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Como distribuir corretamente seu conteúdo no Instagram?

Quer aproveitar o máximo do engajamento do seu perfil no Instagram? Precisa entender melhor como os seus posts, vídeos e stories são consumidos pela sua audiência? 

Continue lendo e veja como distribuir corretamente seu conteúdo no Instagram

Antes de começar, precisamos entender como funciona o algoritmo e os formatos da plataforma.

Para que seu post seja distribuído da forma correta é preciso diversificar. Atualmente é possível publicar imagens e vídeos, nos mais diversos formatos, tais como: feed, igtv, reels, stories e carrossel, e o ideal é que você faça o uso de todos eles.

Lembre-se de que quanto mais você usa as ferramentas do Instagram, mais o aplicativo considera o seu perfil relevante, pois ele te vê como um bom criador de conteúdo.

Nesse artigo vamos explorar mais sobre esse tema. Fique atento! 

Como eu faço para distribuir corretamente o meu conteúdo?

Se você administra redes sociais, com certeza, você já passou pela situação de produzir um material que você se empenhou para fazer,  mas que não deu o resultado esperado. 

Para evitar esse tipo de situação é necessário planejamento e boa organização do conteúdo nos mais diferentes formatos.

Após ter seu planejamento pronto e começar a publicar, é preciso distribuí-los, e não apenas postar no feed e aguardar comentários e curtidas.

Uma dica de ouro é aproveitar um mesmo conteúdo em diversos formatos. Como assim? 

Após publicar uma imagem no feed, pegue aquele material e crie um contexto sobre o tema nos stories. Logo depois, compartilhe o post para que a pessoa consuma o assunto por completo. 

Feito isso, veja a repercussão e se possível crie um IGTV falando do mesmo tema com mais profundidade e monte um carrossel resumindo este vídeo. E para finalizar, pegue o melhor trecho e faça um Reels convidando a pessoa para assistir o IGTV. Pronto, uma distribuição completa usando um único conteúdo!

Agora tudo se conecta e a sua audiência poderá consumir da forma que ela preferir.

Quando é feita esta distribuição, você faz sua audiência navegar pelo seu perfil, consequentemente. Ela passa mais tempo consumindo e o Instagram enxerga sua conta como relevante, entregando mais engajamento.

Para potencializar ainda mais essa estratégia, separei algumas dicas valiosas sobre as melhores formas de se aproveitar os recursos disponíveis no app, confira! 

Dicas para distribuir o conteúdo

Como mencionado anteriormente, para aumentar o engajamento, é necessário sair da uniformidade, é preciso diversificar. Sem esquecer, é claro, de monitorar os resultados para acompanhar as estratégias. 

Para te ajudar nessa criação diversificada, separei a seguir algumas dicas para você aproveitar melhor os recursos disponíveis, veja! 

Imagens

Com um volume muito grande de informações, é de fundamental importância se destacar no feed, criando imagens atraentes e relevantes.

Na hora de produzir esses criativos, lembre-se que é necessário ter alguns cuidados, tais como:

  • Escolha imagens próprias ou de banco de imagens, que não são protegidas pelos direitos autorais;
  • Crie uma identidade visual, para que os seus posts sejam identificados pela audiência e não sejam replicados sem os devidos créditos.
  • Utilize imagens com alta resolução, pois o Instagram exige que a qualidade das fotos seja grande. 
  • Produza posts criativos e diferentes que chamem a atenção.
  • Cuidado com o excesso de elementos utilizados em uma mesma imagem;
  • Os filtros são marca registrada do app. Utilize os recursos disponíveis na rede para produzir excelentes conteúdos.
  • O Instagram se destaca por ser uma plataforma visual, por isso, prefira títulos curtos e objetivos. 

Se você não tem familiaridade com programas de edição de imagem, você pode utilizar os diversos aplicativos disponíveis no mercado, como: Canvas, Snapseed, Pixlr, entre outros. 

 

Vídeos

Os conteúdos nesse formato geram muito engajamento no Instagram. Segundo pesquisas do setor, esse tipo de post alcança 21,2% mais interações do que uma imagem.  

E o seu poder de fixação é muito relevante. Quando uma pessoa assiste a um vídeo elas retêm 95% da mensagem, no entanto, quando há um texto, os seguidores registram apenas 10% do assunto. 

Isso acontece porque os elementos presentes nos vídeos (sons, imagens, efeitos, textos), ativam diferentes áreas do cérebro ao mesmo tempo, o que faz com que o conteúdo seja mais fixado.

Dessa forma, os seguidores costumam compartilhar mais as publicações com esse formato, gerando crescimento no perfil e confiabilidade da marca. 

No entanto, é preciso ter cuidado com o tamanho dos vídeos. Eles não podem ser longos, pois a audiência costuma gostar de mensagens rápidas e vídeos curtos. 

Se você quiser aprender a editar os vídeos para torná-lo ainda mais criativo e dinâmico, clique aqui. 

 

Stories

Este recurso é o queridinho do momento. Seja para distribuir um conteúdo ou criar um tema inédito, ele é muito acessado pelos usuários da plataforma. Com peças divertidas e atrativas, um terço dos stories mais visualizados são de empresas. 

Veja a seguir algumas ideias para arrasar nessa funcionalidade:

  • Compartilhe os momentos da vida real da empresa;
  • Publique depoimentos de clientes;
  • Conte a história da marca;
  • Faça citações de frases que tenham relação com o seu nicho de mercado;
  • Apresente seus produtos e serviços;
  • Faça enquetes para promover o engajamento;
  • Insira links para páginas específicas. Mas não se esqueça, que esse recurso só pode ser utilizado para perfis que tenham mais de 10 mil seguidores;
  • Compartilhe tutoriais.

Atualmente, mais de 400 milhões de contas usam o Instagram Stories todos os dias, por isso, essa ferramenta vem sendo uma ótima alternativa para despertar o interesse pela marca, criar relacionamento com os possíveis clientes ou mesmo para gerar venda de produtos e serviços. 

IGTV

O IGTV é uma ferramenta do Instagram para publicar vídeos de longa duração. Segundo informações da própria plataforma, o número de conteúdos criados utilizando esse recurso cresce cerca de 80% ao ano. 

Confira a seguir algumas informações importantes:

  • Os vídeos do IGTV não podem receber edições de corte e filtros para alterar a tonalidade das cenas;
  • O formato do arquivo precisa ser em MP4;
  • Os vídeos devem ser gravados na vertical, com uma proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16. 
  • Não é permitido abrir a câmera do celular para gravar cenas, deve-se apenas utilizar arquivos salvos no celular;
  • Você pode publicar vídeos com até 10 minutos de duração e 650 MB de tamanho;
  • Usuários que possuem a conta verificada podem publicar arquivos com até 60 minutos e 5,4 GB de tamanho.

A estratégia mais importante que precisa ser utilizada para esse tipo de formato é compartilhar uma prévia no feed. 

Com esse tipo de publicação, é possível dobrar o número de visualizações de um mesmo vídeo, aumentando consideravelmente o tráfego orgânico. 

Para produzir esse tipo de conteúdo, invista na mensagem dos primeiros segundos com gatilhos que ajudem a despertar o interesse do público para assistir até o final. 

Se você quiser saber mais dicas para usar o IGTV, acesse aqui. 

Reels

Este é o mais recente recurso lançado pelo Instagram. Com ele é possível criar e publicar vídeos de até 15 segundos no feed e na aba explorar. 

Esse conteúdo geralmente utiliza música e recursos visuais bem dinâmicos e criativos.

O Reels foi lançado para concorrer diretamente com o TikTok, o app chinês que tem ganhado o gosto dos internautas atualmente. 

Veja a seguir algumas dicas para utilizar esse recurso:

  • Tenha um tema definido para o vídeo;
  • Crie um roteiro para não se perder no tempo de gravação;
  • Ajuste a velocidade no menu lateral localizado no canto esquerdo da tela;
  • Fique de olho nas tendências;
  • Use músicas famosas;
  • Crie uma capa personalizada;
  • Não se esqueça das hashtags;

A presença digital se tornou uma necessidade dentro das estratégias de marketing de uma empresa. Por isso, é preciso criar um planejamento e conteúdo adequados para atingir o público e gerar visibilidade para a marca. 

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