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Como fidelizar clientes com um chat online no site

O atendimento é um dos fatores com maior relevância na hora de fidelizar um cliente. Quando a empresa oferece um suporte de qualidade, as chances de retê-lo a médio e longo prazo são expressivas. Enquanto um serviço frio e sem empatia pode afastá-los e prejudicar a companhia comercialmente.  

Interações humanizadas e realmente preocupadas em solucionar os problemas de um consumidor podem ajudar a conquistá-los e até mesmo criar defensores para sua marca. 

Confira a seguir seis dicas que irão te ajudar no atendimento via chat. Vamos lá?

1- Melhore seu tempo de resposta

No meio digital, o tempo de retorno é uma das métricas mais relevantes de suporte ao cliente. Este dado indica desde o primeiro contato com o seu negócio até a mensagem oferecida por sua equipe. 

Internautas conectados que buscam os canais online não gostam de aguardar em filas digitais ou esperar por vários minutos para receber um retorno. Por isso, responder de forma rápida sem perder a qualidade é um fator essencial para conseguir retê-los e atender bem. 

Existem diversas maneiras de otimizar o suporte online para evitar a demora. Chatbots podem ser instalados para oferecer respostas automáticas e opções de autoatendimento. Além disso, você pode contar com a funcionalidade de callback, uma opção em que consumidores oferecem suas informações para agendar o horário, por exemplo, ou realizar alguma ação pré determinada. 

2- Invista nos canais digitais

O chat online é uma alternativa moderna e eficaz ao atendimento prestado convencionalmente por e-mail ou telefone. No entanto, uma grande parte dos clientes já está acostumada a entrar em contato com as empresas através das redes sociais e de aplicativos de mensagens como o WhatsApp. 

Para garantir que seu negócio não fique para trás, utilize uma ferramenta profissional capaz de expandir o seu serviço, como: o WhatsApp Business, Instagram Direct, Facebook Messenger e outros aplicativos. 

Desta forma, clientes terão mais opções e poderão escolher seu meio de comunicação preferido, contribuindo com uma melhor taxa de satisfação.

Contudo, não descarte os outros canais, mantenha-os em sua estrutura de atendimento para que ela seja mais sólida e esteja preparada para oferecer uma boa experiência a partir de qualquer meio. 

3- Seja proativo

Existem diversas diferenças entre o acesso de uma loja física e a visita a um e-commerce, no entanto, uma de suas similaridades é fundamental para alcançar o sucesso nas vendas: a proatividade. 

Com certeza, você já viveu a experiência de entrar em um estabelecimento e ser abordado por um vendedor disposto a ajudar. Atualmente, as ferramentas de automação de chat proporcionam uma vivência muito similar através do acesso a um site. 

Convites proativos podem ser configurados para darem boas-vindas a cada visitante que entra em contato. Além disso, mensagens contextualizadas podem ser configuradas de acordo com a página que o internauta está acessando. 

Estes recursos proporcionam aos negócios online uma forma de tomar iniciativa nas interações com os clientes. Algo que faz diferença na percepção da qualidade dos seus serviços e que pode promover novas oportunidades. 

A proatividade é um fator muito importante para que o seu negócio possa converter mais consumidores decorrentes do tráfego de suas campanhas de publicidade, sejam elas feitas dentro de sua empresa ou por agências de marketing digital

Portanto, não espere pelo contato do cliente, aumente as chances de fechar uma venda ao diminuir a distância entre interessados e sua equipe.

4- Integre os canais de atendimento

O investimento em suportes modernos como o chat online oferece mais opções para os clientes. Através de sua integração é possível disponibilizar um atendimento de qualidade até mesmo a partir das redes sociais, alcançando seu público onde ele está.

Além disso, ele conta com outras integrações que aumentam a eficiência, como: o callback, e-mail e telefonia VoIP, proporcionando ao seu negócio uma atuação omnichannel, capaz de atender consumidores em diversas ferramentas enquanto a informação é centralizada em apenas uma plataforma. 

Isso eleva a qualidade do atendimento. Históricos e informações integradas fazem com que os clientes não precisem repetir suas dúvidas ou relatar seus problemas novamente ao serem transferidos para um novo funcionário. Esta mudança de setor ou profissional pode ser feita sem interrupções, melhorando a experiência com a empresa. 

Desta maneira, seu negócio irá aperfeiçoar a eficiência do trabalho realizado pelos atendentes e irá aumentar a chance de fidelizar o público através das interações.

5- Use o chat online para otimizar o atendimento nas redes sociais

Um chat online é uma ferramenta muito útil que pode ajudar nas interações com clientes nas redes sociais. Mesmo com sua equipe de atendentes disponíveis, oferecer um sistema integrado em suas redes sociais é uma boa opção. 

Através dele é possível rastrear todas as conversas, responder tirar dúvidas sobre seu negócio, economizar tempo da equipe, compartilhar links, direcionar clientes ao seu site, com a possibilidade de acompanhar um pedido ou fazer o rastreio de um envio. 

Além disso, a sua equipe nunca mais precisará acompanhar diversos canais de atendimento individualmente se todos estiverem integrados à uma única plataforma omnicanal.

6- Personalize 

Nossa última dica pode ser um pouco óbvia, porém melhorar seus processos e começar a utilizar os recursos disponíveis nas ferramentas de chat online irá aumentar a satisfação de seus clientes. 

Portanto, garanta o treinamento de sua equipe para oferecer um atendimento personalizado para cada consumidor que entrar em contato. Isso deve ser feito em todos os canais adotados por sua empresa. Durante chamados, os atendentes precisam agir com empatia e atenção, entendendo as dores, desafios, necessidades e preferências de cada pessoa. 

É importante ter uma mentalidade voltada para a felicidade do cliente e não apenas focada em fazer uma venda para terminar o pedido. Portanto, ajuste seus processos para que seja possível acompanhá-los em sua jornada de compra até o pós-venda, mantendo o contato com sua marca e aumentando a possibilidade de fidelização.

Alavanque o atendimento nas redes sociais e conquiste mais clientes com o chat online

O chat online é a ferramenta perfeita para integrar todos os seus canais de comunicação. Considere a possibilidade de usar ferramentas profissionais para dar este importante passo em direção ao atendimento online. 

Esperamos que nossas dicas para utilizar esta plataforma sejam úteis para o seu negócio e possam ser colocadas em prática para aumentar a qualidade da experiência dos seus clientes.

Para isso, escolha um chat online profissional capaz de atender todas as suas demandas e integrar múltiplos canais, como por exemplo o JivoChat, o maior chat online para sites no Brasil. Boas vendas!

***Por JivoChat***


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