Bloqueio criativo! O que posso fazer para melhorar?
Dicas

Bloqueio criativo! O que posso fazer para melhorar?

Quem trabalha com criação, redação, ou produção de conteúdos em geral, provavelmente já se deparou em algum momento com o famoso e temido “bloqueio criativo”.?

Mas, o que é isso afinal?

O bloqueio criativo, propriamente dito, é o momento em que um profissional encontra dificuldades em desenvolver seus projetos, seja na pesquisa de referências ou até mesmo na execução das tarefas. 

Isso acontece por vários motivos, dentre eles:

  • estresse;
  • falta de planejamento e organização;
  • falta de conhecimento do assunto;
  • procrastinação;
  • perfeccionismo;
  • comparação com outros trabalhos e profissionais;
  • distrações.

Entretanto, para tudo há uma solução! ? Existem diversos meios que podem te ajudar a recuperar a criatividade perdida, retomar as rédeas da produção dos conteúdos e colocar em prática as ideias presas na cabeça. 

Quer saber como? Veja a seguir:

Dicas para romper o bloqueio criativo

Freepik

❌ Evite as distrações

Ter muitas distrações como a televisão ligada, ou até mesmo a notificação das redes sociais podem levar a procrastinação, afinal, quem resiste a dar uma espiada na série favorita ou responder o amigo que mandou um meme no direct do Instagram

Quanto menos distrações você tiver no ambiente criativo, mais foco dará ao que importa!

✅Trace metas

É muito comum termos mais de uma tarefa para realizar no mesmo dia, então traçar metas diárias podem te ajudar, pois o ânimo e o foco podem surgir com as pequenas conquistas.

Existem vários aplicativos que podem auxiliar com a organização de demandas, como o Trello, Google Keep, Google Agenda, Microsoft To Do, ou até mesmo recorrer para o papel e caneta, para aqueles que curtem mais “moda antiga”. 

?️Organize seu ambiente de trabalho

A desorganização pode atrapalhar muito na criatividade, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho. Então tire alguns minutos do seu dia para manter seu espaço em ordem, assim as coisas passam a fluir de maneira mais dinâmica, sem derrubar nada da mesa e muito menos café no teclado. 

? Busque referências que inspiram

Quando a criatividade não quer te visitar, procure por projetos que sejam semelhantes a aquilo que o seu cliente deseja, e assim, você consegue a inspiração necessária para poder dar início a um novo projeto. Mas lembre-se, inspirar não é plagiar! 

Buscar referências com outros profissionais é essencial para aflorar a criatividade, mas faça sempre algo novo, com seus toques e ideias. 

Por falar nisso, algo muito importante a dizer é que, não é porque existem muitos profissionais que criam coisas maravilhosas que você não é capaz de criar algo incrível também. 

O momento de bloqueio criativo nos faz pensar que não somos capazes de criar algo bom como os outros ou algo tão incrível como nossos projetos anteriores. Então, mantenha a calma, respire e confie no seu potencial. Se você tem este projeto para criar, você é mais do que capaz de fazê-lo. 

?️Ligue o som!

A música pode ter um grande poder de aflorar a concentração. Procure aquela playlist que te anima e cante, libere o estresse guardado, abra espaço nessa cabeça para a criatividade voltar sem ficar assustada com o turbilhão de pensamentos negativos aprisionados aí, você não precisa deles para criar. 

? Faça algo fora do comum

Sair da rotina muitas vezes pode melhorar nossa criatividade. Em tempos de home office, onde seu maior companheiro foi o animal de estimação, quebrar a mesmice é essencial para mudar o olhar pelas coisas. 

Faça um café da manhã diferente do habitual, sente-se em outro lugar para trabalhar, mude um móvel de lugar, enfim, existe uma infinidade de possibilidades para mudar a rotina sem precisar sair de casa. 

Mas, se você puder sair, fazer uma caminhada, ir ao shopping, almoçar fora, melhora ainda! Estas atividades também são muito eficazes. 

Quebrar padrões pode ajudar também no bloqueio criativo. Pense nisso! 

▶️ Comece!

São vários meios para reviver a criatividade que habita em você, mas a única coisa essencial, que você não pode deixar de fazer, é começar! 

Desenrole seu projeto, comece aos poucos, procurando referências e pensando em ideais, enfim, dê o passo inicial, pois, só assim você conseguirá entregar mais um trabalho impecável e bem desenvolvido.

Agora que você já sabe como começar a conquistar sua criatividade novamente, compartilhe este artigo com o amigo que precisa de uma inspiração.

Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post sobre: Livros para estimular a sua criatividade. Aproveite a leitura!

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *