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Marketing Digital

8 Dicas de marketing que aprendemos com artistas de Rock’n’roll

O Rock and Roll surgiu no fim da década de 1940 nos Estados Unidos. Rapidamente, o estilo musical se espalhou por todo o mundo, e hoje tem grandes representantes, diversas vertentes e até fases. Mas, muito além da diversão, o rock pode ensinar lições importantíssimas para o marketing digital. Quer saber como? Vem com a gente! 

1- Tenha uma marca! – Banda Kiss

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Uma marca para ser identificada precisa ser reconhecida a partir de cores, símbolos, logotipo, entre outros recursos. E o Kiss faz isso com maestria! 

Mesmo que você não seja fã da banda, com certeza você vai se lembrar dos músicos com os rostos pintados e línguas para fora. O segredo do Kiss foi não se restringir apenas no visual, mas em um modo de ser e na forma como se comunica com o seu público. E não é que essa estratégia também se aplica ao marketing digital?

Além de uma marca bem definida e representativa, a empresa precisa ter um posicionamento de acordo com seus objetivos e público-alvo. Utilizando uma linguagem próxima que traduz a filosofia do seu negócio.

E se você acha que os negócios da banda Kiss ficaram restritos ao entretenimento, está errado!  Atualmente, a marca é uma das mais representativas da indústria do rock, onde sua identidade pode ser comercializada em qualquer tipo de produto, de patinho de borracha a caixões ou cartões de crédito. São aproximadamente 3 mil produtos licenciados com o nome Kiss. 

2- Valorize a autenticidade e criatividade – Elvis Presley

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Com um visual criativo, uma atitude provocadora e uma forma inusitada de cantar e se expressar, Elvis Presley se tornou o símbolo do Rock’n’roll na década de 1960.

Após apresentações enérgicas e o lançamento do seu primeiro álbum, o cantor provocou uma verdadeira revolução cultural.

E como ele fez isso? Usando sua autenticidade e criatividade

E no marketing digital? Quantas vezes observamos conteúdos mais do mesmo, sem inovação ou criatividade? 

Por isso, pense “fora da caixinha”! Depois de analisar o briefing ou o problema que você precisa resolver, procure dar uma pausa, levantar, olhar para a natureza ou até ouvir uma música. 

Pinte, cante, dance, cozinhe, pratique esportes, assista filmes e séries, leia livros, estas atividades também ajudam a equilibrar a mente e abrir espaço para a criatividade. 

3- Seja Atemporal – Legião Urbana

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Formada nos anos 80 por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, o Legião Urbana com certeza é uma das principais bandas do rock nacional. 

Com um legado rico em ideias, o grupo conseguiu manter sua longevidade por décadas sem se submeter aos padrões do mercado musical, alcançando um enorme sucesso. 

O Legião Urbana e suas canções são considerados atemporais pelo significado que carregam, pela temática que são abordadas e até pelo tom poético de suas letras, que inspiram muitos jovens até hoje. 

Mas como usar essa referência no marketing digital?

Os temas atemporais, chamado também como conteúdo evergreen, podem ajudar a sua marca a se tornar autoridade e referência no nicho que atuam, mantendo-se relevante por muito tempo. 

Essa estratégia tem grande importância, pois ela possui alto potencial de alcance, atrai novos públicos e ajuda a segmentar os leads. 

Você pode utilizar esse tipo de conteúdo para educar os clientes no nicho em que atua, apresentando tutoriais, dicas, infográficos e até vídeos. 

4- Produza um conteúdo adequado para sua persona – Nirvana

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Criada nos Estados Unidos em 1987, a banda Nirvana era composta inicialmente por Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic. Diversos bateristas passaram pelo grupo, mas quem ficou por mais tempo foi o músico Dave Grohl. 

Mesmo com o pouco tempo de banda e apenas três álbuns lançados, o Nirvana se tornou um símbolo de toda uma geração. Lançando não apenas hits de sucesso, mas uma obra que representava o espírito e as dificuldades dos jovens da época. 

Dessa forma, a banda se tornou a “voz” desse público. Onde as músicas faziam sucesso nas rádios, e o estilo de se vestir dos componentes eram copiados pelos fãs.

Assim, nota-se como a mensagem certa na hora certa, pode conquistar e aproximar o público. Assim como acontece no marketing digital.

Pois, quanto mais você conhece da sua persona, mais assertiva a sua estratégia pode ser. Desde os elementos básicos, como linguagem, linha editorial, temas até os mais complexos como na elaboração de um anúncio ou captura para venda. 

5-  Inovar é preciso! –  The Beatles

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Formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, a banda de rock inglesa foi formada em 1960 na cidade de Liverpool. Considerada como o grupo mais influente de todos os tempos. 

Os Beatles fizeram parte do desenvolvimento da contracultura da década e do reconhecimento da música como arte.  Os músicos analisavam o mundo a sua volta e tudo o que acontecia no mercado, encontrando formas e elementos diferentes e incorporando no seu trabalho. Além de propor novas ideias.

Na canção “She loves You”, o quarteto inseriu acordes utilizados somente no jazz na edição, considerada pelos especialistas como a primeira grande revolução do Rock. 

A partir daí, eles não pararam mais. Em todas as suas músicas, há elementos do estilo clássico, indiano, ADT, feedback, loops, colagens de sons, entre outros. Dessa forma, os arranjos harmônicos eram combinados com o aspecto melódico das letras.

Além disso, os Beatles usaram a mídia para divulgar o seu trabalho. Com estratégias inovadoras, Brian Epstein (empresário da banda), ajudou o grupo a desenvolver diversos álbuns que se tornaram grande sucesso em todo o mundo e duram até hoje. 

Dessa forma inove sempre! Busque alternativas para deixar a sua estratégia o mais moderna possível. Atualize-se sobre as ferramentas do momento, como no caso dos recursos de áudio, podcasts, Tiktok e afins, produza um conteúdo criativo, fique de olho nas trending topics e veja como elas podem se adequar ao seu nicho de mercado.

6 – Seja Referência – Rita Lee 

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Considerada a rainha do rock brasileiro, Rita Lee começou a sua carreira como vocalista do grupo Mutantes, e depois não parou mais! Na sua trajetória ela transitou por diversos gêneros, desde a era do tropicalismo, passando pelo pop rock, bossa nova e até música eletrônica.

Apresentando um estilo incrível e um jeito inovador de se vestir, Rita Lee participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas músicas são carregadas com uma “ironia ácida”, ousadia e uma reivindicação da independência, que a fez se tornar símbolo da representatividade feminina. 

Com sua simpatia e inteligência, a rainha do rock (hoje com 74 anos), se mantém em constante renovação sem perder a sua essência. Mesmo aposentada dos palcos, ela continua difundindo suas mensagens importantes para a sociedade. 

Mas como usar essa característica no marketing digital?

Assim, como Rita Lee, sua marca pode se tornar referência no setor em que atua. Como? 

Existem diversas maneiras, mas as mais comuns são: 

  • Contando a sua história de origem;
  • Oferecendo serviços e produtos diferenciados;
  • Tendo um posicionamento sobre os assuntos debatidos na sociedade;
  • Mostrando suas obras de sucesso e também de fracasso;
  • E principalmente agradecendo e elogiando os seus clientes e parceiros que contribuíram para que o seu negócio prosperasse. 

7 – Valorize a sua persona – Iron Maiden

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O Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal formada por Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Bruce Dickinson, Nicko Mcbrain e Janick Gers. 

Com quatro décadas no mundo da música, mais de vinte álbuns lançados e diversos compactos, a banda se tornou uma das mais bem sucedidas da história do heavy metal. E isso ocorreu, por diversos motivos.

Misturando temas clássicos, ritmos de metal e riffs de guitarra bem hardcore, a banda conquistou uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo.

Para atender aos desejos desse público, a marca “ Iron Maiden” possui diversos produtos licenciados, tais como: camisetas, máscaras, bonecos, meias e até uma linha própria de cerveja chamada The Trooper.

Dessa forma, o grupo atendeu as necessidades da persona, criou uma conexão com seu consumidor e ao mesmo tempo ampliou as possibilidades de negócio da marca.

Segundo declarações do vocalista da banda, Bruce Dickinson, a linha de cerveja foi criada pensando nas pessoas que gostam do Iron Maiden, mas assistem aos shows de casa.  Visto que esse público não gera lucro direto para o grupo através da música, vender produtos para eles consumirem se tornou uma saída para um momento de crise na indústria fonográfica.

Esse pensamento pode ser incorporado em uma estratégia de marketing digital de forma muito eficaz.

Seja em um momento de crise ou para agradar as “dores” da sua persona, a sua empresa e estratégia precisam ser capazes de se adaptar ao cenário, fazendo mudanças quando necessário. 

8 – Busque parcerias – Skank

O Skank é uma banda brasileira de rock formada nos anos 90, em Minas Gerais. Composta por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti, o grupo possui milhões de discos vendidos e diversos prêmios no currículo.

Um grande diferencial desse conjunto, sem dúvidas, é a mistura de estilos e as parcerias de sucesso. O grupo gravou canções com diversos nomes da música brasileira, tais como: Cidade Negra, Jota Quest, Roberta Campos, Nando Reis, Carlos Santana, Roberto Carlos, entre outros.

Dessa forma, o que aprendemos com o Skank é que as parcerias podem ser excelentes aliadas para aumentar o crescimento e reconhecimento da marca. Invista em empresas que possuem a mesma política e posicionamento que o seu negócio, busque influenciadores que possam agregar a sua estratégia, pense na sua persona e estude a concorrência. 

E, você? Como sua marca tem se comunicado no marketing digital? Ela reflete seu posicionamento e interesse? 

Para aprender a criar o visual da sua marca, não deixe de conferir o artigo: O que é Marketing Visual e qual a sua importância

 


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