serviço, mas também querem ser bem atendidas e vivenciar uma experiência positiva.

Se uma pessoa contrata entrega de documentos motoboy não quer apenas enviar um produto ou recebê-lo em algum lugar, ela também quer um preço justo, atendimento de excelente qualidade e sentir que a empresa tem consideração por ela.

Tudo isso será compartilhado posteriormente em alguma rede social, por isso, é fundamental estar presente nessas plataformas.

Quando a marca se relaciona com o cliente nas redes sociais, acaba aumentando o engajamento de seu público nesses canais. As pessoas vão participar muito mais das publicações e interagir com tudo.

O público está preparado para se engajar com todo o tipo de companhia, por exemplo, quando uma pessoa pesquisa sobre farmácia de manipulação perto de mim, se gostar do atendimento, automaticamente vai se sentir mais engajada.

Isso é importante porque aumenta a audiência e desperta o interesse de mais pessoas sobre os produtos e serviços. Quanto maior for o engajamento, mais pessoas serão impactadas pelas publicações.

Por fim, estar nas redes sociais também é construir a marca, de modo que ela se posicione como autoridade a cada nova publicação. Mas, lembre-se de que as postagens precisam ser relevantes e ter qualidade.

Principais redes sociais para começar os negócios

Como saber qual rede social é mais adequada para o seu negócio

Existem inúmeras redes sociais, mas aquelas que mais se destacam são as mais importantes para começar o negócio. 

Facebook

O Facebook é a rede social mais famosa atualmente, e por meio dela, é possível se conectar com outras pessoas e empresas de qualquer lugar do mundo.

Para seu negócio, essa plataforma é uma das mais indicadas, principalmente, se a intenção é alcançar um público muito grande e estreitar o relacionamento com a audiência.

Uma firma terceirizada de limpeza pode encontrar metade da população brasileira presente nesta plataforma, portanto, independentemente do segmento do negócio, ele vai encontrar o público no Facebook.

Os consumidores podem coletar várias informações sobre a empresa, como horário de funcionamento, endereço, dentre outras informações.

O Messenger é um canal excelente para melhorar o atendimento ao cliente e oferecer mais um ponto de contato entre o seu negócio e o público.

Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, por isso, está entre as mais recomendadas para as empresas. Tanto sucesso se deve à usabilidade por meio dos aplicativos móveis e por pertencer ao Facebook.

Além disso, o Instagram é uma plataforma totalmente focada na divulgação de imagens e conteúdos audiovisuais, formatos preferidos pelas pessoas.

A principal vantagem para o negócio é que a marca pode divulgar imagens de seus produtos e serviços, algo que costuma chamar a atenção das pessoas que conseguem entender melhor as soluções que a marca oferece.

Uma empresa de manutenção relógio de ponto pode tirar fotos com o seu celular, inserir efeitos e filtros e compartilhar essas imagens de várias maneiras nesta plataforma.

Twitter

O Twitter é como se fosse um microblog e é bastante popular entre o público mais jovem, contudo, vem passando por grandes mudanças nos últimos anos.

A plataforma é muito útil para segmentar homens e mulheres que queiram estar sempre bem informados. Se a empresa costuma transmitir informações, sem dúvidas, esse canal é uma excelente escolha.

Assim como no caso do Facebook, o Twitter também pode ser utilizado por uma empresa de terceirização de serviços de limpeza hospitalar para entrar em contato com os clientes.

Os tweets são pequenos textos de até 140 caracteres, muito fáceis de compartilhar e de engajar o público que segue a marca.

Esta plataforma é muito popular e dinâmica, por isso, os usuários precisam mantê-la constantemente atualizada, o que também se aplica às empresas que usam o Twitter em suas estratégias de marketing digital.

YouTube

Os conteúdos em formato de vídeo estão se destacando cada vez mais, pois eles são muito mais dinâmicos e fáceis de compreender.

Hoje em dia, poucas pessoas têm tempo de ler um texto com calma e interpretar a informação transmitida por ele. Os indivíduos estão cada vez mais atarefados, por isso, precisam de materiais mais acessíveis e fáceis.

No YouTube, uma escola consegue oferecer aula de canto popular, dar algumas dicas para quem quer aprender a cantar, fazer propaganda, anunciar seus serviços, dentre outras possibilidades e tudo em formato de vídeo.

O público vai se interessar muito mais pelo que o negócio tem a dizer, terá uma compreensão muito mais ampla das soluções oferecidas por ele, o que gera impactos nas vendas e nos rendimentos futuros.

Considerações finais

Sendo assim, as redes sociais são canais extremamente importantes para as estratégias de marketing de qualquer tipo de negócio.

Estar presente nelas é estar próximo das pessoas que podem se interessar por seus produtos e serviços, interagir com esse público, atendê-los da melhor maneira e criar uma relação muito mais próxima.

Isso traz frutos de longo prazo e consegue divulgar a marca para um número muito maior de pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


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