Resultados em campanhas de Marketing Digital
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Guia para ter melhores resultados em campanhas de marketing digital

Pelo fato de a maioria das pessoas estarem presentes nas redes sociais e demais canais online, as campanhas de marketing digital têm sido uma das melhores estratégias para quem busca uma presença mais efetiva diante do público, apresentação da marca, melhoria do relacionamento com os consumidores, exposição dos produtos e serviços.

No entanto, para usufruir de todas as vantagens que essas ações podem proporcionar e alcançar os melhores resultados possíveis, é necessário entender como aplicá-las da forma adequada. Dessa forma, será possível trazer mais visibilidade, credibilidade, aumento de vendas e faturamento para o negócio.

Como nem todos sabem como realizar uma boa campanha, elaboramos este guia completo para explicar os principais pontos sobre o assunto. Confira!

Qual a importância das campanhas de marketing digital?

Por meio das campanhas de marketing digital, é possível que a organização alcance um bom ranqueamento nas buscas realizadas no Google e conquistar muitos visitantes para a página da empresa e, também, um público considerável.

Dessa forma, investir nas redes sociais, site, blog e demais, colaboram bastante para que o negócio seja encontrado e, assim, se tornar mais presente no mercado. Veja a seguir, as principais vantagens de contar com essa estratégia.

Alcance do público adequado

Ao utilizar as ações certas de marketing digital é possível segmentar o público e alinhar as estratégias para quem realmente deseja realizar uma compra com a empresa. Isso assegura projeto mais adequados, aumentando a chance de captação dos usuários e conversão em vendas.

Fortalecimento do negócio

O marketing digital auxilia a organização na busca pela conquista do reconhecimento e credibilidade no âmbito digital, ao disponibilizar os conteúdos certos para as pessoas apropriados. Assim, as possibilidades das pessoas comprarem são mais altas, já que a sensação de confiança é fundamental para que as pessoas se tornem clientes.

Dessa forma, fica mais fácil atrair novas pessoas e fidelizá-las, fazendo com que a companhia se torne referência no ramo de atuação, onde os clientes se lembrarão quando precisarem de alguma solução para as suas demandas.

Estreitamento do relacionamento com os clientes

Entre as finalidades das campanhas de marketing está a de promover uma aproximação entre a empresa e seu público. Nesse caso, as redes sociais são ferramentas muito eficientes, principalmente pelo número de interações que elas viabilizam.

Lançamento de produtos

É outro objetivo das campanhas de marketing digital, já que por meio delas é possível criar uma expectativa nos usuários de maneira que eles conheçam os produtos ou serviços antes de seu lançamento.

Avaliação de resultados

Por meio de práticas bem aplicadas, é possível aproveitar das métricas de todas as ações que são realizadas no meio digital, por exemplo, quantas visitas foram convertidas em leads, quantos usuários foram alcançados com um post específico, entre outros. Com esses indicadores fica mais fácil mensurar o retorno das estratégias usadas, permitindo que faça os investimentos mais apropriados e atingir o retorno esperado.

O que é ROI e como calculá-lo?

O ROI se trata de uma métrica utilizada com a finalidade de mensurar e avaliar o retorno adquirido com o investimento no marketing digital da companhia. Afinal, é importante identificar o potencial ganho e em quanto tempo o retorno vai ser o suficiente para cobrir o dinheiro aplicado.

Ao fazer o cálculo do ROI a cada campanha, fica mais fácil avaliar se o trabalho está sendo eficaz para gerar receitas e rentabilidade para o negócio, e quais pontos precisam ser melhorados, para que futuramente as ações colocadas em prática não sejam somente um custo.

O cálculo do ROI não é tão complicado, já que basta subtrair o montante investido da receita adquirida no tempo e dividir o resultado pelo valor aplicado. Por exemplo: vamos supor que a empresa investiu R$ 4 mil em uma campanha de marketing digital em um certo mês. A ação resultou em R$ 12 mil para a instituição.

Nesse caso, ao usar a fórmula, o resultado será: R$ 12 mil – R$ 4 mil = R$ 8 mil. Dividindo essa quantia por R$ 4 mil (que foi o valor investido), o resultado será 2. Isso significa que para cada R$ 1 aplicado na ação, a organização teve um retorno de R$ 2.

Como aumentar o ROI?

Assim como acontece como qualquer indicador, é possível implementar algumas medidas para aumentar o ROI. Veja como!

Considere a opinião do público para aprimorar os conteúdos produzidos

A qualidade dos materiais publicados é muito importante para o aumento do ROI. Fatores determinantes, como linguagem usada, temas e demais podem ser alterados conforme o feedback dos usuários. Isso vai influenciar diretamente na quantidade de visitas que a página recebe, tempo de permanência e comentários deixados pelos consumidores.

Proponha uma frequência de publicações

Ao ter uma frequência maior de publicações, será possível receber um número maior de visitas, o que vai significar que a empresa ganhe mais oportunidades para conquistar leads e convertê-los em clientes.

Disponibilize um conteúdo completo

Quando mais completa forem as publicações, mais chances terão de agradar o público e de atrair mais tráfego para as páginas. Caso os textos criados pelo negócio sejam menores, é possível ir experimentando aos poucos elevar o número de palavras e verificar se ocorrerão mudanças significativas.

Revise e otimize os gastos

Pelo fato do ROI abranger os custos de investimento, é importante revisá-los. Depois de uma averiguação inicial dos resultados, é possível alterar o valor aplicado, por exemplo:

  • com uma segmentação mais precisa;
  • mudanças nos canais utilizados;
  • redução da hora de trabalho para produção, entre outros.

Quais métricas analisar?

Para alcançar um resultado mais positivo, é preciso entender quais são as métricas que devem ser analisadas para propor uma estratégia mais efetiva.

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Nesse caso, será avaliado o quanto está sendo gasto para captar cada consumidor. Ou seja, o valor que a empresa está investindo em marketing em um período determinado e quantos clientes efetivos foram criados por meio desses investimentos.

Taxa de conversão

Do que adiantar atrair potenciais clientes nas ações de marketing realizadas se os números não se converterem em vendas ou com a finalidade principal da campanha — por exemplo, baixar algum conteúdo. Por meio desse índice é possível entender a porcentagem dos potenciais clientes se tornam clientes propriamente ditos.

Taxa de retenção de clientes

Assim como é necessário conquistar novos consumidores, é importante reter aqueles que já adquirem os produtos e serviços do negócio. Esse indicador vai ajudar a entender se as práticas de fidelização de clientes da organização estão funcionando como se esperava.

Taxa de cliques

A taxa de cliques diz respeito sobre a eficácia de um anúncio. Isso porque de nada adianta ter muitas veiculações se poucos usuários entrarem na página da empresa. Por meio dessa métrica é possível observar o sucesso de vários fatores em uma campanha, como palavras-chave, conteúdos, segmentação etc.

Essa prática é necessária para aperfeiçoar uma ação que já está acontecendo, aumentando o ROI. A fórmula para o seu cálculo é: (número de cliques no anúncio / número de impressões) x 100

Custo por clique (CPC)

Ao analisar esse indicador, você consegue compreender o quando está sendo investido para que cada usuário chegue a uma certa página do site, como uma landing page ou o carrinho de compras Além disso, ele permite avaliar quais são os anúncios com melhores resultados e quais devem ser excluídos ou aprimorados. A fórmula do CPC é: custo da campanha / número de cliques obtidos

Visita no site

Por meio da averiguação da visita no site, fica mais fácil de ter uma ideia do alcance que a campanha da organização tem na internet, checando quantas pessoas acessam os posts diariamente. Também é possível verificar as visitas individuais para compreender quais são as páginas mais visitadas no site ou blog.

O que fazer para melhorar os resultados das campanhas de marketing digital?

Você pode adotar algumas medidas para que os resultados das campanhas de marketing digital sejam positivos e dentro das expectativas. Por isso, separamos algumas dicas.

Entenda o público e os concorrentes

É necessário estudar tudo que está ligado aos perfis e hábitos de consumo dos clientes. Dessa forma, fica mais simples identificar o melhor canal, produtos a serem expostos, ofertas a serem apresentadas e outras táticas. É importante ressaltar que os comportamentos mudam com frequência e você deve estar atento a isso.

Ao realizar essa pesquisa, muitos insights podem surgir e, dependendo do ramo de atuação, é possível aumentar ou minimizar e especificar o público.

Faça mais segmentações

Depois de estudar e entender um pouco mais sobre o público, é importante elaborar segmentações com fundamento em aspectos que façam sentido dentro do ramo de atuação. Uma ideia é separar e classificar esses usuários, o que pode ser feito por gênero, idade, sexo, dados sociodemográficos, localidade, profissão, cargos, interesses pessoais e mais uma infinidade de parâmetros bem específicos.

A partir daí é preciso realizar um teste e avaliar os fatores que mais geram resultados para continuar sua aplicação de maneira efetiva e rentável nas próximas ações de marketing digital.

Tenha em mente a necessidade de expandir o público com base em perfis semelhantes aos consumidores ou visitantes das páginas da empresa, além de fazer campanhas de remarketing para as pessoas que não finalizaram a compra ou que não chegaram a pedir um orçamento.

Busque expandir as portas de entrada

Dentro do plano de ação, busque sempre propagar a campanha em diversos canais. Mais do que isso, ter muita criatividade vai contribuir bastante nesse processo, seja com textos, imagens, formatos ou demais componentes que fazem parte dos anúncios.

Busque criar publicações com foco em todos os estágios do funil, além de se dedicar à personalização da oferta e anúncio para cada persona. Isso porque, você está se comunicando com indivíduos que estão presentes em diversas fases na decisão de compra e não faz sentido algum ter a mesma postura com todos.

Realizar testes de várias estratégias deve ser um tópico do plano de mídia do negócio, bem como se manter sempre atualizado sobre as principais tendências do mundo digital.

Foque em práticas de copywriting

Dentro de qualquer ação de marketing o copywriting é um elemento essencial e, por esse motivo, é muito importante que a organização analise suas técnicas e reserve um tempo para criar copys que realmente sejam capazes de gerar a conversão.

Entre os princípios do copywriting está o de que o público age primeiramente pela promoção, para após justificar seus atos de forma lógica. É por meio dos conteúdos que a instituição consegue se conectar com os usuários da página e direcioná-los à estratégia elaborada dentro da campanha de marketing digital.

Conte com ferramentas de mídia eficientes

Com o advento da transformação digital, é importante que a empresa se adapte e esteja preparada para usufruir de todas as tecnologias que surgem a todo momento e, dessa forma, chegar a um resultado mais escalável. Nesse caso, softwares e demais ferramentas podem ser aplicadas com a finalidade de automatizar e otimizar as ações de marketing, por exemplo, Facebook Ads e Instagram Ads.

Como acompanhar os resultados?

Após elaborar a melhor estratégia possível e tomar todos os cuidados necessários, é imprescindível monitorar todas as campanhas de marketing digital. Dessa forma, é possível avaliar as ações que deram certo, aquelas que podem melhorar e o que deve ser excluído do plano.

Existem diversos recursos que podem ser usados nesse processo, como um gerenciador de redes sociais, que são ferramentas capazes de propiciar informações e dados relevantes que servirão como base para a tomada de decisão mais acertada e a construção de um portfólio das medidas mais adequadas para a organização.

Além disso, apresenta, também, um indicador da eficiente de cada campanha aplicada, que vão contribuir para a realização de todos os ajustes necessário para que o negócio atinja suas metas e objetivos.

Agora que você conhece os principais pontos relacionados às campanhas de marketing digital, aproveite para aplicar todo conhecimento e dicas apresentadas para realizar um planejamento de sucesso, fortalecer a marca, captar novos clientes, converter as vendas e usufruir dos demais benefícios que uma ação bem-estruturada por gerar.

Achou este guia interessante? Então, aproveite para compartilhar nas redes sociais e ajudar seus contatos a conhecer um pouco mais sobre o tema!

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