10 dicas para tirar excelentes fotos para as redes sociais
Dicas

10 dicas para tirar excelentes fotos para as redes sociais

As fotos são fundamentais nas redes sociais. Elas servem para chamar a atenção dos seguidores, gerar engajamento, promover interação e autoridade.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, para postar fotos de qualidade, não é necessário aparelhos profissionais com custo alto, mas sim aplicar técnicas e dicas que possam ajudar na composição, edição e resolução da imagem.

Fotos criativas e originais podem contribuir também para demonstrar credibilidade e profissionalismo da sua empresa.

Quer produzir imagens autênticas e que gere resultados? Então, fica de olho nas dicas que separamos a seguir, confira! 

1- Não use zoom

Esta ferramenta não deve ser utilizada para fotos que serão publicadas nas redes sociais, pois elas diminuem consideravelmente a resolução das imagens, deixando-as “pixeladas”, tremidas ou até sem foco.

No entanto, se você estiver usando um equipamento profissional com lentes especiais, fique tranquilo, pois as câmeras possuem recursos para que as fotos fiquem com uma excelente qualidade. Mas, se a foto for tirada no celular, nem pense nisso, por melhor que seja o aparelho! ????

2- Escolha a luz ideal

A iluminação é um elemento fundamental na criação de fotos com boa qualidade para as redes sociais. Procure usar a luz natural o máximo possível, pois ela pode te ajudar e muito na produção de belas imagens. 

Mas, antes de analisar a luz, pense no objetivo que você tem com aquela imagem. A partir disso, veja se a iluminação se adequa. 

Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas, acompanhe:

  • Tenha cuidado para não ficar de costas para a luz, caso contrário, a fotografia ficará escura. 
  • Se você precisar tirar fotos em um ambiente escuro, veja se o objeto ou figura em foco está iluminado de forma adequada, para não produzir sombras.
  • Evite fotografar reflexos ou superfícies espelhadas.
  • Não aponte a câmera do celular diretamente para o foco de luz, pois, isso geralmente irá produzir um efeito de “intensidade” e prejudicará a qualidade. 

3- Procure o melhor ângulo

10 dicas para tirar excelentes fotos para as redes sociais

Freepik

Movimente-se para encontrar o melhor ângulo, seja de uma pessoa, produto ou até paisagem.

Quando você fotografa de diferentes ângulos e perspectivas, é possível obter resultados totalmente distintos. 

Fuja do nível dos olhos, é possível obter um impacto muito maior ao mudar dessa posição. Você pode escolher de cima para baixo, ou o inverso, por exemplo.

Utilize a posição vertical ou horizontal. Mexer a câmera do celular apenas um metro pode resultar em uma foto ainda mais bonita do que você possa imaginar. 

Por fim, vale ressaltar que o ângulo pode ser perfeitamente alinhado ou desalinhado. O ideal é testar e comparar para conseguir os melhores resultados. 

4- Atenção no cenário

O cenário é um elemento muito importante para uma boa fotografia, pois, ele ajuda a definir a composição da imagem.

Procure escolher ambientes com boa iluminação e que desperte a atenção dos seus seguidores e fique muito atento à organização desse espaço. 

Para tirar fotos em ambientes abertos, procure elementos que possam impactar positivamente. 

No entanto, tanto para fotos pessoais quanto de produtos, existem diversos tipos de cenários que podem ser utilizados, veja a seguir alguns deles:

  • Fundo branco, que pode ser criado a partir de uma parede ou cartolina branca.
  • Flores ou jardim;
  • Fundo colorido;
  • Tapetes;
  • Fundo criativos, como painéis, revistas, livros, madeiras ou até retalhos de tecidos; 
  • Locais abertos como praias ou ruas.

5- Certifique-se que a lente está limpa

Por mais clichê que seja, muita gente esquece de verificar se a lente da câmera está limpa antes de utilizá-la. 

Passe um pano limpo e seco sobre a superfície e evite usar produtos de limpeza corrosivos. E nunca esfregue um pano com força sobre a câmera.

Atualmente, é possível encontrar produtos específicos para este tipo de higienização. 

6- Utilize o recurso HDR em alguns casos

Você já ouviu falar do recurso HDR? 

O “High Dynamic Range”, termo que significa alto alcance dinâmico, é uma função disponível na maioria das câmeras dos smartphones. 

Quando acionado ele captura três fotos diferentes de um mesmo enquadramento mas com diferentes intensidades de luz e, no final, ele junta todas resultando em uma boa iluminação.

Teste este recurso e depois conta pra gente o que você achou!

Dica! Não utilize essa função para fotos em movimento, pois a obturação pode demorar um pouco. 

7- Cuidado com as poses

10 dicas para tirar excelentes fotos para as redes sociais

Freepik

As poses para fotos podem fazer uma grande diferença no resultado final. A maioria das pessoas, hoje em dia, estão acostumadas a tirar fotos. Atualmente, é difícil encontrar quem não tenha sua pose e ângulos favoritos.

Mas, algumas posições e detalhes podem deixar a imagem muito mais atrativa e valorizada. 

Se você costuma fotografar pessoas, procure alguns guias que existem sobre esse tipo de técnica. Há inclusive aplicativos que podem te ajudar, como o Posing App ou o SOVS2.

8- Aplique filtros

Outra excelente dica para ter fotos com qualidade é aplicar os filtros. Você pode usar os modelos disponíveis nas próprias ferramentas ou ainda usar diversos aplicativos disponíveis no mercado.

Veja aqui, algumas opções para testar! 

9- Seja criativo

Atualmente a concorrência nas redes sociais é grande. Existem diversos tipos de conteúdos e fotografias sobre os mais variados assuntos. Por isso, para se destacar é preciso “sair da caixinha” e ser criativo.

Procure ideias para fotos diferentes, veja assuntos e cenários que possam ser explorados pelo seu nicho de interesse. O Pinterest pode ser uma excelente ferramenta para este tipo de pesquisa. 

Procure ver a realidade com outros olhos, com ângulos diferentes, lugares inusitados, enfim, dê “asas à imaginação”. ????️

Outra dica para se manter sempre atualizado sobre as tendências e buscar inspiração, é acompanhar os fotógrafos referências no seu nicho de atuação. Atualmente, os profissionais trabalham bem segmentados e é possível realizar algumas buscas para ver quais podem te agregar conhecimento para criar fotos incríveis! Fique atento. 

10 – Utilize ferramentas para editar as imagens

Existem diversas formas de editar as imagens que serão publicadas nas redes sociais, desde as funções das próprias plataformas que são bem completas e super simples de mexer até os softwares mais avançados, como o Photoshop, por exemplo.

Se você quer ter mais recursos disponíveis, mas tem não tem muito familiaridade com estas ferramentas, é possível ainda usar diversos tipos de aplicativos que possuem várias funcionalidades incríveis, como o: Pixlr, Snapseed e o Afterlight.

Continue acompanhando o nosso blog e leia conteúdos exclusivos sobre marketing, empreendedorismo e criatividade.


Veja também esses materiais importantes

2

Comments
  1. ótimas dicas, sem dúvida nenhuma observar e seguir esses detalhes vão ajudar muito a ter fotos mais bonitas.
    E legal saber o que faz o HDR, já tinha visto no celular, mas não sabia que fazia isso e também nunca tive curiosidade para saber o que era rsrsrs

    1. Que bom que gostou Leo! Depois conta pra gente o que você achou deste recurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *