A importância da fotografia no marketing digital
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A importância da fotografia no marketing digital

“A primeira impressão é sempre que fica”, essa expressão popular ilustra muito bem sobre a importância da fotografia no marketing digital. Na internet, as pessoas se relacionam e se comunicam com as marcas através das imagens. E a qualidade do que é apresentado muitas vezes é um fator decisivo para chamar a atenção do público. 

Se a sua empresa vende produtos online, esse critério se torna ainda mais relevante, visto que o consumidor está cada vez mais ativo e exigente nas compras, por isso, eles observam com muito cuidado as imagens que pretendem adquirir para avaliar a qualidade e o material do que pretendem comprar. 

Mas, ao contrário do que muitos acreditam no setor de serviços, as fotografias possuem também um papel muito importante. 

Quanto mais original, criativa e atrativa for esta imagem mais possibilidades de sua marca conquistar a persona para adquirir o seu produto ou serviço. E, boas fotos indicam profissionalismo e credibilidade que pode contribuir e muito para o seu resultado.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o tópico a seguir! 

Por que a fotografia deve ser aplicada no marketing digital? 

A importância da fotografia no marketing digital

Freepik

Imagine que você está acessando a sua rede social favorita e de repente se depara com uma bela foto de um hambúrguer artesanal, com fome ou não, você para visualizar aquela imagem, sabe porquê?

Isso ocorre devido ao apelo visual que a fotografia possui, convencendo muitas vezes o internauta a comprar aquele produto, ou simplesmente, salvar para um outro momento, o que pode lhe trazer resultados em breve!

E esse tipo de reação pode acontecer com todos os tipos de produto ou serviço, não importa o nicho, pois, as imagens têm um poder de transmitir diversas sensações, que podem variar da felicidade até a fome. 

Além disso, as fotografias contribuem para aproximar o público, entender o seu uso, diferenciais e qualidade. 

Mas, da mesma forma que ela pode contribuir para o bem, o contrário também é notado, como assim?

Provavelmente você já deve ter observado o perfil de alguma empresa nas redes sociais, com fotos de péssima qualidade, desfocada ou até mesmo sem apresentar uma mensagem relevante. Esse tipo de conteúdo geralmente é ignorado pela audiência, o que pode prejudicar e muito no seu engajamento e vendas. 

Uma bela fotografia com enquadramento perfeito, boa iluminação e rica em cores faz toda a diferença na jornada de compra do cliente, na percepção da marca, e até na autoridade que ela pode adquirir utilizando estratégias eficazes. 

Outra vantagem das fotografias no marketing digital está relacionado a transmissão rápida de uma mensagem. Atualmente os internautas estão querendo consumir mais informações em menos tempo, e as fotografias podem ajudar muito nisso. 

Visto que quando uma pessoa bate o olho em uma imagem ela pode captar a mensagem transmitida. 

Mas, para isso acontecer é necessário aliar a estratégia à fotografia, conectando o produto aos conceitos institucionais da empresa, com um propósito muito bem definido.

Ao contrário de sempre investir em fotos de produtos com apelo à venda, opte por dar um caráter mais humano nas imagens. Como por exemplo, no setor de arquitetura ao invés de tirar fotos de uma casa vazia, procure colocar pessoas que representam uma família para dar mais originalidade às imagens.

Se a sua empresa vender roupas e maquiagens, contrate alguém para expor os produtos de forma diferente e personalizada. Se puder, investir em um influenciador digital, melhor ainda! 

Por fim, devemos ressaltar que as fotografias são mais envolventes e criam uma conexão com o público, sendo capaz de criar uma fidelização com as  marcas através das mídias digitais. 

Qual tipo de fotografia devo usar em cada ferramenta digital? 

A importância da fotografia no marketing digital

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Existem dois tipos de fotografias que podem ser criadas para utilizar no marketing digital, veja a seguir quais são elas:

Fotos de produtos

Esse tipo de imagem é mais comum nas redes sociais, utilizada com frequência, para diversos setores, tais como: gastronomia, vestuário, produtos de beleza, artesanato, maquiagem, entre outros.

Mas, para atingir os objetivos que falamos anteriormente é necessário planejamento e criatividade. De preferência com um caráter mais humano e contextualizado. 

Aqui o limite é o céu, por isso, invista em bons cenários e abuse das cores. 

Fotos para serviços

Aqui o que é importante transmitir para o internauta é a experiência em utilizar o serviço que você oferece. Por isso, evidencie nas imagens as vantagens do seu negócio, humanize a marca e transmita uma mensagem. 

Com técnicas de fotografia, um bom equipamento e um planejamento estratégico é possível captar a sensibilidade da cena e o contexto, divulgando exatamente o que a empresa deseja.

Qual tipo de fotografia devo usar em cada ferramenta digital? 

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Para obter bons resultados com o uso da fotografia é necessário entender como usá-las em diferentes mídias, veja a seguir como fazer em cada canal: 

Redes Sociais

Atualmente existem diversos tipos de redes sociais e cada uma tem um caráter diferente de imagem, mas algumas características são similares entre os canais, como por exemplo, na agilidade de visualização.

Não importa a rede, os usuários estão sempre em busca de mensagens diretas e rápidas. Por isso, invista em um ponto mais interessante da foto para transmitir a mensagem planejada. 

Em alguns casos, será necessário utilizar textos nas fotos, mas tome muito cuidado, para não exagerar no tamanho da fonte e copy e deixar a imagem muito sobrecarregada, sem áreas de respiro. 

Sites da empresa

Para produzir uma imagem de confiança, segurança e comprometimento, invista em fotos de pessoas no site da sua companhia.

No entanto, se puder evitar os bancos de imagens melhor ainda. Busque personalizar o máximo possível, mostrando a sua estrutura, características, equipe e de preferência defina um “porta voz” para a marca, que aparecerá em algumas páginas para assegurar a autoridade da marca. 

Fotos com heads ou CEOs com braços cruzados e uma sorrindo, são bem comuns em sites corporativos. Estas imagens transmitem simpatia e autoconfiança para a audiência. Mas, fique atento aos detalhes, como a roupa que o profissional está vestindo e o cenário, eles precisam estar harmônicos e transmitir uma mensagem que corresponda a da empresa.

Em outras páginas, dependendo da sua área de atuação, é possível ainda colocar fotos de eventos, em que os principais profissionais ou diretores da companhia participaram, se for em um palco de evento ou sala de conferência, melhor ainda. Este tipo de imagem reflete uma autoridade no assunto.

Blog 

Neste tipo de ferramenta o que importa para o público-alvo é o conteúdo. Por isso, as imagens devem ser utilizadas para colaborar com a compreensão das informações.

Geralmente, é escolhido uma imagem para chamar a atenção dos internautas junto com o título do artigo.

Em alguns casos, pode-se utilizar fotografias para complementar as informações que estão sendo apresentadas de acordo com o contexto. Tome muito cuidado para não exagerar e distrair a audiência. 

E-Commerce

Neste canal a fotografia tem um papel muito importante de influenciar na jornada de compra do cliente, interferindo diretamente nas vendas.

Dê um destaque nos produtos, com um cenário totalmente neutro ou desfocado. 

Você pode utilizar cartolinas brancas ou coloridas, dependendo da cor do produto que será fotografado. Posicione-a de forma que ela fique encostada em uma mesa e na parede atrás do objeto.

Fique atento à iluminação e procure mostrar diferentes ângulos do produto, com todos os seus detalhes. 

Como tirar boas fotos?

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E agora que você já entendeu sobre a importância da fotografia no marketing digital, chegou a hora de começar a implementá-la.

Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso:

  • Encontre os melhores ângulos;
  • Tome cuidado com a iluminação;
  • Analise o enquadramento;
  • Invista em uma máquina fotográfica profissional ou em um smartphone com uma boa câmera. 
  • Adquira um tripé, existem modelos de diversos tamanhos e custos; 
  • Evite o zoom, fotografe de perto se precisar;
  • Atenção ao cenário, dependendo da escolha ele poder o vilão ou mocinho;
  • Opte por roupas que contrastam com o fundo, assim você são some na foto e facilita pequenos recortes;
  • Utilize cores, símbolos, ideias que estejam de acordo com o propósito e manual da sua empresa;
  • Esqueça o flash;
  • Cuidado com o tamanho dos arquivos;
  • Veja se a lente está limpa;
  • Corrija imperfeições com apps de edição;
  • Treine bastante;
  • Siga alguns fotógrafos nas redes sociais para se inspirar;

E aí, gostou das dicas? Quer aprender sobre branding? Clique aqui para saber mais! 

 


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