Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram
Instagram

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram?

Recentemente elaboramos um artigo sobre Instagram hackeado e falamos sobre a importância de ativar a autenticação de dois fatores, mas você sabe o que é isso?

Vamos lá, vou te explicar!

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança do Instagram que ajuda a proteger a sua conta da invasão de hackers. 

Ao configurá-lo, todas as vezes que alguém tentar acessar a sua conta de um dispositivo não conhecido, você receberá uma notificação, e deverá inserir um código de login especial ou confirmar a tentativa de acesso, para que a pessoa consiga efetuar o login. 

Apesar do processo não parecer ser muito claro ou simples, ele é bastante necessário. Afinal, as invasões têm se tornado cada vez mais frequentes e as senhas não são mais seguras, como eram antigamente. 

Atualmente, o Instagram disponibiliza três métodos de verificação, como: Whatsapp, SMS e aplicativos de autenticação (Duo Mobile ou o Google Authenticator). Além disso, a plataforma oferece um conjunto de códigos reserva que poderão te ajudar caso você tenha algum problema e perca o acesso ao método escolhido.

Veja a seguir o tutorial que preparamos para você ativar a autenticação agora mesmo:

1- Abra o Instagram e faça login na sua conta.

2- Em seguida, toque na foto do seu perfil no canto inferior direito.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

3- Depois, toque no símbolo localizado no canto superior direito.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

4- Clique em “Configurações”.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

5- Em seguida, toque no ícone de “Segurança”.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

6- Depois, clique em “Autenticação de dois fatores”.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

7- Toque no botão começar.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

8- Escolha o método de segurança que deseja e siga as orientações do aplicativo.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

Se você optar pelo SMS ou Whatsapp basta informar um número de telefone. Antes de enviar o código para a sua conta na plataforma, o Instagram irá encaminhar um SMS de confirmação.

Vale lembrar que para usar a autenticação de dois fatores por SMS você pode usar um número de celular já adicionado à sua conta ou adicionar um novo número. 

Mas, se preferir os aplicativos de autenticação (recomendado pelo Instagram), o processo é muito mais complexo. Pois, será preciso instalar um dos apps disponíveis para este uso e vincular o seu perfil do Instagram nele. 

Contudo, depois de ativar a autenticação de dois fatores, será possível acompanhar as solicitações de login, remover os dispositivos confiáveis e acessar os códigos de recuperação da sua conta. 

Dicas úteis

  • Não se esqueça de marcar o dispositivo que está usando como confiável. Caso tenha esquecido, faça isso ao fazer o primeiro login na plataforma usando a autenticação de dois fatores. Assim, não será necessário inserir um código de segurança quando precisar entrar novamente. 
  • Dispositivos confiáveis são todos os aparelhos (notebook, smartphone, tablet) que você já fez login usando a autenticação de dois fatores e marcou como confiável, clicando na opção “confiar neste dispositivo”.
  • Se você estiver usando um dispositivo público ou compartilhado, NUNCA toque em “confiar neste dispositivo”, pois, o risco de ter os dados hackeados é muito grande. 

Saiba mais dicas de Instagram,  clicando aqui.  


Veja também esses materiais importantes

2

Comments
  1. olá, fiz e já me arrependi…como faço agora pra retirar por fvr?

    1. Oi Claudia, tudo bem? Acesse o menu de configurações. Depois clique >> Segurança e em Autenticação de dois fatores.
      Toque nos três pontinhos ao lado do dispositivo que você quer remover. Caso não dê certo, entre em contato diretamente com a Central de ajuda do Instagram. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *