Papo com o CEO - André Patrocínio

Alternativas ao Mark Zuckerberg

Após a queda do Facebook, Instagram e Whatsapp acabamos refletindo muito sobre como estamos dependentes de serviços de um único fornecedor. Ao redor do mundo foram mais de 2,7 bilhões de pessoas impactadas pela pane. 

A média mundial de utilização das redes sociais é de 6 horas e 54 minutos, mas nós, usuários do Brasil,  passamos em média, mais de 10 horas e 8 minutos por dia nestes canais de comunicação, ocupando assim a segunda colocação mundial, ficando atrás apenas da Filipinas que possui um tempo médio gasto com redes sociais de 10 horas e 56 minutos.

Na outra ponta está o Japão, onde os usuários utilizam as mídias em média 4 horas por dia.

Além de repensar o tempo que passamos, também precisamos repensar sobre essa dependência de um único fornecedor (no caso o Facebook) principalmente para os negócios, onde muitos pequenos e médios empreendedores se viram perdidos sem conseguir vender pela internet, pois, são totalmente dependentes do Facebook e Instagram para anúncios e Whatsapp para concluir a venda e se relacionar com seus clientes. Diante disso, vale a pena estar presente em outros canais.

Então, preparei aqui algumas alternativas para o Facebook, Instagram e Whatsapp. Confira: 

Alternativa para o Facebook

Alternativas ao Mark Zuckerberg

Freepik

O Linkedin é uma rede social que nativamente é bastante utilizada para networking e contatos profissionais.

Além disso, existe outra ferramenta um pouco menos conhecida, que se chama MeWe que tem nada mais nada menos que o fundador do Orkut por trás.

Se você quiser aprender como criar uma linkedin page, clique aqui!

Alternativa para o Instagram

Alternativas ao Mark Zuckerberg

Freepik

Uma excelente opção é o Pinterest, uma rede social que não pegou muito aqui no Brasil, mas tem muito potencial, sendo muito forte para conteúdos de imagens, assim como era o Instagram anteriormente.

E já para quem gosta de consumir vídeos, é possível experimentar o famoso Tiktok, que já deixou de ser só um aplicativo de dancinhas e tem muito conteúdo legal sendo produzido por lá, inclusive para marcas, se tornando um forte concorrente ao Instagram.

Se você não sabe como criar conteúdo para o TikTok, não deixe de conferir o artigo: Como criar conteúdo para TikTok e Reels sem fazer dancinha, clicando aqui! 

Alternativa para o Whatsapp

Freepik

Para compartilhar mensagens instantâneas você pode utilizar oTelegram, que possui até mais funções do que o Whatsapp e requer pouca adaptação.

Além dele, existem outros três grandes candidatos: o Discord já bastante conhecido pela galera dos games,  o Skype e o Signal que são mensageiros bastante completos também.

Fora claro as opções nativas dos celulares que às vezes esquecemos até que existe, como ligação e o SMS, que inclusive foram algumas alternativas usadas por mim nesse período.

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Telegram Web promete mudanças!

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *