inteligência artificial
Dicas dos especialistas

Como podemos encontrar inteligência artificial?

“Ok Google! Procurar o endereço …”, “Alexa! Colocar a música …” , “Siri! Abrir o email …”  Certamente você já usou ou ouviu falar desses recursos que usam inteligência artificial. Atualmente, essa tecnologia está presente cada vez mais no nosso dia a dia, nos mais variados lugares. 

Até nos momentos de lazer,  quando procuramos por sugestões de filmes, ou séries na Netflix ou quando buscamos por músicas no app do Spotify. Mas não para por aí! Essa tecnologia tem sido usada em áreas que nem imaginamos e vamos mostrar algumas nesse artigo. 

O que é inteligência artificial? 

Primeiramente, é necessário entender esse conceito. A inteligência Artificial, ou IA, como também é conhecida, é um avanço tecnológico que permite que softwares simulem uma mentalidade similar à humana para abstrair, criar, deduzir e até mesmo aprender certas ideias. 

O principal objetivo desse tipo de recurso é facilitar tarefas do dia a dia, modernizar os processos industriais e obter avanços em pesquisas científicas com a utilização de um “cérebro” artificial mais avançado e eficiente.  

Aplicações da inteligência artificial 

Com a explicação do conceito em mente fica muito mais fácil identificar onde estão sendo usados esses recursos. Veja a seguir alguns exemplos:

1- Google Maps e Waze: os dados são cruzados com vários lugares permite que você tenha as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito.

2- Lojas online: Possibilita que o usuário tenha mais recomendações personalizadas de produtos de acordo com suas pesquisas e seus hábitos de consumo. Auxilia também na logística, diminuindo o custo do cliente. 

3- Câmeras de segurança: nesse caso, a tecnologia é utilizada  para processamento de voz e  imagens para controle de acesso, monitoramento patrimonial, entre outras.

4- Indústria: fábricas automatizadas evitam desperdícios de insumos, produtividade, e consequentemente erros. Por isso, elas trabalham com mais precisão e geram menos gastos. 

5- Empresas: nesses locais, a IA pode ser utilizada para melhorar o atendimento ao cliente, personalizando o contato e gerando praticidade e conforto. 

A assistente virtual também pode ajudar muito no dia a dia das corporações, ela pode ser utilizada para marcar reuniões, horários na agenda, e atividades do cotidiano, se adaptando de acordo com as necessidades, agilizando os processos da equipe. 

6- Ensino: nesse setor, a inteligência artificial pode contribuir de várias formas, como: na mentoria para alunos, criação de conteúdo inteligente, programas de estudo eficientes, sistemas educacionais online e até mesmo métodos de desenvolvimento profissional para educadores por meio de treinamentos e conferências globais virtuais. 

7- Internet das coisas: nessa área, as empresas precisam desenvolver sistemas de gestão e otimização que possibilitem o desenvolvimento de produtos. Um exemplo bastante prático, são as geladeiras inteligentes, que emitem um aviso indicando o que está faltando e oferecem a opção de compra online, acionando apenas um botão em seu smartphone. 

Dessa forma, o usuário não precisa ir até o mercado, e portanto irá economizar tempo, agilizando a sua rotina. Esse é o principal objetivo da internet das coisas aliada a tecnologia artificial: facilitar e automatizar questões comuns do cotidiano. 

Por fim, vale ressaltar que a Inteligência Artificial pode ser implementada para agregar na solução de problemas, para aumentar a produtividade e auxiliar também em áreas como saúde, agricultura, marketing, mercado financeiro, entre outros.  

No futuro, a IA pretende provocar ainda mais transformações digitais para as empresas que buscam embarcar nessa tecnologia, economizando tempo e principalmente recursos.

Gostou desse artigo? Quer conferir ainda mais informações sobre tecnologia e mercado de trabalho? Então não deixe de ver o post: Profissões automatizadas!


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *