Como fazer live no Youtube
Redes SociaisYouTube

Como fazer live no Youtube?

Na rua, na chuva ou na fazenda, as lives estão em todo lugar, em todos os cantos do país, em diversas plataformas e com os mais variados assuntos. Culinária, educação, capacitação profissional, música, cinema, foram alguns dos temas mais abordados. E no Youtube não poderia ser diferente!

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transmissão via streaming, conhecida popularmente como live, não é um recurso novo, no entanto, durante a quarentena decorrente da pandemia de covid-19, essa ferramenta se tornou um fenômeno.

A plataforma durante o ano de 2020 alcançou excelentes resultados. Pesquisas apontam que o tempo de visualização dos canais aumentaram 91% e 54% dos usuários afirmaram que pretendem usar ainda mais o Youtube. 

Diante desse cenário, as marcas começaram a repensar sua estratégia de comunicação, e viram na plataforma uma boa oportunidade para se conectarem com o público-alvo e ainda aumentarem seu alcance. 

E esse posicionamento se reflete no comportamento dos usuários. Segundo dados do Youtube 44% das pessoas procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez na plataforma durante a pandemia e 87% dos pesquisados resolveram fazer a aquisição de um produto ou serviço após visualizar um vídeo. 

As lives mudaram a forma de se produzir conteúdo no Youtube, fornecendo aos canais e empresas, uma nova forma de engajar o público, compartilhar experiências e criar vínculos. 

Veja a seguir outros dados importantes sobre as lives do Youtube:

Como fazer live no Youtube

Fonte: Youtube

E contra dados não há argumentos, não é verdade? 

Se você quer aproveitar essa oportunidade como estratégia de conteúdo, mas não sabe como fazer, acompanhe o tópico a seguir. ????????

Tutorial completo para fazer uma live no Youtube

Requisitos básicos

Antes de mais nada é importante destacar que para o seu canal transmitir uma live, será preciso:

  • Atingir a marca de mil inscritos;
  • Não ter recebido nenhuma restrição de transmissão ao vivo nos últimos 90 dias;
  • E verificar a sua conta na plataforma. Para fazer isso, acesse este link, depois informe o seu número de telefone e digite o código que será enviado por SMS ou mensagem de voz.  
Como fazer a live?

Após esta etapa, siga o passo a passo a seguir:

1- Acesse o seu canal do Youtube;

2- Em seguida, no canto superior direito, clique em criar.

Como fazer live no Youtube

3- Depois, selecione a opção: transmissão ao vivo.

Como fazer live no Youtube

4- Uma nova janela irá abrir. Selecione a opção > “Programar Transmissão”

Como fazer live no Youtube

5- Em seguida, você terá que preencher um formulário com algumas informações, tais como: nome da transmissão e descrição.

6- Após preencher este formulário, clique em mais opções para aparecer mais ajustes.

Como fazer live no Youtube

7- Posteriormente, irá aparecer uma nova tela. Faça os ajustes sobre a visibilidade. Você poderá escolher: pública (para todos), privada (só para você e que quem escolher) e não listado (qualquer pessoa com o link poderá visualizar); 

Em seguida, você poderá definir o dia e horário para criar uma transmissão agendada.

7- Por fim, aparecerá uma tela para copiar o link da live ou compartilhar diretamente para suas redes sociais. 

Como fazer live no Youtube

Vale lembrar que se esta é a sua primeira transmissão ao vivo, a ativação para este recurso pode demorar até 24 horas. E assim que ele for liberado, você poderá criar lives instantaneamente. 

Métodos de transmissão

A transmissão ao vivo no Youtube pode ser via celular, tanto nos aparelhos com sistema operacional Android quanto no iOS. E o processo para publicação é exatamente igual.

Se você possui um desktop será necessário adquirir um microfone e webcam separadamente.

Vale ressaltar que para obter melhores resultados na captação de áudio e vídeo vale a pena investir em componentes embutidos. 

Outra forma de fazer lives no Youtube é utilizando um codificador, ou seja, um programa que permite transmitir imagens da sua câmera, áudio do microfone, tela do computador, ou qualquer outra cena, apresentação ou vídeo que você desejar. 

Este software funciona como uma espécie de editor de vídeo que converte todas as informações para o Youtube transmitir. Ele é bastante utilizado para lives de games, eventos esportivos, shows e conferências.

Existem diversos codificadores que são certificados pelo Youtube.  No entanto, nenhum deles é feito diretamente pela plataforma. Avalie os serviços oferecidos e veja qual é a opção que se adequa às suas necessidades.

Se você optar por um codificador, não deixe de conferir as indicações e o passo a passo que o Youtube oferece. Para saber mais, clique aqui! 

Conteúdos

Você pode abordar na live do Youtube os assuntos mais diversos, desde que atendam às diretrizes da comunidade e termos de serviço.

Se alguma regra não for cumprida, a plataforma pode aplicar uma restrição de idade ou até remover o conteúdo.

Caso alguma restrição seja aplicada na sua live, você receberá um aviso sobre a medida. E essa punição pode impedir que um canal faça transmissões online por até 14 dias. 

Dicas para a sua live ter sucesso no Youtube

Para embarcar nessa onda e aproveitar tudo o que esse recurso pode te oferecer é necessário desenvolver algumas estratégias. Separamos a seguir algumas dicas de sucesso para te ajudar a aproveitar ao máximo o poder das lives no Youtube, confira:

  • Tenha um bom roteiro;
  • Escolha um horário para a transmissão;
  • Estabeleça um tempo de duração;
  • Cuidado com a qualidade de som e imagem;
  • Cuide do cenário;
  • Divulgue nos mais diversos canais;
  • Compartilhe experiências e promova o engajamento;
  • Deixe os comentários sempre ativos;
  • Tenha uma boa conexão de internet;
  • Aproveite a sazonalidade para os temas;

Gostou deste artigo? E, se você quiser aprender um pouco mais sobre os stories do Youtube, clique aqui.

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *