Como criar vídeos virais?
DestaqueDicas

Como criar vídeos virais?

Recentemente elaboramos um artigo sobre Como produzir um conteúdo viral e citamos os vídeos como uma excelente ferramenta para aplicar nesse tipo de estratégia.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas de como criar vídeos virais, por isso, vamos explicar neste artigo, a importância desse formato e como fazer isso de forma prática, confira! 

O que são vídeos virais?

Antes de mais nada é necessário explicar que os vídeos virais são conteúdos compartilhados com muitas pessoas em um período curto de tempo. É como o próprio nome sugere mesmo, é algo que se reproduz de forma parasitária, ou seja, muito rápida.

Este tipo de formato tem se tornado cada vez mais comum e isso se deve a três fatores muito importantes: a evolução nas tecnologias de vídeo, a disseminação de plataformas de publicação tais como: Youtube, Tik Tok, Instagram Reels, entre outros e o aumento do consumo de internet mobile, onde a pessoa pode estar em qualquer lugar para visualizar este tipo de conteúdo.

Mas, você pode estar se perguntando, será que é possível aplicar essa estratégia no marketing digital de uma empresa?

É claro que dá! Atualmente grandes organizações conseguiram emplacar vídeos virais em diversas redes sociais. E isso gerou um aumento nas vendas e um reconhecimento de marca muito positivo. 

Estudos recentes comprovam que as pessoas são muito mais propensas a comprar um produto ou recomendar uma empresa, a partir da visualização de um vídeo viral. 

Quem não se lembra da campanha mundial da Always divulgada em 2014 que promoveu a frase “Like a Girl” com o objetivo de empoderar as mulheres.

No vídeo, crianças e jovens são questionados para fazer algo “como uma menina” e as reações são as mais diversas. 

Para visualizar essa campanha na íntegra, clique aqui! 

Este vídeo viral tem aproximadamente 70.000.000 visualizações no Youtube e até hoje é comentado, compartilhado e divulgado por muitas pessoas. 

Outro exemplo recente, foi a campanha de fim de ano da bebê Alice com a atriz Fernanda Montenegro, o conteúdo se tornou viral em instantes, com aproximadamente 50.000.000 visualizações e até hoje vemos memes por aí com o rostinho da criança, não é verdade?

Quer lembrar desse vídeo viral? Clique aqui e confira! 

Como criar vídeos virais

Freepik

Por que um vídeo se torna viral?

O principal fator da viralização de um vídeo é a busca por opinião de outras pessoas sobre um determinado assunto, seguido pelo compartilhamento de interesses em comum com os amigos. 

Essa informação foi comprovada por um estudo recente realizado pela empresa de tecnologia Unruly divulgado pela Harvard Business Review. 

Confira a seguir mais algumas motivações, segundo a pesquisa, que contribuem para que um vídeo se torne viral:

Paixão Compartilhada – “Isso permite que eu me conecte mais com os amigos que possuem interesse em comum.”

O social na vida real – “Esse conteúdo irá me ajudar a socializar mais com os meus amigos online.”

Novidade – “Desejo ser o primeiro a mostrar esse vídeo viral para os meus amigos”.

Reconhecimento – “Pretendo mostrar meu conhecimento e autoridade no assunto”. 

Zeitgeist – “Tendência que avalia o comportamento cultural e intelectual das pessoas em um período determinado de tempo.”

Iniciando uma conversa – “Quero começar uma conversa online.”

Autoexpressão – “O que isso diz sobre mim.”

Bem social – “Isso tem uma boa causa? Quero ajudar”. 

Para visualizar a pesquisa completa, clique aqui!

Como criar vídeos virais

Freepik

Dicas para criar vídeos virais

Ver o seu conteúdo se tornando viral é o desejo de muitos profissionais de marketing, não é verdade?  

Porém, não existe receita pronta para que isto aconteça, mas algumas características similares foram analisadas nesse tipo de conteúdo, por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a criar vídeos irresistíveis, confira:

Utilize assuntos comuns 

Crie vídeos com temas que várias pessoas já conhecem, pois isso facilitará a compreensão.

Desperte emoções

Provoque sentimentos em quem está assistindo o vídeo viral. Isso pode ser reflexão, alegria, surpresa, compaixão, otimismo, representatividade, entre outros. 

Utilize músicas

Procure utilizar elementos que estimulam outros sentidos, como no caso da música, por exemplo. Mas, tenha cuidado para respeitar os direitos autorais. 

Atenção com os temas engraçados

Eles podem ser ótimos para viralizar um vídeo, mas precisam estar adequados com a sua empresa e objetivos. E lembre-se: nem sempre o que é engraçado para uma pessoa, será para outra! 

Fique atento e peça opiniões diferentes sobre o assunto antes de publicar o conteúdo. 

Publique na hora certa

Não cometa o erro de produzir um vídeo incrível e não avaliar as métricas para ver o melhor dia para publicá-lo, hein?

Por isso, analise a rede social que você vai divulgar esse conteúdo para identificar o melhor dia e horário para postá-lo. Os primeiros momentos após essa publicação serão fundamentais para o vídeo viralizar. 

Marca X Criatividade 

Procure utilizar um balanço sutil entre criatividade e a forma como a sua marca ou produto será apresentada. Conteúdos muito formais ou comerciais dificilmente viralizam. 

Regra dos 3 segundos

Os primeiros três segundos são fundamentais para determinar se as pessoas vão continuar ou não a visualizar o seu vídeo. 

Por isso, vá direto ao ponto, chame a atenção da audiência, fale algo que gere curiosidade ou que surpreenda-o. 

Título Atrativo

Deixe claro para o público-alvo qual o tema que será abordado no vídeo com um título atrativo e de preferência curto.

Capriche na capa

Antes de visualizar o vídeo, as pessoas observam a capa e geralmente esse é o primeiro ponto de atração da audiência, por isso, faça algo criativo com o título centralizado e que tenha relação com o tema abordado. 

Aplique CTA

Utilizado no marketing de conteúdo com frequência, o call-to-action possui extrema importância para gerar reconhecimento, engajamento e até vendas, por isso, pense nas palavras-chave com cuidado para aproveitar esse momento de retenção da audiência. 

Utilize ferramentas para buscar trends do momento

E por último, mas não menos importante, utilize ferramentas para procurar quais são as “trends” do momento.

Atualmente há  diversas opções para buscar esse tipo de referência como por exemplo: Google Trends, SemRush, Tik Tok Creators, Pinterest Ideas e Creators Instagram, entre outros.

Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post sobre Marketing de influência: o que é e como aplicar?

Aproveite a leitura!

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *