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6 Dicas para divulgar a sua música ou banda nas redes sociais

Se você tem uma banda ou é cantor (a), sabe que quem deseja embarcar nessa carreira, precisa divulgar a sua imagem para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

E as redes sociais, podem ser uma excelente ferramenta para isso. Visto que elas se tornaram um meio de entretenimento e comunicação entre pessoas e marcas. 

No entanto, muitos acreditam que essa divulgação deve ser feita apenas no lançamento de alguma obra ou que ela não tem tanta importância. Mas, esse é um pensamento equivocado. 

Se você for Millenium, com certeza vai se lembrar que antigamente, as bandas e/ou cantores (a) lançavam os seus álbuns, depois iam em rádios ou programas de televisão para divulgar o seu trabalho. 

E, aqueles que estavam começando na carreira, costumavam distribuir os álbuns em rádios e shows, para que as pessoas conhecessem o seu talento. 

Hoje, a situação mudou um pouco!  Além de conhecer os artistas muitas vezes pelas redes sociais ou streamings, as pessoas querem se relacionar com seus ídolos, criar vínculos, conhecer a sua história. 

Diante disso, se você quer crescer nessa carreira, será necessário investir tempo e dinheiro nas redes sociais, para que assim, conquiste uma audiência fiel e aumente as oportunidades.

Mas, diante de tantas redes e “gurus” do marketing digital, fica difícil saber como começar, não é verdade?

Por isso, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar a divulgar a sua música ou banda nas redes sociais, confira! 

1- Escolha um canal de divulgação

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Freepik

Antes de começar a fazer qualquer tipo de divulgação é necessário escolher quais canais você irá utilizar para fazer esse trabalho.

Nessa hora, será preciso avaliar os prós e contras de cada rede social para ver quais delas poderão lhe trazer novos fãs, divulgar as suas músicas, anunciar os seus shows e eventos, etc.

Separamos a seguir as principais características e funcionalidades para quem deseja divulgar uma banda ou cantor (a), acompanhe:

Youtube

Excelente para artistas e músicos, essa ferramenta pode ser utilizada para:

  • Divulgar clipes com lançamentos de músicas;
  • Fazer transmissões ao vivo;
  • Divulgar vídeos com o backstage dos ensaios;
  • Colocar shows na íntegra, entre outros;

Para alcançar os resultados esperados é necessário criar um canal bem completinho, com informações de contato, thumb do canal e playlists segmentados por assunto.

Além disso, será necessário responder os seguidores, criar conteúdos para a comunidade, ou seja, interagir o máximo possível com a audiência, para que, pessoas se apaixonem ainda mais pelo seu trabalho. 

Instagram

O Instagram também pode ser uma excelente plataforma para divulgar o trabalho de um músico ou banda. Por isso, o seu perfil precisa estar com informações atualizadas e a frequência das postagens deve ser feita regularmente. 

Veja a seguir o que o Instagram de uma banda ou cantor (a) precisa ter:

  • BIO bem feita, de preferência com um smartlink que leve os seus fãs para curtir uma música nova lançada recentemente, a agenda de shows e os dados para contato. 
  • Planejamento de conteúdo. Crie um calendário que pode ser mensal ou quinzenal com todas as publicações, temas e formatos que serão utilizados no perfil durante esse período.
  • Seja criativo! Tanto na forma de apresentar os conteúdos ligados ao “mundo da música” quanto na utilização de temas que não estejam diretamente relacionados. Se você gosta de culinária, mostre esse hobby para os seus seguidores, por exemplo, é cinéfilo, fique a vontade para indicar filmes para os fãs. Enfim, solte asas para a imaginação. 
  • Mostre os bastidores de uma gravação de música, clipe ou até mesmo na preparação de um show, os seguidores adoram conhecer de perto a vida de seus ídolos. 
  • Coloque prévias da sua música no Reels ou IGTV.
  • Faça LIVES para aproximar o seu público com o seu trabalho e chame convidados se puder. Isso irá trazer uma audiência nova para o perfil, aumentando ainda mais o seu alcance.
  • Faça Stories frequentemente, de preferência, todos os dias. E utilize todas as ferramentas de interação disponíveis na plataforma.

Se você quiser conhecer os novos recursos que o Instagram lançou em 2021, não deixe de ler o artigo: 7 atualizações do Instagram em 2021 que você precisa saber!

Facebook

Com 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook continua sendo uma excelente plataforma para divulgar bandas ou cantores (as).  

Crie um perfil na rede que represente o cartão de visitas do seu trabalho. Para isto:

  • Utilize uma boa capa;
  • Faça uma boa descrição da página;
  • Crie os eventos para divulgar os shows;
  • Faça check-ins nos locais em que você for visitar;
  • Publique regularmente;
  • Faça transmissões ao vivo para engajar a audiência;
  • Participe de grupos que tenham interesses similares ao da sua banda, se você toca “Rock and roll”, por exemplo, que tal seguir: Unidos do Rock, Clube do Rock ou Rock & Friends. Mas, antes de entrar nestas comunidades, procure ler as políticas de privacidade de cada uma delas, assim será possível conhecer o que pode ou não divulgar naquele local. 

Dica de ouro! Quando lançar uma música nova, que tal criar um evento com um nome surpreendente para estimular o gatilho da curiosidade nos seus seguidores e aumentar ainda mais o alcance dessa divulgação. 

Twitter

Criado com o objetivo de divulgar informações rápidas, esta ferramenta também pode ser utilizada para divulgar bandas ou cantores (as). 

No entanto, você deve fazer estrategicamente, publicando conteúdos que geram proximidade dos usuários com a sua marca. 

Escreva Tweets divulgando os seus lançamentos, shows e novidades. Comente em mensagens de ídolos da música que admira, e evite se envolver em temas polêmicos.

Para atingir um número maior de pessoas, fique de olho nas “trends topics”. 

Quando você for divulgar algum link de streaming, procure colocá-lo no início do Tweet, isso ajudará a obter mais cliques. E faça uma pesquisa das hashtags que poderão contribuir nessa divulgação.

TikTok

Queridinha do momento, o TikTok tem se tornado uma febre em todo mundo! Com uma linguagem simples, recursos dinâmicos e filtros criativos, a plataforma de vídeos curtos pode ajudar a tornar a sua música um sucesso! 

Mas, para isto é necessário seguir algumas dicas, tais como:

  • A música precisa ser apresentada em um contexto divertido para gerar ações e interações;
  • Veja se a sua faixa é compatível com a plataforma. Para isto, ela deve ser sincronizada com os lábios ou incentivar algum desafio;
  • Ser reproduzida em um vídeo divertido e dinâmico, de preferência com as famosas “dancinhas” da plataforma;
  • Crie um desafio para tornar a música viral;
  • Se você tem vergonha de aparecer na plataforma, invista em um influenciador digital. Vale ressaltar aqui, que existem diversos profissionais para qualquer tipo de estilo e bolso;
  • Convidar amigos e fãs para curtir e compartilhar os vídeos publicados na plataforma;
  • Utilize hashtags para promover ainda mais a sua música;
  • Faça duetos com outros usuários das suas canções ou de artistas que sejam do seu gosto; 

Se desejar ver mais dicas para crescer no TikTok, clique aqui! 

2- Crie um Branding 

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Após decidir qual plataforma irá investir na divulgação do seu trabalho será necessário criar um branding, ou seja, elaborar estratégias de marketing que promovam a sua marca e geram reconhecimento da sua audiência.

Nesse momento, será necessário definir algumas características que representem o seu trabalho de forma única e especial.

Provavelmente, você já deve ter reparado em artistas que criam personagens muito diferentes do que realmente são, que produz uma imagem artificial e sem identidade. Este tipo de estratégia normalmente não traz benefícios para quem a escolhe. 

Por isso, procure reproduzir quem você realmente é com seus propósitos, linguagens, valores, características, enfim, tudo o que lhe torna diferente e único!

Dessa forma, as pessoas que irão se conectar com você irão fazer de forma natural, gerando identificação e proximidade. 

Tem dúvidas para criar o branding da sua banda, então acesse aqui!

3- Interaja com pessoas do meio artístico e  musical

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Não importa qual plataforma você escolha é de fundamental importância se conectar com as pessoas, promovendo engajamento e interação. 

Por isso, faça uma lista com os nomes de personalidades que você admira ou que façam parte da sua fonte de inspiração para a carreira artística. 

Mas, não fique restrito apenas ao mundo musical, pessoas de outras áreas também podem se tornar excelentes contatos, para que seu trabalho seja divulgado. 

Comenta, curte e interaja com estes perfis, para que você possa aos poucos ser conhecido. Assim, novas oportunidades surgirão! 

4- Crie uma relação próxima com os seguidores

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Já comentamos sobre a importância de manter uma relação próxima com os seguidores, no entanto, vale destacar um tópico apenas para reforçar esse item. Afinal, ele é o ponto mais importante dessa divulgação.

De nada adianta, você cantar em barzinhos, fazer shows, divulgar vídeos, lançar músicas em streamings,  se você não cativou o seu público! Isso será determinante para obter os melhores resultados. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa fácil. É necessário tempo e dedicação. 

Crie conteúdos que revelam a sua história e mostre quem você realmente é! Instigue os usuários a conhecer mais sobre seu trabalho e trajetória. Mostre o que torna você especial. 

Lembre-se que existem muitos artistas talentosos no mercado, por isso, para se destacar é preciso mostrar a sua essência e talento! 

Por isso, valorize a interação com seu público, seja agradecendo comentários, directs ou criando enquetes e caixa de perguntas.

Vale ressaltar que você não irá agradar e atingir a todos, e tá tudo bem! O importante é criar vínculos com pessoas que realmente se interessem pelo seu trabalho e por quem você é!

Com o tempo, será possível compreender quais tipos de conteúdos agradam mais os seus seguidores e quais devem ser abortados do planejamento. 

5- Faça Parcerias

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Para alcançar ainda mais pessoas, faça parcerias. Procure empresas ou pessoas que possam lhe trazer mais reconhecimento ou gerar novas oportunidades. 

Por isso, busque parceiros com valores alinhados a sua marca e persona, ou seja, que falam com o tipo de público que gosta do seu trabalho. Você pode escolher músicos, artistas, influencers, youtubers, entre outros. 

Convide estas pessoas para fazer lives, gravar vídeos, ou qualquer tipo de conteúdo compartilhado, assim o alcance de ambos os perfis serão beneficiados.

Outra alternativa é oferecer a sua música para servir de trilha sonora para vídeos de terceiros, sem se preocupar com os direitos autorais. Isso pode ser um bom caminho para quem está começando. 

Nesse caso, deixe claro para o dono do canal ou perfil, que você precisa que o nome da banda e da música esteja citada de alguma forma durante o vídeo, de preferência, na legenda. 

Assim, os dois lados sairão ganhando, quem usou a trilha porque acaba tendo um repertório exclusivo a disposição e a banda que tem suas músicas sendo divulgadas. 

6-  Anuncie

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E, por último, porém não menos importante: ANUNCIE. 

O alcance orgânico das postagens em qualquer rede social, tem se mostrado cada vez menor, por isso, quem quiser ser visto vai precisar investir.

E engana-se que precisa ter um grande orçamento para obter resultados, com apenas R$ 6,00 já é possível anunciar em diversas ferramentas. 

Para isso, busque entender as diferenças entre os tipos e objetivos de impulsionamento. E não esqueça de segmentar o público por faixa etária, localização e interesses, isso irá ajudar muito na otimização das campanhas. 

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como segmentar público no Facebook ADS?

 


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