celular com imagem 5G
Papo com o CEO - André Patrocínio

5G no Brasil só em 2023, entenda o motivo!

Hoje, com a internet 4G você demora, em média, 20 minutos para baixar um filme. Com o 5G esse tempo seria reduzido a apenas 1 minuto, e esse é somente um dos vários benefícios que essa tecnologia proporcionará para a sociedade brasileira (as vantagens do 5G já comentamos em um outro post). 

Nesse artigo, vamos explicar quais são as expectativas para sua implementação no Brasil. 

Por que o 5G está atrasado? 

Apesar da grande ansiedade em utilizar essa tecnologia o quanto antes, parece que essa vontade está cada vez mais longe de ser realizada. Como de costume, estamos ficando para trás nessa instalação, tendo em vista que, vários outros países já estão usando essa nova conexão e estão muito mais avançados no processo de implementação total.  

Havia no ano de 2020 uma expectativa de que o leilão da concessão da tecnologia para as operadoras iria ocorrer em 2021, a boa notícia é que isso realmente deverá acontecer esse ano.

No entanto, na divulgação do edital do leilão foi observado uma surpresa entre os termos, a necessidade do encerramento das atividades da faixa 3,5 GHz (gigahertz), que hoje é usada pelas antenas de TV em todo o Brasil, pois, afirmam que essa faixa causará interferência no 5G. 

Isso foi muito frustrante para quem esperava essa tecnologia com entusiasmo, pois as operadoras vão demorar muito para conseguir liberar essa faixa no Brasil. Antes dessa divulgação havia até uma expectativa de que assim que o leilão fosse finalizado, as operadoras já começassem a instalação da faixa 5GHz. 

Qual a previsão para a implantação do tão esperado 5G?

Na migração do 3G para o 4G também foi necessário a limpeza da faixa de 700 MHz (megahertz) que era usada anteriormente. Nessa ocasião foi preciso dois anos para que essa atividade fosse finalizada. 

Para a limpeza da faixa de 3,5 GHz um período de 18 a 24 meses foi estimado, dessa forma a previsão é que apenas em 2023 teremos realmente o 5G nos nossos celulares.

Algumas operadoras de telefonia móvel já estão vendendo aparelhos com suporte ao 5G, compensa para o consumidor adquiri-lo?

Não. O ideal agora é aguardar e optar pelo melhor custo benefício, tendo em vista, que a previsão de implementação para ativação do 5G será daqui a 2 anos, provavelmente você irá querer trocar o aparelho, portanto o melhor é não usar o 5G como prioridade na escolha. 

E você está ansioso para utilizar o 5G? Conte para gente nos comentários. Quer conferir mais artigos sobre tecnologia, clique aqui.

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *