Como criar newsletter
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Como criar newsletter?

Newsletter é um tipo de email informativo utilizado como ferramenta de marketing digital. Em tradução livre o termo pode ser descrito como “boletim de notícias”. Seu principal objetivo é aproximar os contatos com uma marca, ou seja, criar um relacionamento com clientes ou leads (interessados no produto ou serviço). 

Para atingir essa meta, a mensagem precisa conter informações relevantes, que gerem interesse de quem está lendo e faça com que o internauta clique nos botões de ação e seja levado a um site, blog ou e-commerce.

No entanto, para que a newsletter não seja considerada como spam, a empresa deverá fornecer uma inscrição prévia para que o contato autorize esse envio. 

Essa mensagem pode ser apresentada de diversas formas, como:

  • Banner de site ou blog;
  • Assinatura de plano de serviços;
  • Compra de produtos;
  • Cadastro em formulários;
  • E-mail solicitando a autorização;
  • Link da BIO no Instagram;
  • Landing Pages;
  • Apresentação em botões de CTA (call-to-action) em campanhas pagas no Facebook ou Instagram;
  • Pop Up, entre outros.

Vantagens das Newsletters

Como criar newsletter

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Diante das diversas ferramentas disponíveis no marketing digital atualmente, muitas pessoas têm dúvidas se essa estratégia continua tendo papel importante no cenário. Para te ajudar nessa questão separamos os principais benefícios das newsletters, veja!

  • Tempo de permanência maior, afinal, um email pode ser guardado por um período maior.
  • Custo-benefício mais acessível;
  • Envio mais rápido e prático através das ferramentas de automação;
  • Possibilidade de criação diversificada e até multimídia;
  • Pode ser consumido em qualquer lugar e momento;
  • Tem facilidade de viralização favorecendo na divulgação de informações relevantes, descontos e até promoções. 
  • Possibilidade de mensuração e rastreamento;
  • Integração com outras plataformas, como: redes sociais, sites e até aplicativos de mensagem instantânea como whatsapp, por exemplo.

Quais são os tipos de newsletter?

Como criar newsletter

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Apesar de ter um objetivo central que é criar relacionamento, conforme mencionamos anteriormente, as newsletters podem ser divididas de acordo com a estratégia de divulgação, acompanhe: 

Para vender

Como uma espécie de e-mail marketing muitas empresas optam por enviar newsletters para vender produtos. Nesse caso, as marcas oferecem os itens valorizando os benefícios e características ou até mesmo oferecendo descontos ou brindes. 

Para gerar autoridade

Aqui o mais importante é gerar reconhecimento e autoridade, ou seja, dar visibilidade para a marca. 

Neste modelo, dê asas à imaginação! Textos, guias, tutoriais, vídeos, artigos, materiais exclusivos, lançamentos, aqui vale tudo! Desde que seja abordado temas relevantes e que estejam direcionados ao nicho em que a empresa atua.

Passo a passo para criar newsletter

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E como a Etus adora te dar uma mãozinha, separamos a seguir um tutorial bem simples para te orientar na criação de uma newsletter, confira:

1- Escolha o seu objetivo e metas para o envio.

2- Determine a periodicidade em que a newsletter será enviada.

3- Escolha a frequência com que as informações serão divulgadas. 

As empresas geralmente enviam 1 vez por semana, mas você pode optar a cada 15 dias ou até 1 vez por mês.

4- Crie um layout padrão. 

Aqui é importante escolher: fonte, banner, botões e rodapé.

5- Determine qual será o conteúdo. 

Você pode enviar artigos, checklists, vídeos, promoções, ebooks, divulgação de eventos, entre outros. Lembre-se de alinhar essa etapa com o objetivo pretendido. 

6- Personalize o email. 

E isso não quer dizer apenas colocar o nome da pessoa na saudação inicial, é muito mais! É aplicar o tom de voz da sua marca na comunicação, ou seja, deixá-la com a “cara” da sua empresa. 

7- Faça um envio teste. 

Apesar de muitas pessoas pularem esta etapa, ela é de extrema importância. Por isso, envie para um contato teste a newsletter para avaliar como ficou o resultado e se não há possíveis erros que precisam ser corrigidos. 

8- Escolha uma ferramenta de automação. Atualmente existem diversas plataformas que podem te ajudar tanto na criação quanto no disparo de newsletters, como: Egoi, Mailchimp e Benchmark Email.

9- Mensure os resultados

E assim como em toda estratégia digital chegou a hora de analisar os resultados. Veja a seguir quais métricas precisam ser observadas:

  • Quantidade de emails que foram entregues;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques únicos ou total;
  • Quantidade de bounces (erros na entrega);
  • Descadastros.

Mas, para tomar uma decisão sobre a mudança de estratégia procure avaliar também o dia da semana e o horário do envio. Para ter certeza, faça um teste A/B e analise o desempenho. 

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: O que é Remarketing e como ele pode aumentar suas conversões?

 


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