Maiores redes sociais
Dicas

As maiores redes sociais em 2021

Estamos chegando no meio do ano de 2021 e até aqui observamos grandes novidades no marketing digital em relação às redes sociais.

Novas plataformas surgiram, outras ganharam o gosto popular, outras mudaram suas regras de anúncios e privacidade, foram várias transformações que ocorreram em ritmo acelerado.

E se você trabalha nesse setor, é preciso ficar atento com tudo o que acontece e que influencia positiva ou negativamente o mercado. Por isso, preparamos uma lista para te atualizar sobre as redes sociais que estão sendo sucesso até o momento.

Ficou curioso? Então, vem com agente!

1- Facebook

rede social FacebookFonte: Freepik

O Facebook continua sendo uma empresa gigante do mercado. Atualmente, a plataforma possui 2,85 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, segundo os últimos dados divulgados em 2021. Dessa forma, houve um aumento de 10% em relação ao ano anterior. 

Além disso, o app possui grande popularidade, sendo acessado ou visitado por 60,6% dos internautas em todo o mundo. 

Com isso, o Facebook registra grandes benefícios financeiros, sendo a rede social que possui a maior receita da internet. No primeiro trimestre de 2021, a empresa chegou a adquirir US$ 26,17 bilhões, número que representa 48% de aumento em relação aos primeiros meses do ano passado. 

Segundo a plataforma, estes números foram impactados diretamente pelo aumento do preço médio por anúncio. Afinal, cerca de 80 milhões de empresas de pequeno e médio porte usam o app para anunciar produtos e serviços.

2- Youtube

YoutubeFonte: Freepik

Em segundo lugar, temos o Youtube com 2,29 bilhões de usuários em todo mundo. No Brasil, a rede social conta com 105 milhões de internautas ativos entre 18 e 65 anos. 

A plataforma possui aproximadamente 1 bilhão de canais mundialmente falando e diariamente são vistos 4 bilhões de vídeos. 

Com um público tão grande consumindo conteúdo, o Brasil também apresenta números expressivos em relação ao número de canais com mais de 1 milhão de inscritos, são mais de 1.800 no total.

Além disso, o Youtube é o maior site de rede social do mundo e conhecido como o segundo maior mecanismo de busca após o Google.

3- Instagram

rede social InstagramFonte: Freepik

Atualmente, o Instagram possui 1,22 bilhões de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias.

Baseada unicamente no compartilhamento de imagens e vídeo, o relacionamento entre os perfis e usuários é de extrema importância dentro da ferramenta. Visto que, a rede social possui a maior taxa de engajamento perante as concorrentes.

O tempo médio de utilização na plataforma também deve ser ressaltado, visto que, estes usuários gastam em média 0:53 minutos online, visualizando, curtindo e compartilhando conteúdos no app. 

E outro dado muito relevante para quem pretende investir em anúncios no Instagram, é que aproximadamente 90% dos internautas seguem pelo menos um perfil comercial na rede. 

4- TikTok

TikTokFonte: Freepik

A rede social queridinha do momento possui 689 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Segundo pesquisas, até o momento, o TikTok é o aplicativo mais baixado mundialmente, em celulares Android e iOS. Em abril de 2021, foram mais de 59 milhões de downloads, segundo a consultoria Sensor Tower. 

Alguns especialistas acreditam que o aplicativo irá atingir o marco de 1 bilhão de usuários ativos até o final de 2021.

No Brasil, a ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço, atualmente são 7 milhões de pessoas cadastradas na rede, sendo que 90% desse público acessa o TikTok todos os dias. E o número de instalações continua aumentando mês a mês. 

Por fim, vale ressaltar que a empresa vai lançar um fundo de US$ 200 milhões para influenciadores e marcas que engajarem seguidores na plataforma.

5- LinkedIn

rede social LinkedInFonte: Freepik

Considerada como uma rede social corporativa, o LinkedIn vem ganhando mercado a cada dia mais. Atualmente, a plataforma possui 645 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 40% acessam a rede todos os dias.

O Brasil é o quarto país com o maior número de usuários na rede, com 35 milhões de internautas ativos. 

Em busca de uma nova recolocação e aperfeiçoamento, a produção de conteúdos dentro do LinkedIn aumentou significativamente nos últimos anos, com uma média de 60%. 

Observando este novo mercado, grandes marcas começaram a produzir vídeos, posts, eventos e até lives na plataforma. E você vai ficar de fora dessa?

6- Snapchat

SnapchatFonte: Freepik

Popular entre os jovens, o Snapchat revelou recentemente que atingiu o número de 500 milhões de usuários ativos por mês, com relativo crescimento em várias partes do mundo, como na Índia, por exemplo.

A plataforma expandiu suas parcerias em busca de novos públicos e em diversos segmentos, tais como: games, mídia, entretenimento e até esportes.

Conhecida por seus seus recursos de realidade aumentada e mensagens que aparecem rapidamente, o Snapchat promete lançar novas funcionalidades, através da união com outras empresas, como o aplicativo de namoro Bumble.

7-Pinterest

rede social PinterestFonte: Freepik

Utilizada como uma das principais fontes de inspiração para projetos de decoração, designers, tutoriais e até receitas, o Pinterest reportou recentemente que possui 456 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Para continuar a conquistar resultados positivos, a empresa afirmou que está investindo para oferecer pins patrocinados às marcas e firmar parcerias com criadores de conteúdo para que eles impulsionem as visualizações através de vídeos tutoriais, dinâmicos e divertidos. Este ano promete, hein! 

8- Twitter

rede social TwitterFonte: Freepik

Conhecida como a rede social de notícias, o Twitter possui atualmente 326 milhões de usuários ativos na plataforma, sendo que 14,1 milhões são brasileiros. Ocupando a 4ª posição de países que possuem uma audiência ativa e engajada. 

Ao contrário do que alguns pensam, esta plataforma voltou a ganhar o gosto do público consumidor. No Brasil, por exemplo, os usuários gastam em média 2 horas ativos no Twitter e 67% dos negócios B2B usam a ferramenta como estratégia de marketing digital.

Vale ressaltar que o lançamento do Twitter Spaces também foi um marco importante para a empresa. Com a liberação do recurso para todos os usuários, a plataforma pretende monetizar a função em breve. A ideia é permitir que criadores de conteúdo possam criar e promover salas de áudio pagas, com um número limitado de ingressos. 

O recurso também vai ganhar uma opção de agendamento de salas para emitir uma notificação para os usuários quando o bate-papo estiver pronto para começar.

Promessas para 2021!

O recente lançamento das redes sociais Greenhouse, criado pela Spotify e do Clubhouse para o Android, tem provocado grande expectativa no mercado.

As redes sociais por voz estão começando a ficar mais populares entre os brasileiros, mas ainda há dúvidas se estas plataformas vieram para ficar ou se são apenas tendências do momento. 

Vamos acompanhar os próximos capítulos para ver onde essa história vai dar!

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre a evolução das redes sociais, clique aqui!


Veja também esses materiais importantes

1

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *