Dicas

Como construir autoridade nas redes sociais?

Ter um perfil em alguma rede social é o primeiro passo para quem quer investir em uma estratégia de marketing digital. Mas, ter autoridade no nicho em que você atua, é algo completamente diferente, não é verdade?

Ser AUTORIDADE é ser referência e inspiração em um determinado segmento, gerando visibilidade e reconhecimento. É muito mais do que ter muitos seguidores ou curtidas! 

Não existe fórmula mágica para conseguir isso. No entanto, alguns passos podem fazer a diferença nos resultados, entregando o conteúdo para mais pessoas, aumentando consequentemente o alcance, engajamento e vendas. 

Mas, como fazer isso na prática? Veja a seguir 10 dicas que separamos para você! 

1- Defina um nicho 

Para construir uma autoridade nas redes sociais, é preciso escolher um nicho específico, ou seja, um segmento em que você tem experiência e conhecimento para compartilhar. 

Antes de escolher este quesito, procure analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, quais assuntos estão abordando, para que você possa identificar insights que te ajudem a criar uma narrativa de conteúdo diferenciada para a sua marca.

2- Foque no seu público-alvo

Para alcançar resultados assertivos é preciso direcionar as suas ações para um público específico. Assim fica mais simples de aumentar a sua audiência e se tornar referência. 

Lembre-se que até a linguagem precisa estar de acordo com o seu público. 

3- Construa uma identidade

Como construir autoridade nas redes sociais

Freepik

O visual é sempre a primeira coisa que os seus seguidores vão observar, por isso, ele deve ser desenvolvido de uma forma que gere identificação e empatia das pessoas.

Utilize a identidade visual criada para sua marca, isso irá contribuir para o reconhecimento da sua audiência.

E outro dado importante é que as pessoas retêm as informações de forma visual. Pesquisas recentes apontam que 80% dos indivíduos se recordam mais do que observam.

Por isso, invista em uma identidade visual, criativa, dinâmica e atrativa!

Para entender melhor sobre o tema, dê uma olhadinha no post sobre Marketing Visual, clicando aqui! 

4 –  Faça um planejamento

Antes de começar a colocar as estratégias em prática é necessário criar um planejamento.

Pense em etapa por etapa, organize os conteúdos por data, formato e horário de publicação, escolha em quais canais você vai querer publicar e principalmente defina a linguagem que será utilizada. 

Distribua os posts de forma estratégica e analise os primeiros resultados. 

5- Crie conteúdo de valor

Como construir autoridade nas redes sociais

Freepik

Para construir uma autoridade, nada de publicar materiais rasos e superficiais. Crie conteúdos baseados em informações completas, dados, pesquisas ou até vivências. Mas, “ saia da caixinha”, pois as pessoas estão cansadas de consumir mais do mesmo.

Procure contar a sua história nas publicações, de preferência, em formato vídeo. 

E tenha sempre em mente que o conteúdo precisa responder uma “dor da audiência”. Os seguidores vão sempre em busca de algo que possa somar na vida deles. 

Aborde temas que você domina e transmita segurança e autoconfiança.

Proporcione experiências para eles, para que cada vez mais o seu nome seja lembrado e valorizado.

Você pode, inclusive, divulgar outros locais de acesso, como o site, blog ou até o canal do Youtube. Assim, você irá gerar tráfego para as outras ferramentas também. 

6- Seja constante

As pessoas só vão se conectar com a sua marca, se você tiver constância e regularidade. Nada de publicar um conteúdo hoje e depois demorar 1 semana para colocar outra publicação. As redes sociais precisam ser alimentadas com frequência, para:

  • Criar relacionamento com a audiência;
  • Gerar interesse pelo conteúdo;
  • Potencializar os algoritmos, pois, as ferramentas tendem a diminuir o alcance de perfis que não mantém atualização.
  • Aumentar engajamento.

Vale ressaltar, que cada rede social possui uma frequência de publicações indicada. Mas, especialistas afirmam que, no começo, uma boa estratégia é colocar conteúdos menos 3X por semana.

E não se esqueça dos stories! Eles são a cereja do bolo neste momento, e possuem um alcance muito grande, quando utilizados de maneira criativa e estratégica. E podem trazer excelentes resultados. 

Não sabe o que postar nos stories? Então, clique aqui para ver algumas dicas.

7- Se autopromova!

Para criar autoridade nas redes sociais é preciso se autopromover, ou seja, as pessoas precisam conhecer os seus resultados.

Peça para os clientes mais próximos alguns depoimentos sobre o seu produto ou serviço. 

Conte suas experiências e cases de sucesso.

Aqui vale também falar um pouco da sua rotina de trabalho e lazer!

8- Invista em mídia paga

Como construir autoridade nas redes sociais

Freepik

Almoço grátis não existe nas redes sociais, por isso, se você quer ter autoridade e alcançar mais pessoas será necessário destinar uma verba para anúncios.

Impulsione os conteúdos com caráter mais estratégico, que possam te trazer leads qualificados e que realmente sejam interessantes para o seu nicho de atuação.

Atualmente, todas as redes sociais possuem ferramentas para este tipo de campanha. 

Você pode criar os anúncios segmentando o público de acordo com a sua persona, ou seja, determinando, sexo, idade, interesses, objetivos, localização, entre outras características.

Assim você irá investir no grupo certo de pessoas que poderão lhe trazer excelentes resultados. 

Quer aprender a otimizar anúncios no Facebook ADS? Clique aqui agora mesmo! 

9- Avalie os resultados

A partir das primeiras publicações comecem a avaliar os resultados. Veja quais assuntos geraram um alcance melhor, quais tiveram taxas de engajamento assertivas, e não se apegue a receitas prontas. Se precisar, mude de rota!

10- Comece!

Construir uma autoridade digital é resultado de muita dedicação, esforço e aprendizado! Por isso, veste o seu melhor sorriso e implemente todas as dicas que apresentamos até aqui e COMECE!! 

A persistência, continuidade e consistência irão te dar mais confiança com o tempo, o que lhe trará mais reconhecimento e é claro resultados. 

E, agora? Qual o seu próximo desafio? 

Acesse aqui para criar um headline de sucesso! 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *