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Aprenda a construir o funil da sua comunidade digital

Presença digital se tornou quase que uma obrigatoriedade para toda marca que deseja crescer e alcançar mais pessoas. Mas não basta criar somente o perfil da sua empresa no Instagram, é preciso conquistar uma audiência engajada. Desenvolver uma comunidade digital é uma estratégia potencial para atingir esse objetivo. 

Quer entender como criar o funil para comunidades digitais e atrair as pessoas certas? Então é só continuar a leitura deste artigo?

O que é uma comunidade digital

As comunidades digitais podem ser definidas como um espaço virtual onde as pessoas se relacionam e interagem entre si em relação a um tema comum.

Desenvolvê-la é um passo importante para a criação de defensores de marca, para gerar autoridade e para a aproximar do seu público.

Aprenda a construir o funil da sua comunidade digital

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Como fazer um funil para sua comunidade digital

Para selecionar as pessoas que vão fazer parte da comunidade digital da sua marca, você precisa estabelecer um funil. No marketing digital, usamos o termo “funil” para desenhar a jornada de um consumidor ou usuário dentro de um cenário específico envolvendo sua empresa.

Aqui, o cenário é a criação de comunidades digitais, e você vai entender como criar um funil e conduzir as pessoas até o objetivo de retenção do cliente e consolidação da sua comunidade.

Funil AARRR

O modelo de funil que você vai conhecer neste artigo foi pensado pelo empreendedor norte americano Dave McClure, fundador da incubadora de empresas 500 Startups.

O funil é dividido por etapas:

  • Aquisição
  • Ativação
  • Retenção
  • Recomendação
  • Receita
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O que cada fase do funil indica?

Aquisição

No topo do funil, você deve identificar de onde as pessoas estão chegando, ou seja, quando a sua comunidade digital começou a adquirir membros. Veja a origem do tráfego e o que trouxe as pessoas até a sua marca.

Analise se vieram por meio de um email marketing, das redes sociais, de anúncios ou outra comunicação da sua empresa. Isso é importante para mapear o que este usuário busca na sua comunidade.

Ativação

Nesta etapa, o internauta entrará de fato para a comunidade digital. Para que ele possa consumir os conteúdos, você deve solicitar dados de cadastro como nome e email.

Consegue perceber que o mecanismo é parecido com o de uma landing page? Para fazer parte de comunidades digitais e consumir e produzir conteúdo colaborativo neste espaço, o usuário precisa fornecer suas informações.

Retenção

Tão importante quanto conseguir novos membros para a comunidade digital da sua marca é fazer com que eles permaneçam e interajam com os conteúdos. A etapa de retenção é primordial para atingir esse objetivo. 

Depois que o usuário se torna membro da comunidade, você deve enviar a ele conteúdos que despertem o interesse e estimulem a interação.  Nesta hora, é preciso desenhar uma estratégia de campanha para que a comunicação seja certeira.

Você pode pensar em email marketing, notificações em push ou trabalhar anúncios de remarketing. Alinhe a ação com os objetivos da sua marca.

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Recomendação

Esta etapa do funil pode ajudar a atrair novos membros para a comunidade digital da sua empresa por um custo menor. Aqui é onde você deve trabalhar uma estratégia que leve um membro a compartilhar os conteúdos da comunidade e indicar para pessoas próximas.

Quando você entrega à pessoa um conteúdo personalizado alinhado com seus interesses, as chances de que ela interaja e compartilhe são maiores. Não se esqueça de indicar ações para os membros da comunidade, é importante incentivar comentários, compartilhamentos e até que criem conteúdos sobre aquele tema. Capriche no CTA (call to action)?

Receita

Nesta etapa do funil, se a sua marca vende um produto ou serviço, chegou a hora de indicá-lo aos membros da sua comunidade digital.

Depois de todos os passos terem sido percorridos, sua empresa tem mais chances de conseguir fechar vendas. Isso acontece porque o membro da comunidade é muito mais engajado com a sua marca do que um consumidor no primeiro contato com seu conteúdo.

E aí, pronto para construir uma comunidade digital para sua marca? Para ter acesso a mais conteúdos para fortalecer a presença digital da sua empresa, siga a Etus nas redes sociais?

 


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