fbpx
Como a técnica pomodoro pode aumentar sua produtividade?
DestaqueGestão e liderança

Como a técnica pomodoro pode aumentar sua produtividade?

Quem passou a trabalhar ou estudar em home office do último ano pra cá com certeza enfrentou um desafio: a gestão do tempo.⏰ E nesta missão que a técnica pomodoro pode ser muito útil!

Ter a casa como local de trabalho, descanso e lazer pode dificultar aquele ligar e desligar de chavinhas, como terminar o trabalho e não fazer mais nada relativo a isso depois das 18h, por exemplo. O método pomodoro pode te ajudar a otimizar sua produtividade e utilizar melhor o seu tempo.

Quer descobrir tudo sobre como aplicar a técnica pomodoro na sua rotina? Então só continuar a leitura das próximas linhas😉

O que é a técnica pomodoro?

Criado nos anos 80, o pomodoro é um método para gestão de tempo desenvolvido pelo italiano e então universitário Francesco Cirillo. O nome da técnica é uma alusão ao despertador que Francesco utilizou na época para controlar o tempo das suas tarefas: um relógio de cozinha em formato de tomate, ou pomodoro, em italiano.

O  método funciona da seguinte forma: você escolhe uma tarefa e divide seu tempo em períodos para concentração e descanso. A cada 25 minutos, tire cinco minutos de descanso.

Se concentre ao máximo durante os pomodoros de 25 minutos e não perca o foco com distrações. Então silencie notificações do celular e do computador e nada de dar uma olhadinha nas redes sociais, hein! Afinal, a ideia da técnica é otimizar seu tempo e criar um hábito que te permita entender como você funciona melhor e quais horários do dia é mais produtivo.

Como a técnica pomodoro pode aumentar sua produtividade?

Freepik

Como aplicar o pomodoro na sua rotina?

Seguindo as regrinhas da técnica, é bem simples aderir ao pomodoro. O desafio está mesmo em manter o foco durante o tempo necessário.

Para aplicar o pomodoro na sua rotina, comece assim:

  1. Defina qual tarefa você vai realizar.
  2. Ative o cronômetro para marcar e te avisar ao fim de 25 minutos.
  3. Inicie a sua tarefa com foco e sem distrações até que os 25 minutos terminem.
  4. O alarme tocou? Agora é hora de uma pausa curta para descansar por cinco minutos, então programe o cronômetro.
  5. Ao fim de quatro ciclos de 25 minutos de trabalho, faça uma pausa longa por 30 minutos.

É importante que durante as pausas você não se ocupe de tarefas que exijam muito esforço intelectual, uma vez que isso não deixaria que seu cérebro descanse. Opte por fazer um lanche ou conversar com alguém querido, por exemplo.

Como a técnica pomodoro pode aumentar sua produtividade?

Freepik

Dicas de site e apps para você fazer seu pomodoro

A tecnologia otimiza cada vez mais tarefas do nosso dia, e com o pomodoro não seria diferente. Agora você não precisa mais ficar fazendo o controle do tempo pelo cronômetro do celular, existem opções gratuitas ótimas para executar essa técnica👇

Tomato Timer: site online que funciona como um cronômetro e te avisa a cada fim de ciclo do pomodoro.

Acesse o site clicando aqui.

Be Focused: app para celulares iOS que traz mais do que um cronômetro. Por ele é possível incluir quais tarefas você vai desenvolver e criar um histórico das suas atividades e da gestão do seu tempo.

Acesse o app clicando aqui.

Pomodoro Timer: um app bem avaliado na play store e bem intuitivo. Ele é compatível com aparelhos Android.

Acesse o app clicando aqui.

E aí, gostou dessa dica para otimizar seu tempo? Agora é só colocar em prática. Bom trabalho!


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *