Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego
CarreirasDestaque

8 Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego

Atualmente, o gestor de tráfego ou gestor de mídia, como também é conhecido, é um dos profissionais mais requisitados no marketing digital. E diante de tanta oportunidade, muitas dúvidas começaram a surgir, por isso, nesse artigo vamos te explicar 8 mitos e verdades sobre essa carreira, confira! 

Primeiramente, precisamos relembrar o que este especialista faz?

Este profissional é o responsável por organizar, criar e gerir o tráfego para uma empresa ou agência digital. Ele precisa ter um conhecimento analítico e facilidade de interpretar números, para que assim possa entender e analisar as métricas determinadas para cada canal (ferramenta), a fim de otimizá-las e alcançar os melhores resultados.

Agora, vamos conhecer quais são as principais dúvidas em relação à carreira de gestor de tráfego! Vem com a gente! 

1- Todo Gestor precisa conhecer SOMENTE  Google Ads e Facebook Ads?

❌ MITO

Para alcançar bons resultados nessa carreira é preciso ter conhecimento sobre as diferentes ferramentas disponíveis no mercado, tais como: LinkedIn Ads, TikTok Ads, Twitter Ads, Pinterest Ads, entre outros, e não apenas os mais comuns como o Google Ads e Facebook Ads.

Mas, você deve estar se perguntando, por que isso é necessário?

Muitas vezes, o cliente que irá buscar a consultoria de um gestor de tráfego terá a sua persona ativa em outras ferramentas como o TikTok ou o LinkedIn, por exemplo. E para atendê-lo, o profissional precisará conhecer sobre estes canais. 

Outro ponto importante, é que o gestor precisa atuar tanto no tráfego pago quanto no gratuito e não somente no primeiro, como muitos acreditam. Por isso, ele precisa se capacitar para aprender também sobre: SEO, Marketing de conteúdo e estratégias de Inbound Marketing. 

2- Gestão de tráfego dá dinheiro rápido?

❌ MITO

Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego

Freepik

Não são todos os gestores de tráfego que serão bem sucedidos e irão ganhar dinheiro rápido nessa carreira. 

Isso acontece porque não existe uma fórmula pronta para ter sucesso, visto que cada empresa possui objetivos de marketing diferentes, e por isso, a estratégia para alcançá-los será distinta.

Quando falamos de profissionais que estão começando, este cenário fica ainda mais distante, pois, estes precisarão aprender e testar as ferramentas para adquirir conhecimento e evoluir com os resultados. 

E, a partir destas respostas positivas, as indicações para outros clientes começam a surgir e novas possibilidades são criadas. Mas, isso acontece devagar e vai depender muito do desempenho do profissional.

Dessa forma, quanto maior o tempo de estrada, maior será a evolução! Agora com consistência, estudando e melhorando as habilidades, a médio/longo prazo, os gestores de tráfego podem conseguir bons retornos financeiros.

3- Quem trabalha como gestor de tráfego não fica sem serviço?

✅ VERDADE

Como mencionamos anteriormente, o setor de marketing digital está muito ativo neste momento, devido as transformações ocorridas nos últimos anos e o maior fluxo online de consumidores.

Diante disso, as oportunidades para os gestores de tráfego crescem cada dia mais. Pesquisas recentes apontam um aumento de 20% na procura de profissionais com este perfil, tanto para grandes empresas quanto para o pequeno empreendedor que está começando a investir na internet. 

No entanto, precisamos destacar que existem diversos gestores de tráfego que atuam nessa carreira e entregam bons resultados, mas, muitos deles não sabem VENDER ou NEGOCIAR o seu trabalho, para que assim tenha uma prospecção melhor.

4- Todo Gestor precisa conhecer SOMENTE de Marketing Digital?

❌ MITO

Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego

Freepik

Para investir nessa carreira, o gestor de tráfego precisa compreender sobre: matemática, vendas, contabilidade e KPI’s.

Isso acontece porque muitas vezes as atribuições da profissão exigirão estas habilidades. Por exemplo, para acompanhar e calcular os resultados, será preciso fazer contas. 

E na busca dos clientes será necessário ter uma boa estratégia de vendas. E os impostos e obrigações legais? É indispensável conhecer um pouco de contabilidade. E para atingir os objetivos é primordial acompanhar os KPI’s.

No entanto, para auxiliar na rotina de trabalho, o gestor de tráfego pode contratar pessoas ou firmar parcerias, mas para não ter problemas posteriores o conhecimento prévio dos assuntos acima é de extrema importância. 

5- Posso trabalhar como gestor de tráfego em qualquer lugar do mundo?

✅ VERDADE

No geral,  o trabalho do gestor de tráfego pode ser feito de forma remota, mas isso depende também do seu formato. 

Se o especialista atua como profissional CLT (registrado) em uma agência digital, por exemplo, em alguns casos será necessário a presença física na empresa. Mas, isso é algo muito subjetivo e pouco visto atualmente.

Porém, se o gestor de tráfego atua de forma autônoma, freelancer ou Pessoa Jurídica (PJ), o trabalho remoto é algo mais certeiro. Visto que esta prática tem se tornado cada vez mais comum e todas as atividades pertinentes a essa função podem ser desenvolvidas à distância. 

Mas, é preciso tomar alguns cuidados e manter o contato sempre próximo com os clientes ou empresas contratadas. E isso pode ser feito através de reuniões periódicas por meet, zoom, skype, entre outros.

6- Todo Gestor precisa conhecer Métricas e KPI ‘s?

✅ VERDADE

Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego

Freepik

Quando um cliente contrata um gestor de tráfego, ele quer resultados! E estas metas podem ser as mais distintas, como vender algo ou ganhar autoridade, por exemplo.

Por isso, após o trabalho realizado, o profissional terá que apresentar os relatórios de desempenho para mostrar se está atingindo as metas. E para isto, será necessário analisar e mostrar as métricas e os KPI ‘s.

Dessa forma, é indispensável entender sobre este assunto para alinhar as perspectivas com o cliente que contratou o gestor de tráfego e estabelecer um limite de sucesso. 

7- Basta fazer um curso para se tornar um gestor de tráfego completo?

❌ MITO

Independentemente de qualquer curso que você faça, nenhum irá te deixar 100% preparado para começar a atuar nessa área.

Dito isso, para iniciar nessa carreira é necessário estar minimamente pronto e praticar, se possível, ou seja, executar as atividades do gestor de tráfego no seu dia a dia, passando por experiências diferentes e ir estudando sobre isso.

Mas, eu posso aprender na prática? 

Sim, é possível! No entanto, para oferecer mais resultados será preciso unir conhecimento + vivência, acelerando o processo de aprendizado, economizando tempo e recursos. 

8- Tráfego é somente para produto digital?

❌ MITO

Tráfego é para qualquer negócio que precisa vender. Por isso, não importa o tamanho ou nicho de mercado da empresa, o gestor pode atuar colaborando com a estratégia de qualquer marca.

Assim, quanto mais tráfego tiver, maior será a visibilidade do produto ou serviço oferecido, por isso, a demanda por este profissional está crescendo.

Dessa forma, ter um gestor de tráfego tornou-se um requisito indispensável para muitas empresas.

Já que o assunto é tráfego, como andam suas conversões no Google Ads? Clique aqui e saiba mais! 

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *