menina olhando no celular
Papo com o CEO - André Patrocínio

Alta de cursos online em 2021

Em 2020 a procura por cursos online cresceu mais de 425% desde o início da pandemia. Essa tendência continua em 2021, mesmo após completarmos um ano de isolamento social. Hoje temos uma procura no Google pela palavra-chave “cursos online” bem maior que para a palavra “cursos presenciais”, por exemplo.

As pessoas que continuam trabalhando no regime home office estão aproveitando o tempo que antes era gasto com deslocamento, para investir nos estudos.  

Com mais flexibilidade de horários, temas variados e diferentes do ensino formal, plataformas atendem a demanda de quem busca um novo emprego, procura um passatempo ou deseja manter a saúde mental em dia.

Existem diversos sites que oferecem muitas opções. Como por exemplo, o Sejogaai (criado em Ribeirão Preto), que reúne mais de mil cursos gratuitos em mais de 60 áreas diferentes e já teve mais de 20 mil alunos em todo o Brasil, desde o seu lançamento. 

Quais são os cursos mais procurados?

Neste website, entre os mais buscados, estão os profissionalizantes e os relacionados à saúde e hobbies.Tais como: 

  • Habilidades de comunicação – aumento de 131%;
  • Curso de pilates – aumento de 402%
  • Desenho técnico – aumento de 920%
  • Ukulele, um instrumento musical que se parece com um violão – aumento de 292%

Os cursos online possuem certificados válidos para o mercado de trabalho?

As plataformas geralmente oferecem certificados de conclusão, pois, se observa um aumento não apenas na participação durante as aulas, mas também na procura por essas formações.

Mas, não são todos os cursos que emitem o diploma, então vale a pena ficar de olho e ler com cuidado as inscrições, ou se preferir, perguntar sobre essa informação antes de iniciar os estudos. 

Como a pessoa pode escolher o melhor curso dentre tantos disponíveis?

Um critério que precisa ser avaliado com muita atenção na hora dessa seleção, é a grade do curso. Analise se os tópicos abordados refletem realmente o que você está buscando.

Além disso, é necessário verificar se existe a interação entre os alunos e tutores ou professores, pois, essa troca é muito importante para potencializar o aprendizado, possibilitando a discussão entre os temas das aulas, solucionando as dúvidas ou ainda ampliando o repertório de aprendizado.

Gostou dessa dica, veja agora 10 cursos gratuitos para social media, clicando aqui.

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *